Animais selvagens Lobo-cinzento

Lobo-cinzento


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Canidae
Género: Canis
Espécie: C. lupus

Outros nomes:
Lobo
Gray wolf (Inglês)
Grey wolf (Inglês)
Loup gris (Francês)
Loup commun (Francês)
Loup vulgaire (Francês)
Caracteristicas:
Foi a partir do lobo que todos os cães evoluíram.

Actualmente, o lobo possui características marcantes que o separam do cão.

Curioso é o modo como bebem água, enquanto o cão utiliza a língua para trazer a água à boca, o lobo sorve a água como se fosse um aspirador. Algumas pessoas pensam que, em cada ninhada de lobos, um bebe como os cães, sendo depois abandonado pela mãe e afastado do resto da alcateia, e que alguns desses animais terão sobrevivido e dado origem ao cão, posteriormente, ao cão domesticado.

Os lobos vivem em alcateias que podem conter entre 5 e 10 elementos, dependendo do próprio núcleo familiar e da altura do ano.

Os lobos têm duas pelagens distintas, a de Inverno, mais densa, de maior comprimento e de cor acinzentada, que cai no início da Primavera. Nasce então uma pelagem mais curta, que fica até ao início do Inverno, com uma tonalidade de cor mais acastanhada, que lhe confere maior capacidade de camuflagem.

Em todas as alcateias há um líder, que é respeitado pelos demais e que guia todo o grupo pelo seu território.

Distribuição:
Existem lobos em toda a Europa, no Norte e Centro da Ásia e na América do Norte.

Em Portugal, não são muitos os sítios onde podem ser encontrados lobos em liberdade. O Nordeste Transmontano talvez seja o local onde mais facilmente poderá ter um encontro com estes belos animais. Também é possível encontrar alguns lobos no Parque Nacional da Peneda Gerês e no Distrito da Guarda, na Serra de Leomil, embora se pense que poderão apenas existir aqui uma ou duas alcateias.

Contudo, em Portugal os lobos estão a atravessar uma fase de declínio e a sua sobrevivência está ameaçada. Este declínio começou com uma caça intensa a esta espécie, e nos últimos anos, tendo a caça sido proibida, surgiram os envenenamentos. Outro factor importante tem sido o facto de cada vez haver menos cervídeos em liberdade e essa era a sua maior fonte de alimento.

Os fogos florestais vão reduzindo o território e o número de presas, e os lobos passam então a ter de se alimentar de gado, sobretudo ovelhas, provocando enormes prejuízos aos pastores, que vêm assim os seus rebanhos dizimados. Apesar de estar contemplado que esses serão monetariamente recompensados pelos danos, o facto de os pagamentos demorarem muito tempo leva a que alguns achem que a única solução é acabar com os lobos nas suas zonas de pasto.

Pensa-se que, em território português, pode haver cerca de 200 lobos, talvez um pouco mais.

Os lobos não são uma ameaça para os humanos, pelo contrário, o Homem é que é um perigo para o lobo. A história do lobo mau não é mais que um velho conto infantil, criado com o objectivo de fazer prevalecer essa ideia.

Peso e esperança de vida:
Os lobos, quando adultos, podem atingir cerca de 30 kg de peso e viver cerca de 15 anos.


Notícias
Concerto pela defesa do lobo ibérico
Portugal
O Grupo Lobo convida-vos… … a assistir a um concerto pela defesa do lobo ibérico. O concerto irá realizar-se no dia 17 de Outubro, no Bar Palpita-me – Bairro Alto – a partir das 22h00. Passe um serão agradável e diferente, e participe na defesa da nossa causa: conservar o último grande predador do nosso país, o lobo ibérico!
Número de lobos no Wyoming torna-se problemático
Estados Unidos
Depois de, desde 1995, terem sido introduzidos pouco mais de quarenta animais nas matas do Parque Nacional de Yellowstone, os lobos cinzentos do Oeste multiplicaram-se e, neste momento, são mais de 1500 a viver dentro do parque, nos arredores e também nos estados vizinhos, para onde os animais entretanto viajaram.
Ofereça a Adopção de um Lobo... neste Natal!
Portugal
Agora que se aproxima o Natal e começa a pensar o que comprar para «aquela» pessoa, ou para «aquela» criança, opte por dar uma prenda original: a adopção de um lobo! Este é um gesto de futuro, pois para além de ajudar na protecção desta espécie ameaçada, recebe ainda artigos relacionados com os lobos e um certificado com a fotografia do lobo adoptado.

Publicidade


Galeria fotográfica

Publicidade


Classificados
são paulo, Brasil
Canil Menorah filhotes amáveis
Leiria, Portugal
Cachorros Bulldog Ingês
Guarapari, Brasil
Vendo boxer


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy