Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Vaca clonada já produz leite semelhante ao humano
2012-06-15 » Argentina
Um grupo de cientistas da Universidade Nacional de San Martín e do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária clonou uma vaca de nome Issa, mas que também responde por Rosita, que tem a particularidade de produzir leite muito semelhante ao das mães humanas. A vaca nasceu em Abril de 2011 e foi oficialmente apresentada pela presidente argentina ao mundo apenas dois meses depois.

Este avanço é de grande importância, pois poderá salvar muitas vidas de crianças, já que poderá minimizar alguns problemas no aparelho digestivo dos recém-nascidos que necessitem de recorrer a leite que não seja humano, bem como ajudar a controlar os casos de anemia, pois uma das proteínas presentes neste leite, a lactoferrina, ajudará nestes casos. Já em caso de infecção, o que poderá ajudar a controlar a situação é um enzima também presente neste tipo de leite, a lisozima, que em contacto com as bactérias ajuda a destruir a camada protectora de muitas delas, o que poderá vir a ser decisivo no caso de infecções bacterianas.

Um dos investigadores deste grupo veio já alertar para que o objectivo deste leite e da clonagem desta vaca não é, no futuro, desvincular a mãe do seu papel fundamental na amamentação. Essa função nunca pode ser posta em causa já que, para além de providenciar alimento e protecção, o acto de amamentar vale pelos vínculos que se criam entre mãe e filho, a todos os níveis. Contudo, o leite que Rosita começa agora a produzir poderá servir para ajudar aquelas crianças que, por algum motivo, se vêem privadas desse bem fundamental que é a protecção que o leite materno pode fornecer e que até agora não era possível encontrar noutro mamífero, além da mãe humana.

Esta não é a primeira vaca clonada na Argentina com fins medicinais, já que em 2002 uma outra vaca, de nome Pampa, foi também clonada de maneira a produzir uma proteína de crescimento para que pudesse, de alguma forma, ajudar crianças com problemas de crescimento.

Paralelamente, no Brasil, investigadores de um projecto envolvendo a Universidade de Fortaleza, a Universidade Federal do Ceará, e a UC Davis, da Califórnia, têm trabalhado no sentido obter, pelo mesmo processo, cabras transgénicas capazes de produzir leite contendo lisozima. Tudo indica que nasçam em breve os primeiros animais com esta característica.
Notícias
Flatulências de vaca provocam explosão em propriedade agrícola
Alemanha
Uma forte explosão provocada pelas flatulências de uma manada de vacas provocou esta segunda-feira a destruição da cobertura de um pavilhão onde os animais estavam alojados. Tudo se passou em Rasdorf, uma pequena aldeia no centro do país.
Vaca fugitiva sobe até ao quinto andar
Rússia
Uma vaca assustada com a presença de um touro apaixonado por si, fugiu do macho e, como não encontrou outra escapatória senão a porta de um prédio que se encontrava aberta, subiu as escadas até ao quinto andar, de onde não conseguiu descer sem ajuda.
Argentinos criam vaca que produz leite semelhante ao humano
Argentina
Um grupo de investigadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) argentino apresentou publicamente uma vaca de Jersey que, segundo eles, irá produzir leite com um conteúdo proteico semelhante ao leite humano.
Aparelho para lavar vacas
Suécia
Uma empresa sueca desenvolveu um aparelho inovador para lavar vacas, o «Rotating-cow-brush», que agora comercializa. O objectivo principal é, segundo os responsáveis pelo projecto, aumentar a produção de leite e minimizar a disseminação de doenças.
Estranha maneira de roubar gado
África do Sul
Os tempos mudam e perdem-se os hábitos ancestrais. Agora, na África do Sul, rouba-se gado até de Fiat UNO! No velho Oeste americano, o gado era roubado por gangs de malfeitores a cavalo, armados de rifles e revólveres.
Canis & Gatis
Zoos

Zoo de Lagos

Faro, Portugal

Zoológico Parque do Sabiá

Minas Gerais, Brasil

Lojas

Agrocentro

Sergipe, Brasil

Animal Company

São Paulo, Brasil

Hotéis

Pet Vet Clínica Veterinária, Lda

Rio de Janeiro, Brasil

Pensão Primavera

Leiria, Portugal