Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Grou-do-Japão inspira o romance no Jardim Zoológico
2011-02-01 » Portugal
O Jardim Zoológico convida todos os casais a festejar o Dia de São Valentim com muitas surpresas. Aproveite a oportunidade para conhecer uma das aves com um ritual de sedução e acasalamento mais peculiares, o Grou-do-Japão.

O Grou-do-Japão é uma ave famosa pelas suas majestosas danças nupciais, que envolvem saltos graciosos, vénias de asas abertas, lançamento de pequenos raminhos ao ar (material utilizado na construção dos ninhos) e um dueto de vocalizações muito características. Apesar do frio que ainda se faz sentir, o casal, inspirado pelo romance, retomou o «namorico».

Neste dia tão especial, desfrute de todas as surpresas, romantismo e ambiente único do Jardim Zoológico, aproveitando o desconto de 20% no bilhete de entrada a todos os casais adultos (válido apenas para uma das pessoas do casal). E porque amor é sinónimo de doçura, a Hussel, em parceria com o Jardim Zoológico vai dar um miminho a todos os casais que visitarem as instalações do Grou-do-Japão no Dia de São Valentim.

Inspire-se na história de amor do casal de Grous-do-Japão que vieram directamente dos seus países de origem para o Jardim Zoológico, ao abrigo do programa internacional de reprodução e conservação da espécie. A fêmea tem 16 anos e veio do Japão, com pouco mais de 3 anos, para o que se pode chamar um «casamento arranjado». O macho tem 11 anos e veio de Moscovo para o Jardim Zoológico com apenas 1 ano de idade (onde já o esperava a fêmea).

No ano passado nasceu a Sana, a cria do casal, uma grande alegria que contribuiu para a conservação e manutenção da variabilidade genética, essencial em qualquer programa de protecção de espécies ameaçadas. O Jardim Zoológico espera que desta vez, com a ajuda do Cupido, o casal consiga trazer um macho para a família.

O Jardim Zoológico contribuiu mais uma vez, de forma activa e efectiva para a conservação de uma ave muito ameaçada, tendo sido, internacionalmente reconhecido como a instituição que reunia todas as condições para participar nos programas de EEP (Programas de Reprodução para Espécies Ameaçadas de Extinção) e ISB (Internacional Studbook) desta espécie.

Estas são aves monogâmicas que formam casais para toda a vida, por isso são símbolos da união entre o casal e felicidade em muitos países asiáticos, a sua elegante dança tem vindo a inspirar todos os amantes. Neste dia tão especial visite o Jardim Zoológico e desfrute de várias surpresas, desde a dança nupcial dos Grous-do-Japão às doçarias da Hussel.

Sobre o Grou-do-Japão:
Também designada por Grou-da-Manchúria, esta ave distribui-se pelo leste da Ásia (sudeste da Rússia, nordeste da China, norte da Coreia e do Japão), habitando em zonas húmidas, nas proximidades de lagos e campos de cultivo, locais onde se alimenta de plantas aquáticas, e insectos, bem como de peixes e anfíbios.
É uma espécie ameaçada pela destruição do seu habitat e pela expansão das actividades agrícolas e industriais para os seus territórios de origem, estando incluída num Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas.
São aves pernaltas atingindo 1,5m de comprimento e 2,5m de envergadura de asas. Apresentam uma pequena crista de cor vermelha na coroa. A testa, a garganta e o pescoço têm cor negra, assim como as longas patas, mas a nuca é branca. A restante plumagem tem cor branca. O bico é longo e estreito, de cor clara.
Ambos os elementos do casal participam na incubação do(s) ovo(s) e na construção do ninho. As crias nascem já com elevado grau de desenvolvimento e independência, seguindo os pais durante os primeiros meses.

Sobre o Jardim Zoológico:
A 28 de Maio de 2009, o Jardim Zoológico celebrou os seus 125 anos. Este foi o primeiro parque com fauna e flora da Península Ibérica e, actualmente, acolhe cerca de 2000 animais pertencentes a cerca de 360 espécies. A principal missão do Jardim Zoológico é desenvolver um parque, tanto zoológico como botânico, como um centro de conservação, reprodução e reintrodução de espécies em vias de extinção, através da investigação científica e de programas de enriquecimento ambiental. Aliados a estes factores estão as vertentes pedagógica e lúdica.
Notícias
Aos 83 anos morreu o flamingo mais velho do mundo
Austrália
Tinha, segundo os registos do Zoo de Adelaide na Austrália, 83 anos ou mesmo mais, o flamingo mais velho em cativeiro conhecido no mundo. Sobreviveu aos difíceis tempos da 2ª Guerra Mundial, ao calor, aos incêndios e a todo o tipo de maleitas, e só a idade foi capaz de o curvar.
Festeje o Dia Internacional do Abutre com o Jardim Zoológico
Portugal
No próximo dia 1 de Setembro, o Jardim Zoológico volta a estar em festa para comemorar o Dia Internacional do Abutre! Sabia que pode encontrar esta ave de rapina no interior de Portugal? E que um Grifo é uma das espécies de abutre? O Jardim Zoológico desafia-o a vir conhecer a Tininha, o Abutre que faz parte da Apresentação de Aves em Voo Livre, no Bosque Encantado.
Ave considerada extinta há mais de 150 anos volta a ser observada no país
Nova Zelândia
O New Zealand Storm Petrels, uma ave endémica da Nova Zelândia, tinha sido dada como extinta há já mais de 150 anos, mas um grupo de investigadores do país dos kiwis conseguiu demonstrar agora o ressurgimento da espécie.
Exército treina 10.000 pombos correio em Sichuan
China
Depois de duas grandes catástrofes terem atingido em poucos anos a província chinesa de Sichuan e dos graves problemas de comunicações encontrados nessa altura pelas autoridades para contactar as vilas e cidades da região, os responsáveis pela protecção civil decidiram recuar no tempo e treinar pombos-correio para garantir que, se voltar a acontecer, fique disponível algum meio de comunicação - neste caso, o mais antigo, mas bastante fiável.
AVISAN 2010 no CNEMA de 26 a 28 de Novembro
Portugal
Vai decorrer entre os próximos dias 26 e 28 de Novembro, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, a AVISAN - Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios.
Parques

Parque Nacional do Gilé

Zambézia, Moçambique

Parque Nacional da Serra do Cipó

Minas Gerais, Brasil

Zoos
Clínicas

Massako Imai

Paraná, Brasil

Curral Veterinária, Ltda

Rio Grande do Norte, Brasil

Lojas

A Loja dos Bichos

Lisboa, Portugal

A Casa do Bull

Lisboa, Portugal

Hotéis