Coriza Felina


Coriza Felina A Coriza Felina, também conhecida como gripe dos gatos ou constipação dos gatos, é uma doença das vias respiratórias superiores que pode ser provocada por um ou vários agentes e que, se não for tratada, pode levar à morte dos animais infectados.

Os gatos mais susceptíveis à doença são as crias e os gatos mais idosos. Existe uma vacina, que deve ser ministrada nas primeiras vezes que o seu gatinho visita o veterinário, por volta das 8 ou 9 semanas, seguindo-se um reforço poucas semanas após a primeira dose e depois com a periodicidade que o veterinário recomendar.

A disseminação dos vírus acontece por contacto directo com outros animais infectados, ou por via aérea, já que o espirro de um animal contaminado pode contaminar outros a vários metros de distância. Os comedouros e bebedouros onde se alimentam gatos portadores do vírus podem também ser uma fonte de contaminação para aqueles que estão saudáveis. Também as caixas de areia, os brinquedos ou mesmo as mãos dos donos podem ser o veículo de contaminação, pelo que a higienização é fundamental para que o vírus não se dissemine.

A Coriza manifesta-se por um conjunto de sintomas.
Normalmente, o animal doente fica prostrado, sem apetite, tem febre, espirros, corrimento nasal e corrimento ocular. Os olhos por vezes ficam colados ou semi-colados, podendo em casos extremos provocar a cegueira. Durante o período em que vai adoecendo, o gato vai ficando cada vez com menos defesas e em muitos casos segue-se a morte, se não for devidamente tratado. Por vezes, mesmo sendo sujeito a tratamento o animal acaba por não resistir, mas na maioria dos casos, com o tratamento indicado pelo veterinário em cerca de uma semana o gato começa a recuperar.

Como no caso de muitas outras doenças, a vacinação atempada é a melhor forma de proteger o seu gato, e as visitas periódicas ao veterinário são essenciais para o proteger desta e de outras patologias.

Estas informações são genéricas e nunca deve fazer um diagnóstico desta ou de outras doenças com base no que lê, ou no que lhe é dito por outros que não o seu veterinário.



Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy