Austrália

Cavalos selvagens abatidos a tiro


2008-02-16

Depois dos camelos, chegou a hora de cerca de dez mil cavalos selvagens serem abatidos a tiro nos próximos três anos, podendo este número vir a aumentar em função das necessidades de cada estado.

A situação é mais grave nos estados do Centro e Norte do país, onde a multiplicação dos cavalos acontece a um ritmo vertiginoso de 20% ao ano, quando se estima que existam mais de trezentos mil cavalos selvagens a viver por todo o território australiano, competindo com as espécies autóctones pelos pastos e provocando graves desequilíbrios e deslocações de outros animais para dentro das cidades por falta de comida em alguns locais.

Estes cavalos foram levados para a Austrália pelos colonos que foram viver para este território, assim como os camelos, os porcos ou mesmo os coelhos, entre outros. Estes animais não existiam antes da chegada dos primeiros europeus, que os mantinham nas suas propriedades, mas com o passar do tempo foram fugindo e criando grandes grupos vivendo em estado selvagem. Desta forma provocaram graves danos em vários locais diferentes, onde cada espécie melhor se adaptou, até se tornarem pragas e necessitarem de intervenção humana para tentar controlar a situação, tendo-se umas vezes conseguido, outras nem tanto.

Em relação aos cavalos, as autoridades australianas já tentaram várias formas de controlar o número de animais, mas todas falharam e agora estão a braços com uma situação descontrolada e para a qual não vislumbram outras alternativas. Esta situação é bastante difícil de entender por parte da opinião pública australiana, que parece não estar de acordo com o método, e de algumas ONG`s de protecção de animais, particularmente de cavalos, que consideram que abater cavalos a tiro é uma verdadeira barbárie, mas que por outro lado também não apresentam solução para o problema.



Notícias
2015-04-24 Japão
A forte ligação que humanos e cães desenvolvem está relacionada com um conjunto de fatores, que vão desde a necessidade que os cães têm de ter um líder, até à nossa necessidade de ter um amigo em quem confiar, sendo que pelo meio ficam muitos outros sentimentos igualmente importantes.
Filtros: Cães
2015-04-24 Estados Unidos
Um surto de gripe canina está a assustar a população da região de Chicago, nos Estados Unidos, e levou já as autoridades sanitárias a enviar alertas aos donos, passeadores e tratadores de cães. Estima-se que na região mais de 5000 cães possam já ter contraído o vírus e que cerca de 1000 destes animais estejam contaminados dentro da própria cidade.
Filtros: Cães
Onda de cães Welsh Corgi inunda praia na Califórnia
2015-04-16 Estados Unidos
Mais 600 cães da raça Welsh Corgi Pembroke compareceram a um evento denominado «So Cal Corgi Beach Day» que se realiza no início de cada nova estação do ano na praia de Hutington Beach, na Califórnia, acontecendo portanto quatro vezes ao longo de cada ano civil.
Filtros: Cães
2015-04-16 China
No passado fim de semana, a cidade de Pequim foi palco de um acontecimento que, até há pouco, seria impensável no grande país asiático, onde poucos eram aqueles que entendiam os cães como animais de companhia.
Filtros: Cães
2015-04-16 Portugal
18 e 19 de Abril, Hospital de Referência Veterinária Montenegro
Inserido na oferta de cursos de 2015, o Centro de Formação do Hospital de Referência Veterinária Montenegro (HVM) realiza nos próximos dias 18 e 19 de Abril, entre as 9h00 e as 18h00, o Curso de Cirurgia de Tecidos Moles, com formação teórico-prática.
5ª Exposição Canina Nacional do Montijo
2015-04-09 Portugal
No próximo Domingo, dia 12 de Abril, o Montijo irá ser palco da sua 5ª Exposição Canina Nacional. O certame vai ser realizado no Parque de Exposições do Montijo, com a receção dos cães a concurso a começar às 9h00 da manhã e os julgamentos a terem início uma hora mais tarde, a partir das 10h00.
Filtros: Cães
2015-04-08 Estados Unidos
São muitas as competências reconhecidas aos cães. Para nos guiarem quando os olhos faltam, para nos protegerem, para nos ajudarem a diagnosticar doenças, para nos obrigarem a fazer exercício físico e tantas outras coisas que os cães sabem fazer tão bem.
Filtros: Cães
2015-04-02 Itália
Como em muitos outros países, também em Itália o flagelo dos animais abandonados e dos abrigos sobrelotados é um problema que parece não ter solução nem fim à vista. Para minorar este problema, e de forma inovadora, o governo italiano legislou no sentido de permitir que as autarquias possam dar algum tipo de benefício nas taxas do lixo aos habitantes que queiram adotar um cão ou um gato nos canis e gatis municipais ou de alguma ONG que tenha algum tipo de protocolo estabelecido com as autarquias ou o estado.
Filtros: Cães
2015-04-02 México
Uma idosa mexicana dedicou os últimos anos da sua vida a alimentar gatos e cães de rua. Todos os dias abandonava o seu lar para tratar dos seus muitos protegidos, que dela dependiam para ter uma vida menos difícil na cidade de Merida.
Filtros: Cães
2015-03-25 Inglaterra
Poder-se-ia quase usar a velha expressão «estes ingleses estão doidos», mas parece que não. É mesmo verdade, um grupo de cidadãos, súbditos de sua majestade, realizou uma corrida de cães cuja finalidade era encontrar o sexo e o nome próprio do próximo príncipe que deverá nascer durante o próximo mês de abril, o que ainda não foi oficialmente revelado pela casa real, e que faz aumentar as expectativas e também as apostas por parte dos muito fleumáticos ingleses.


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Publicidade


Classificados
Santo Tirso / Porto, Portugal
Pinscher Miniatura
Amarante, Portugal
Centro Veterinária de Amarante
São Paulo, Brasil
canil menorah filhotes amoroso


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy