Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Santuário apresenta doze crias de panda de uma vez
2011-10-14 » China
Numa altura em que muito se discute sobre o rumo a seguir em alguns programas de protecção de espécies em risco, um centro de reprodução de pandas apresentou, de uma vez só, uma dúzia de crias. Trata-se de um sinal do sucesso e da determinação que o país colocou na protecção destes animais.

O centro em questão situa-se em Chengdu, e conta já com mais de 100 animais, que faz parte de um arrojado projecto de reprodução nacional. Este sofreu alguns transtornos com o último grande sismo que abalou a região e que, na altura, fez temer pelos animais que estavam em centros de reprodução e protecção, que durante algumas horas estiveram incontactáveis. Soube-se depois que as pessoas envolvidas neste grande projecto se tinham não só mantido nos locais de trabalho, como tinham garantido a segurança dos animais à sua responsabilidade, tendo havido apenas alguns prejuizos materiais.

A China realiza, neste momento, uma grande campanha de monitorização e contagem de animais, para avaliar a situação real da espécie e aferir os planos que até aqui foram seguidos, por forma a melhorar ainda mais todas as vertentes deste projecto. Insistiu-se na protecção dos animais que vivem em estado selvagem, tendo sido proibida em muitos locais a apanha de bambú, o principal alimento dos pandas, e sendo intensificada a fiscalização para limitar os danos da caça furtiva. Houve também um esforço para, ao longo dos anos, se melhorarem os meios dos centros de reprodução que, se tiveram um início titubeante e com poucos resultados, começaram a pouco e pouco a ter um sucesso sem precedentes na reprodução de espécies em risco em cativeiro.

No início deste século foram contabilizados cerca de 1600 animais, não sendo ainda resultados oficiais. Espera-se que o número de animais aumente significativamente, eliminando de uma vez a possibilidade de extinção desta espécie que, sem medidas de protecção eficazes, poderia já só existir em cativeiro.
Notícias
Pandas escapam milagrosamente ao terramoto que abalou a China
China
O grande terramoto que abalou Sichuan, na China, fez um grande número de mortos, não se sabe ao certo quantos, mas sabe-se já que foram algumas dezenas de milhar, além de muitos feridos e milhões de desalojados.
Internautas dão nome a pandas
China
Como forma de promover e chamar a atenção dos chineses para o trabalho que está sendo desenvolvido por alguns seus conterrâneos na protecção dos pandas, os responsáveis do projecto resolveram convidar os internautas do seu país a dar nome a 18 dos últimos 34 pandas nascidos em cativeiro.
Novas comunidades de Pandas descobertas
China
As montanhas de Qinling, na província de Shaanxi na China continuam a dar boas notícias aos cientistas chineses e ao interessados em geral. Este ano, em plena época de reprodução, foram encontradas mais sete comunidades destes simpáticos animais a viver em liberdade.
O homem que mordeu o Panda
China
Morder um cão, já foram vários os «artistas» que o fizeram. Agora, morder um panda é, no mínimo, bizarro! Este estranho acontecimento teve lugar num zoo chinês, na cidade Pequim. O autor da proeza foi Zhang Xinyan de 35 anos, que fez uma longa viagem para visitar o zoo da capital.
Parques

Reserva de Marromeu

Sofala, Moçambique

Parque Nacional do Iona

Namibe, Angola

Zoos

Zoológico de Guaíba

Rio Grande do Sul, Brasil

Clínicas

Veterinária São Francisco

Mato Grosso do Sul, Brasil

Lojas

Miau Au Au

Porto, Portugal

Clínica Veterinária Zoovet

São Paulo, Brasil

Hotéis

Hotel cabeça de Boi

Minas Gerais, Brasil

Clube do Cachorrão

Lisboa, Portugal