Répteis e anfíbios Crocodilo-anão (Osteolaemus tetraspis)

Crocodilo-anão (Osteolaemus tetraspis)


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Crocodylidae
Género: Osteolaemus
Espécie: O. tetraspis

Outros nomes:
Crocodilo-pigmeu-africano
Dwarf crocodile (Inglês)
African dwarf (Inglês)
Broad-snouted (Inglês)
Bony crocodile (Inglês)
Crocodile nain (Francês)
Crocodile à front large (Francês)
Cocodrilo enano (Castelhano)

Distribuição geográfica:
Este pequeno crocodilo pode ser encontrado um pouco pelo Centro Oeste africano, em rios, pântanos, lagos ou zona apenas húmidas, beneficiando da floresta densa para manter o seu corpo à temperatura ideal.

Esta espécie é nativa de Angola, Benin, Burkina Faso, Camarões, Congo, Costa do Marfim, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Nigéria, República Centro Africana, República Democrática do Congo, Senegal, Serra leoa e Togo.

Alimentação:
A base da alimentação destes animais são os peixes, aves, pequenos mamíferos, sapos e crustáceos.

Estado de conservação:
Vulnerável (IUCN 1996)

Apesar de estar em declínio acentuado em algumas zonas, pela interferência que o Homem tem tido em alguns locais das regiões tropicais, sabe-se que em termos globais existem bons e saudáveis grupos destes animais. Como não é possível fazer um levantamento exacto, o seu estado de conservação é considerado vulnerável.

Reprodução:
A progenitora costuma colocar entre 10 e 20 ovos, que demoram em média 90 e 110 dias a incubar, num ninho que previamente fez e que pode vigiar e proteger dos predadores.

Tamanho:
Os animais desta espécie costumam ter cerca de 1,5 metros, embora ocasionalmente se possam encontrar alguns um pouco maiores, dependendo da idade e da abundância de alimento.

Longevidade:
Estimada em mais de 40 anos


Notícias
Crocodilo transferido do Parque Zoológico de Lagos para França
Portugal
O Zoo de Mulhouse, em França, recebeu há dias um dos machos de crocodilo-anão (Osteolaemus tetraspis) proveniente do Zoo de Lagos, onde viveu os últimos dois anos. O exemplar nasceu em Setembro de 2006, no Bioparc Fuengirola, em Espanha, e chegou a Lagos, com mais 2 irmãos, em Março de 2011, onde cresceu.

Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
Campinas, Brasil
Vilac Clínica Veterinária


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy