Controle o peso do seu cão


Controle o peso do seu cão Sabe-se hoje que, em média, metade dos cães de companhia sofre de excesso de peso. Este problema não afecta tanto os cães de guarda, mas também começa a ser preocupante o número destes que aparecem nos consultórios veterinários obesos, o que aumenta os riscos de doenças, nomeadamente as do foro cardíaco. No entanto, diabetes, problemas de pele e artrite podem ser complicações derivadas do excesso de peso dos animais.

A obesidade é quase sempre o resultado do excesso de comida fornecida pelos donos. Cada vez mais, os cães passam por períodos longos de inactividade, principalmente os que vivem no interior das habitações, e como não gastam toda a energia fornecida pelos alimentos que ingerem, esse excesso de calorias vai resultar em gordura acumulada.

Outro aspecto que pode potenciar a obesidade, e que deve ser levado em conta, está relacionado com a castração. Um cão, depois de castrado, pode ter alterações do metabolismo e desenvolver gordura excessiva.

Outro factor que pode levar ao aparecimento de obesidade nos cães é a idade. Como acontece com a maioria das pessoas, à medida que os animais vão envelhecendo, vão ficando menos activos, aumentando o tempo de descanso e este factor promove necessariamente o aparecimento de gorduras desnecessárias.

Existem ainda raças com mais propensão para engordar, e também algumas doenças que podem provocar um aumento significativo de peso.

Os sintomas mais comuns da obesidade excessiva são a lentidão dos movimentos, longos períodos de inactividade, perda de interesse pelas actividades físicas e dificuldades respiratórias, principalmente durante o sono.

Por norma, consideram-se os seguintes critérios de avaliação do peso do cão.
Peso ideal: passando a mão pelas costelas do seu cão, deve senti-las logo abaixo de uma pequena camada de gordura.
Peso excessivo: quando passa a mão pelas costelas, sente já alguma dificuldade em senti-las.
Obesidade: quando passa a mão pelas costelas sente muita dificuldade em senti-las e o seu cão está visivelmente gordo.

Como estas pequenas indicações podem ser subjectivas, principalmente para quem não tem experiência, em caso de suspeita de peso a mais do seu animal, aconselha-se uma ida ao veterinário, que pode aferir da obesidade ou não do seu cão e recomendar-lhe uma dieta adequada.

Não se esqueça que um cão com peso excessivo pode viver menos tempo, com menos qualidade de vida e sofrer de variadas doenças provocadas por esse factor.



Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy