Portugal

Linces de volta ao país na próxima segunda-feira


2009-10-25

Foi uma longa espera, até que fossem criadas condições para que o lince-ibérico voltasse a Portugal, na próxima segunda-feira dia 26 de Outubro. Foi necessário criar estruturas e preparar pessoal para que Azahar, uma fêmea com cerca de cinco anos, pudesse ser recebida no novo Centro Nacional de Recuperação, em Silves.

Azahar é o primeiro de um grupo de 16 linces que vão ser recebidos em Portugal para que seja possível, nos próximos anos, trabalhar na reprodução da espécie em território nacional e sonhar com o dia em que os primeiros animais possam ser devolvidos ao seu ambiente natural. Esse trabalho vai ser, muito provavelmente, reforçado com os conhecimentos e competências já adquiridos nos centros espanhóis e certamente os técnicos portugueses envolvidos neste importante projecto vão saber demonstrar a sua capacidade para abraçar tão grande desafio. Parte importante no processo são as populações das áreas envolventes e também os caçadores, já que só uma grande e saudável população de coelhos pode permitir o sucesso da reintrodução do lince em Portugal

O declínio da espécie começou com a caça destes grandes felinos. Mais tarde, essa tendência acentuou-se com a falta de presas, nomeadamente os coelhos, que foram vítimas da doença hemorrágica que os dizimou em grandes áreas, tendo a mortalidade dos láparos selvagens atingido, em alguns locais, valores superiores a 90 %. O progresso também teve a sua quota de culpa, já que em várias zonas as vias rodoviárias isolaram muitos linces, que deixaram assim de se reproduzir. Nos anos oitenta do século vinte, foi lançada uma grande campanha para proteger os últimos exemplares, principalmente para sensibilizar para a protecção da espécie os habitantes das zonas onde o lince vivia, mas o esforço acabou por não surtir os efeitos desejados e praticamente a espécie esteve à beira da extinção em terras lusas. Ocasionalmente, houve relatos de avistamentos em terras raianas, mas na maioria dos casos nunca foram confirmados e só alguns excrementos que entretanto foram encontrados permitiam ter alguma esperança de encontrar algum animal isolado.

Um programa bem sucedido em vários centros de recuperação em Espanha vai colaborar, com a disponibilização dos animais que vão habitar o espaço criado no Algarve. Depois de um grande esforço foi possível, nos últimos anos, com alegrias e tristezas, avanços e recuos, começar a ter um elevado número de crias e também ter sucesso no número de animais que sobreviviam aos primeiros meses. Em Espanha, está previsto começar-se a libertar linces em zonas seleccionadas já em 2010, dando desse modo um passo importante no processo de reintrodução da espécie em território ibérico e justificando as elevadas verbas que foram, e continuarão a ser, gastas por ambos os governos.

Azahar vem do zoo-botânico de Jerez de la Frontera (Cádiz). Brevemente virão mais quatro animais, do Centro de La Olivilla, em Jaén, ficando para mais tarde a chegada dos outros onze linces, que serão a base do trabalho que vai ser desenvolvido em Silves.



Notícias
2016-09-03 Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado 9 dias sob os escombros da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrario dos donos que dormiam no piso superior.
Filtros: Cães
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
2016-07-28 Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
2016-07-10 Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres. Segundo o estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade da Geórgia do Sul, nos Estados Unidos, as mulheres com mais de 50 anos beneficiam particularmente da companhia de um cão ou gato como animal de estimação, em particular um gato, já que o número de senhoras donas de gatos que acabam por sofrer de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é significativamente mais baixo que aquelas que não têm nenhum animal de companhia e consegue ser ainda mais baixo que aquelas que são donas de cães.
2016-05-15 Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
2016-05-15 Estados Unidos
Um cão de pastor alemão de nome Haus tornou-se esta semana um herói improvável, depois de ter salvo a jovem dona do ataque de uma cascavel no quintal de ambos em Tampa, na Florida, Estados Unidos. Haus, o pastor alemão, de dois anos, e Donya, a menina, de sete, bricavam no quintal como habitualmente, quando uma serpente encurralada pelas brincadeiras ameaçou atacar a menina.
Filtros: Cães
Leonardo DiCaprio irrita responsáveis indonésios por defender orangotangos e florestas do país.
2016-04-05 Indonésia
O ator americano Leonardo DiCaprio pode vir a ser proibido de voltar a entrar na Indonésia depois de, no final do mês de Março, ter feito uma visita a um santuário de orangotangos e logo aí ter feito algumas declarações que foram mal recebidas por alguns responsáveis do país, que já ameaçaram colocar o seu nome numa lista negra de prescritos.
2016-03-04 Portugal
O Jardim Zoológico marca presença na 28ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, a maior montra da oferta turística em Portugal, entre 2 e 6 de Março. No stand, a diversão está garantida, com vários desafios e surpresas como a Roleta da Sorte, onde durante os dias de semana serão sorteados os famosos calendários do Zoo.
2016-02-21 Portugal
O Oceanário de Lisboa financia um fundo genético europeu gerido pelo «Fish and Aquatic Invertebrate Taxon Advisory Group» (FAITAG), no âmbito de programas de reprodução de espécies ameaçadas desenvolvidos pelos aquários públicos europeus.
2016-02-21 Portugal
Foi inaugurado a 13 de Fevereiro o primeiro serviço de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e Ressonância Magnética para animais de companhia, em Portugal, disponibilizado pelo Centro de Imagem Montenegro.
2016-02-21 Argentina
Um golfinho bebé, de dois que arrojaram à costa na praia Santa Teresita, na Argentina, acabou por morrer depois de ter estado demasiado tempo fora de água, porque os veraneantes decidiram tirar «selfies» com ele.


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy