Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Ave considerada extinta há mais de 150 anos volta a ser observada no país
2011-09-30 » Nova Zelândia
O New Zealand Storm Petrels, uma ave endémica da Nova Zelândia, tinha sido dada como extinta há já mais de 150 anos, mas um grupo de investigadores do país dos kiwis conseguiu demonstrar agora o ressurgimento da espécie. Esta é uma boa notícia, numa fase em que todos os dias desaparecem muitas espécies da face do planeta, muitas delas nunca chegando sequer a ser classificadas, ou desaparecendo pouco tempo depois de o serem.

Neste caso particular, as suspeitas dos investigadores começaram a surgir já em 2003 quando, no meio dum bando de outras aves, foi fugazmente avistado um destes animais. Desde então, foram realizadas repetidas expedições para confirmar estar-se de facto na presença do Storm Petrels, ou de outra ave parecida.

A confirmação só foi possível depois de ter sido capturado um animal vivo, que foi sujeito à recolha de sangue para testes de ADN. Essa amostra foi comparada com animais que estavam em museus e os resultados foram esclarecedores, demonstrando ser efectivamente a espécie considerada extinta, e não se tratar de uma espécie semelhante, hipótese que chegou a ser aventada.

Um dos maiores problemas para todos os investigadores envolvidos nesta descoberta vai ser conseguir que a espécie seja protegida, porque os dados necessários para que seja reconhecida pelas autoridades do país são muito insuficientes. Isto pode prejudicar, não só a protecção dos animais já encontrados, como as verbas disponibilizadas para esses trabalhos, que são muito reduzidas sem esses dados fundamentais. Neste momento ninguém sabe quantos exemplares existem, como e onde sobreviveram e onde conseguiram sobreviver e reproduzir-se durante tantos anos, sem que ninguém os tivesse observado.
Notícias
Aos 83 anos morreu o flamingo mais velho do mundo
Austrália
Tinha, segundo os registos do Zoo de Adelaide na Austrália, 83 anos ou mesmo mais, o flamingo mais velho em cativeiro conhecido no mundo. Sobreviveu aos difíceis tempos da 2ª Guerra Mundial, ao calor, aos incêndios e a todo o tipo de maleitas, e só a idade foi capaz de o curvar.
Festeje o Dia Internacional do Abutre com o Jardim Zoológico
Portugal
No próximo dia 1 de Setembro, o Jardim Zoológico volta a estar em festa para comemorar o Dia Internacional do Abutre! Sabia que pode encontrar esta ave de rapina no interior de Portugal? E que um Grifo é uma das espécies de abutre? O Jardim Zoológico desafia-o a vir conhecer a Tininha, o Abutre que faz parte da Apresentação de Aves em Voo Livre, no Bosque Encantado.
Grou-do-Japão inspira o romance no Jardim Zoológico
Portugal
O Jardim Zoológico convida todos os casais a festejar o Dia de São Valentim com muitas surpresas. Aproveite a oportunidade para conhecer uma das aves com um ritual de sedução e acasalamento mais peculiares, o Grou-do-Japão.
Exército treina 10.000 pombos correio em Sichuan
China
Depois de duas grandes catástrofes terem atingido em poucos anos a província chinesa de Sichuan e dos graves problemas de comunicações encontrados nessa altura pelas autoridades para contactar as vilas e cidades da região, os responsáveis pela protecção civil decidiram recuar no tempo e treinar pombos-correio para garantir que, se voltar a acontecer, fique disponível algum meio de comunicação - neste caso, o mais antigo, mas bastante fiável.
AVISAN 2010 no CNEMA de 26 a 28 de Novembro
Portugal
Vai decorrer entre os próximos dias 26 e 28 de Novembro, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, a AVISAN - Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios.
Parques
Zoos

Zoológico de Juiz de Fora

Minas Gerais, Brasil

Parque Zoológico de São Paulo

São Paulo, Brasil

Clínicas

Antônio Carlos Brandli Pinto

Rio Grande do Sul, Brasil

Lojas

Casa Cão Pet Store

São Paulo, Brasil

Pet House

São Paulo, Brasil

Hotéis