Memória de chimpanzé


Memória de chimpanzé Um chimpanzé pode bater um humano em testes de memória? Sim, sem dúvida. Ayumu, um chimpanzé nascido em cativeiro na Universidade de Kyoto, no Japão, não só demonstra ter uma memória fotográfica invejável, como consegue mesmo bater os humanos em muitos campos da memória. A cada dia que passa, as suas capacidades são mais testadas e a sua resposta é também mais surpreendente para os investigadores japoneses.

Ayumu nasceu no ano de 2000 e é filho de Ai, uma fêmea que fez parte do mesmo projecto de investigação. Desde muito cedo, Ayumu começou a demonstrar capacidades inatas no campo da memória e foi integrado no projecto de investigação da Universidade de Kyoto, liderado pelo professor Tetsuro Matsuzawa, tornando-se o elemento principal de um grupo de 14 chimpanzés.

Todos os elementos do grupo conhecem os números até 19 e são capazes de os ordenar, bem como de tocar pela ordem certa nos números que aparecem num monitor, mas Ayumu consegue mais. Depois de ver os números até nove aparecerem de forma aleatória num monitor durante um minuto, consegue decorá-los e, sem mácula, indicar onde estavam todos, por ordem. Alguns outros chimpanzés também o fazem e alguns humanos acompanham o exercício, mas daqui para a frente é que Ayumu surpreende. O chimpanzé vê a mesma tabela de números durante apenas 60 milissegundos e consegue, como se os tivesse observado durante um minuto, indicar onde estava cada número, sem erros, de forma consecutiva, e isso parece ser apenas uma brincadeira para ele. Para a esmagadora maioria dos humanos, olhar para o monitor durante esse tempo não permite sequer ver todos os números, quanto mais decorar a sua posição num quadro. Segundo o investigador responsável, só um humano em muitos milhares conseguirá um feito de memória semelhante.

Há alguns anos, tinha Ayumu apenas cinco, foi posto em confronto directo com estudantes universitários que teriam de desempenhar as mesmas funções em jogos de memória. Na altura, o chimpanzé teve de defrontar dois grupos de estudantes, primeiro um grupo de 12 alunos, depois um outro grupo de 9, e das duas vezes foi o campeão da memória. Um das conclusões obtidas na altura foi que Ayumu não era mais preciso que os estudantes, mas realizava todas as operações em muito menos tempo. Agora não sendo já Ayumu uma «criança», estando com uma idade mais avançada e muito mais testado, é praticamente imbatível. Pelo menos, até agora ainda não apareceu ninguém que lhe fizesse frente.

O professor Tetsuro sabe que a sua investigação é, no mínimo, controversa e que são muitos aqueles que não aceitam que a memória de um chimpanzé possa superar a dos humanos. Mas, cada vez mais, vai apresentando provas das especiais aptidões de memória dos seus primatas e calando algumas vozes que contestam os resultados que vai obtendo.

O investigador acredita que muita desta aptidão está relacionada com o facto de os chimpanzés não se preocuparem com o passado ou o futuro, tendo toda a sua atenção centrada naquele momento, sem se desviarem com qualquer outro tipo de pensamentos, e que este tipo de memória fotográfica pode ser a chave de parte da sua sobrevivência na selva. No seu ambiente natural, os chimpanzés têm de lidar com um conjunto permanente de ameaças e de lembrar-se a cada momento dos locais onde podem encontrar alimento e de como o obter. Tendo algumas vezes de recorrer ao uso de ferramentas, como já foi amplamente testemunhado, essas que variam de acordo com o tipo de alimento. Por exemplo, se precisarem de quebrar um fruto, usam uma pedra para o fazer, mas se quiserem um festim de formigas, usam um pau para o introduzir no formigueiro e trazer as formigas agarradas.

Independentemente dos factores que levam a que os chimpanzés possam ter tão boa memória, a verdade é que as aptidões do campeão Ayumu já fazem despertar o interesse de muitos outros investigadores à volta do mundo, principalmente nos Estados Unidos, onde tem surpreendido até os mais cépticos.



Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide
São Paulo, Brasil
Pugs.com.br


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy