Austrália

Cavalos selvagens abatidos a tiro


2008-02-16

Depois dos camelos, chegou a hora de cerca de dez mil cavalos selvagens serem abatidos a tiro nos próximos três anos, podendo este número vir a aumentar em função das necessidades de cada estado.

A situação é mais grave nos estados do Centro e Norte do país, onde a multiplicação dos cavalos acontece a um ritmo vertiginoso de 20% ao ano, quando se estima que existam mais de trezentos mil cavalos selvagens a viver por todo o território australiano, competindo com as espécies autóctones pelos pastos e provocando graves desequilíbrios e deslocações de outros animais para dentro das cidades por falta de comida em alguns locais.

Estes cavalos foram levados para a Austrália pelos colonos que foram viver para este território, assim como os camelos, os porcos ou mesmo os coelhos, entre outros. Estes animais não existiam antes da chegada dos primeiros europeus, que os mantinham nas suas propriedades, mas com o passar do tempo foram fugindo e criando grandes grupos vivendo em estado selvagem. Desta forma provocaram graves danos em vários locais diferentes, onde cada espécie melhor se adaptou, até se tornarem pragas e necessitarem de intervenção humana para tentar controlar a situação, tendo-se umas vezes conseguido, outras nem tanto.

Em relação aos cavalos, as autoridades australianas já tentaram várias formas de controlar o número de animais, mas todas falharam e agora estão a braços com uma situação descontrolada e para a qual não vislumbram outras alternativas. Esta situação é bastante difícil de entender por parte da opinião pública australiana, que parece não estar de acordo com o método, e de algumas ONG`s de protecção de animais, particularmente de cavalos, que consideram que abater cavalos a tiro é uma verdadeira barbárie, mas que por outro lado também não apresentam solução para o problema.



Notícias
Jardim Zoológico recebe dois exemplares de Lince-ibérico, o felino mais ameaçado do mundo
2014-12-18 Portugal
O Jardim Zoológico acaba de receber dois exemplares de Lince-ibérico, no âmbito do projecto de conservação desta espécie, em parceria com Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Este é o felino mais ameaçado do mundo.
2014-12-18 Estados Unidos
Nos Estados Unidos, um cão que estava indicado para eutanásia por se encontrar paralisado foi adoptado e hoje, passado dois anos, é um caso de sucesso, tendo conseguido recuperar duma forma que ninguém acreditava ser possível.
Filtros: Cães
Libertados os primeiros linces-ibéricos criados em cativeiro
2014-12-16 Portugal
Depois de muitos anos em que o felino mais ameaçado do mundo não foi visto em liberdade em Portugal, o primeiro casal criado em cativeiro foi hoje libertado, ainda que de forma controlada, para que brevemente possa percorrer montes e vales e criar descendência, garantindo a esta espécie ameaçada um futuro em liberdade total.
Homem atira-se aos leões
2014-12-10 Espanha
Um homem invadiu, no último sábado, o recinto dos leões no zoo de Barcelona. Foi retirado com vida do local e levado para um hospital local, onde se encontra internado em estado crítico. O homem, de 45 anos, vestia na altura um uniforme tipo militar e tinha às costas uma mochila e, sem que nada o fizesse prever, de repente saltou para a zona onde os leões habitam e dirigiu-se na sua direcção.
2014-12-10 Equador
Quando quatro amigos de nacionalidade sueca decidiram participar numa ultramaratona, na floresta amazónica do Equador, estavam longe de imaginar quão duro era o seu desafio, mas chegaram ao fim e levaram para casa um troféu que nunca esperaram.
Filtros: Cães
2014-12-10 Portugal
A Câmara Municipal da Maia divulgou uma proposta de investimento de cerca de 100.000 euros para a melhoria das condições dos animais errantes que acolhe e que ONG`s locais também acolhem com a colaboração da edilidade.
2014-12-10 Estados Unidos
É raro um gato com uma tão grande deficiência sobreviver tanto tempo. Frank and Louie viveu 15 anos e aos 13, em 2012, tornou-se notícia a nível mundial por ser recordista entre os gatos com este tipo de deformação.
Filtros: Gatos
2014-11-30 Suíça
Podíamos estar a falar de alguns países asiáticos, onde o consumo de carne de gato e, principalmente, de cão é aceite de forma natural, apesar de estar a ser reduzido nos últimos anos. Mas não, trata-se mesmo da Suíça, na Europa, e estima-se que cerca de três por cento dos suíços consome carne de gato e cão em alturas especiais, como no Natal.
2014-11-30 Estados Unidos
Ao longo dos tempos, a amizade entre cães e humanos tem tido mostras impressionantes de fidelidade, lealdade e dedicação. Como este caso, que aconteceu nos Estados Unidos, de um cão percorreu mais de 30 quilómetros atrás da ambulância que transportava o seu dono até um hospital.
Filtros: Cães
2014-11-30 Estados Unidos
Um dos mais estranhos e raros peixes conhecidos, o Demónio-negro-do-mar, também conhecido como peixe-diabo-negro, (Melanocetus johnsonii), foi filmado e capturado no seu habitat por investigadores do Instituto de Investigação do Aquário de Monterey Bay da Califórnia.
Filtros: Peixes


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Publicidade


Classificados
Braga, Portugal
Cachorros Castro Laboreiro
São Paulo, brasil
canil menorah em clima de nata
Leiria, Portugal
Cachorros Bulldog Ingês


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy