Espanha

Espanha já tem vacina contra a leishmaniose


Espanha segue exemplo de Portugal

2012-02-09

Vacina é o método mais eficaz de prevenção contra uma doença mortal: a leishmaniose canina.

Oito meses após o lançamento da vacina contra a leishmaniose em Portugal, a Virbac disponibiliza as primeiras doses de vacinação em Espanha. Neste país, em cada 100 cães, aparecem cinco novos casos de leishmaniose canina por ano.

Na Europa, onde os números apontam para 2,5 milhões de cães infectados com este parasita, apenas mais dois países estão preparados para garantir a protecção do animal contra esta doença: França e Grécia.

A leishmaniose canina constitui uma séria ameaça, especialmente em Portugal, zona considerada endémica. Trata-se de uma doença perigosa, incapacitante e mortal, causada por uma infecção parasitária, que é transmitida através da picada de flebótomos infectados, erradamente chama¬dos de mosquitos.

O Outono/Inverno é a altura ideal para iniciar o plano de vacinação contra esta doença, uma vez que permite o tempo necessário para conferir uma protecção eficaz ao cão e assim, garantir a possibilidade de enfrentar a época de maior perigo com um nível elevado de defesas (Primavera/ Verão).

Sintomas como febre, perda de pêlo (sobretudo à volta dos olhos) e de peso, feridas na pele, problemas nas unhas, anemia, artrite e insuficiência renal grave, são sinais de que o cão já poderá estar infectado com o parasita. Esta doença é frequentemente mortal e, embora os tratamentos (dispendiosos) permitam controlar os sintomas, não curam a doença.

A única forma de garantir que o sistema imunitário do cão estará preparado para resistir à doença é a vacinação, que eleva o patamar de protecção do cão. O programa completo de vacinação inclui três injecções administradas com três semanas de intervalo, e confere ao cão uma protecção interna duradoura contra a doença. Depois será necessária apenas uma revacinação anual para manter os níveis de resistência imunitária do cão.

Sobre a Virbac
A Virbac de Portugal Laboratórios, Lda. iniciou a sua actividade directa em 2001. No entanto, desde 1990 que os seus produtos eram comercializados em Portugal, sendo a sua distribuição assegurada por outras companhias farmacêuticas. Em 2001, a Virbac de Portugal formalizou a aquisição do negócio de veterinária ao seu distribuidor e estabeleceu-se com instalações próprias em Sintra, no dia 01 de Junho de 2001. Desde então, a Virbac tem percorrido um caminho de sucesso, tendo sempre como sua ambição a satisfação total do cliente, factor para o qual contribui toda a sua equipa.

Para outras informações, aceder a www.virbac.pt.



Notícias
2015-05-17 Japão
A Nikon desenvolveu uma máquina fotográfica para cães que funciona sempre que o ritmo cardíaco do cão se altera de forma significativa, fazendo aquilo a que chamaram uma «heartography». O objetivo deste equipamento é saber o que de facto faz um cão ficar agitado e o que faz alterar o ritmo cardíaco.
Filtros: Cães
2015-05-17 Austrália
Depois da novela em que, durante esta semana, se viram envolvidos Boo e Pistol, os cães Yorkshire Terrier do ator Johnny Depp, todos voltaram já à Califórnia, pondo fim a todas as notícias a seu respeito, totalmente devidas a uma falha administrativa do ator e dos seus agentes.
Filtros: Cães
2015-05-12 Portugal
30 e 31 de Maio, Hospital de Referência Veterinária Montenegro
O Centro de Formação do Hospital de Referência Veterinária Montenegro (HVM) realiza nos próximos dias 30 e 31 de Maio, entre as 9h00 e as 18h00, o Curso de Dermatologia, com discussão de casos clínicos e consultas com pacientes.
2015-05-12 Portugal
É já no próximo dia 23 do corrente mês que passa a ser disponibilizado, por cabo, o canal Dog TV nos canis em Portugal. Até agora, os cães lusos ficavam em casa, simplesmente à espera que os donos chegassem.
Filtros: Cães
E se os gatos gostassem de música?
2015-05-02 Estados Unidos
Depois de muito se ter discutido sobre se os cães gostavam de ouvir música e de muitos estudos apontarem nesse sentido, eis que um grupo de investigadores das universidades americanas de Maryland e do Wisconsin dedicaram muito do seu tempo a tentar perceber se a música podia ter algum efeito sobre os gatos, terapêutico ou outro.
Filtros: Gatos
Jardim Zoológico apresenta cria de Gorila no Dia da Mãe
2015-05-01 Portugal
No Jardim Zoológico há uma nova mãe! A Anguka é uma gorila-ocidental-das-terras-baixas, e mãe de um pequeno gorila macho. A cria começa agora a descobrir a instalação exterior, mas sempre com a sua mãe, que a transporta no dorso, ou ao colo, por toda a instalação.
2015-04-24 Japão
A forte ligação que humanos e cães desenvolvem está relacionada com um conjunto de fatores, que vão desde a necessidade que os cães têm de ter um líder, até à nossa necessidade de ter um amigo em quem confiar, sendo que pelo meio ficam muitos outros sentimentos igualmente importantes.
Filtros: Cães
2015-04-24 Estados Unidos
Um surto de gripe canina está a assustar a população da região de Chicago, nos Estados Unidos, e levou já as autoridades sanitárias a enviar alertas aos donos, passeadores e tratadores de cães. Estima-se que na região mais de 5000 cães possam já ter contraído o vírus e que cerca de 1000 destes animais estejam contaminados dentro da própria cidade.
Filtros: Cães
Onda de cães Welsh Corgi inunda praia na Califórnia
2015-04-16 Estados Unidos
Mais 600 cães da raça Welsh Corgi Pembroke compareceram a um evento denominado «So Cal Corgi Beach Day» que se realiza no início de cada nova estação do ano na praia de Hutington Beach, na Califórnia, acontecendo portanto quatro vezes ao longo de cada ano civil.
Filtros: Cães
2015-04-16 China
No passado fim de semana, a cidade de Pequim foi palco de um acontecimento que, até há pouco, seria impensável no grande país asiático, onde poucos eram aqueles que entendiam os cães como animais de companhia.
Filtros: Cães


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Publicidade


Classificados
São Paulo, brasil
Canil Menorah Adoraveis filhot
Santo Tirso / Porto, Portugal
Pinscher Miniatura
Amarante, Portugal
Centro Veterinária de Amarante


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy