Austrália

Cavalos selvagens abatidos a tiro


2008-02-16

Depois dos camelos, chegou a hora de cerca de dez mil cavalos selvagens serem abatidos a tiro nos próximos três anos, podendo este número vir a aumentar em função das necessidades de cada estado.

A situação é mais grave nos estados do Centro e Norte do país, onde a multiplicação dos cavalos acontece a um ritmo vertiginoso de 20% ao ano, quando se estima que existam mais de trezentos mil cavalos selvagens a viver por todo o território australiano, competindo com as espécies autóctones pelos pastos e provocando graves desequilíbrios e deslocações de outros animais para dentro das cidades por falta de comida em alguns locais.

Estes cavalos foram levados para a Austrália pelos colonos que foram viver para este território, assim como os camelos, os porcos ou mesmo os coelhos, entre outros. Estes animais não existiam antes da chegada dos primeiros europeus, que os mantinham nas suas propriedades, mas com o passar do tempo foram fugindo e criando grandes grupos vivendo em estado selvagem. Desta forma provocaram graves danos em vários locais diferentes, onde cada espécie melhor se adaptou, até se tornarem pragas e necessitarem de intervenção humana para tentar controlar a situação, tendo-se umas vezes conseguido, outras nem tanto.

Em relação aos cavalos, as autoridades australianas já tentaram várias formas de controlar o número de animais, mas todas falharam e agora estão a braços com uma situação descontrolada e para a qual não vislumbram outras alternativas. Esta situação é bastante difícil de entender por parte da opinião pública australiana, que parece não estar de acordo com o método, e de algumas ONG`s de protecção de animais, particularmente de cavalos, que consideram que abater cavalos a tiro é uma verdadeira barbárie, mas que por outro lado também não apresentam solução para o problema.



Notícias
Ter um cão pode rejuvenescer o dono até 10 anos
2014-07-20 Escócia
Desde há muito que equipas de investigadores das mais variadas universidades e institutos em todo o mundo dizem que os cães melhoram a saúde física e mental dos donos, que o contacto diário com eles promove a sociabilidade dos últimos, entre muitas outras coisas.
Filtros: Cães
Gatas disputam título de mais velha
2014-07-20 Inglaterra
Uma verdadeira guerra está instalada em Inglaterra para saber quem é o gato mais velho do mundo. Neste momento, há duas meninas candidatas, mas isso vai ter que lhes ser reconhecido pelo Guinness e, se aparentemente há uma grande diferença de idades, só a validação dos documentos de nascimento poderá por fim a esta disputa.
Filtros: Gatos
Cães de Nicolas Sarkozy custam caro ao Palácio do Eliseu
2014-07-20 França
Segundo o relatório do tribunal de contas da República Francesa, os cães do antigo presidente francês Nikolas Sarkozy produziram danos no mobiliário do Palácio do Eliseu que tiveram um custo de reparação de cerca de 6600 Euros.
Cria de Rinoceronte-branco nasce no Jardim Zoológico
2014-06-21 Portugal
O Jardim Zoológico apresenta o seu mais recente habitante: uma cria de Rinoceronte-branco. Nascida no último dia da Mãe, 4 de maio, a pequena cria é uma fêmea e pesa já mais de 40Kg e faz as delícias de todos os visitantes.
Cão pisteiro inglês salva senhora perdida em bosque
2014-06-21 Inglaterra
Max é um cão pisteiro, habituado a ser bem sucedido na busca de pessoas perdidas ou procuradas. Desta vez, salvou uma senhora que se perdeu num denso bosque perto da sua casa. A senhora, de 79 anos, tinha saído para ir realizar uma compras e, por um motivo ainda desconhecido, na viagem de volta a casa saiu do autocarro numa paragem distante do local onde o devia ter feito.
Filtros: Cães
Policia salva cão do fundo de um lago
2014-06-15 Estados Unidos
Um polícia americano salvou um cão que estava preso dentro de uma viatura, no fundo de um lago perto de Carver, no estado do Massachusetts, depois de receber um pedido de auxílio. O agente David Harriman, de 59 anos, estava na sua viatura de serviço quando soou o pedido de ajuda para uma carrinha que tinha caído a um lago com cerca de 8 metros de profundidade.
Filtros: Cães
Jardim Zoológico lança novo jogo online
2014-06-15 Portugal
O Jardim Zoológico acaba de lançar um novo desafio para os amantes de animais: o jogo memória de elefante. O parque deu um toque selvagem ao tradicional jogo de memória, que tem como objetivo que os participantes formem pares de animais que estão virados ao contrário.
Apresentação do livro «Gato sem Segredos»
2014-06-14 Portugal
29 de Junho - Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos
No próximo dia 29 de Junho, pelas 15h, será apresentado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, o livro «Gato sem Segredos», por Manuel Pizarro, Vereador da Câmara Municipal do Porto e recente impulsionador de várias iniciativas em prol do bem-estar e dignidade dos animais.
Filtros: Gatos
Oxitocina torna os cães mais carinhosos com os donos
2014-06-14 Japão
Um estudo recentemente publicado por uma equipa do Departamento de Ciências Cognitivas da Universidade de Tóquio demonstrou que os cães ficam mais afectuosos e ternurentos, quer com os donos quer com outros cães, quando são postos em contacto com oxitocina.
Filtros: Cães
2014-06-09 Brasil
Um cão cruzado de labrador negro perdeu-se numa praia no Uruguai, há cerca de dois meses. O dono, desesperado, e sem saber o que mais poderia fazer para encontrá-lo, acabou por descobrir na internet que o animal acompanhava um grupo de ingleses que fazia uma caminhada de quase 2000 quilómetros entre a Argentina e o Brasil.
Filtros: Cães


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Publicidade


Classificados
Porto - Santo Tirso, Portugal
Leões da Rodésia


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy