Sarna Sarcóptica


Sarna Sarcóptica O que é?

A Sarna Sarcóptica é causada por um parasita, o ácaro Sarcoptes scabiei, comum nos cães e que provoca problemas dermatológicos graves, já que penetra nas camadas exteriores da pele dos cães até se estabelecer em galerias ao nível da epiderme. Como resultado da acção deste parasita, os cães mostram uma sensação permanente de comichão e devido a esse mal-estar coçam, mordem e lambem permanentemente as zonas mais afectadas provocando assim peladas, feridas e escoriações.
As zonas tradicionalmente mais afectadas são as pontas das orelhas, a pele em redor dos olhos, a zona das articulações das patas, o pescoço e o abdómen, podendo no entanto provocar lesões em todo o corpo.
Este parasita pode afectar animais de todas as idades.

O contágio

Esta é uma doença altamente contagiosa, principalmente entre cães, e dá-se por contacto directo entre os animais, ou por via indirecta, através de roupas ou utensílios usados pelos animais infectados, entre outras formas menos comuns de contágio. Os gatos raramente são atormentados por este parasita, embora possa também acontecer.
Os humanos também ficam vulneráveis a este parasita, principalmente os mais idosos, as crianças ou aqueles que por algum motivo estão mais fragilizados, pelo que em caso de suspeita deve consultar-se um dermatologista.

Como agir em caso de suspeita

Em caso de suspeita de que o seu animal de estimação possa estar infectado deve sempre dirigir-se a um veterinário, que procederá a um processo de diagnóstico e, caso se confirme a presença deste ácaro, tomará as medidas necessárias para os eliminar e assim evitar o contágio de pessoas e animais, quebrando assim o ciclo de disseminação do parasita e devolvendo o bem-estar ao animal doente. O tratamento não é difícil de realizar, sendo apenas necessário que seja realizado de acordo com as instruções do veterinário e, regra geral, não dura mais que cinco a seis semanas, dependendo da gravidade da situação. Importante é também higienizar todos os utensílios que estiveram em contacto com os animais infestados e evitar o contacto destes com animais saudáveis, até à confirmação da total eliminação dos parasitas.



Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
Cartaxo, Portugal
Hotel Quinta das Pratas
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy