Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
A mais velha gorila do mundo fez 56 anos
2012-12-26 » Estados Unidos
É uma longa história de vida, com bons e maus momentos, mas que enche de orgulho os tratadores do Jardim Zoológico Columbus, no Ohio, Estados Unidos.

Colo nasceu em 22 de Dezembro de 1956, já em cativeiro. Filha de Baron Macombo e de Millie Christina, a mãe que logo à partida a rejeitou, tendo desde então sido alimentada e criada por funcionários do zoo que se voluntariavam para que nunca estivesse sozinha. Durante a sua longa vida reprodutiva teve três filhos, Emmy, Oscar e Toni e um grande número de descendentes conhecidos - dezasseis netos, seis bisnetos e 4 trinetos - que, como uma grande diáspora, foram distribuídos pelo mundo fora em projectos de reprodução da espécie. Apesar de nunca ter conhecido as selvas onde os seus antepassados viveram em liberdade, conseguiu sempre demonstrar felicidade e ser uma das estrelas maiores do zoo onde sempre viveu.

Ao longo da sua vida foi conhecendo várias gerações de tratadores e agora, que completou mais um ano de vida, lá estavam esses incansáveis companheiros de jornada para com ela celebrar essa data com aquilo que ao longo de toda a vida sempre mais demonstrou gostar: tomate.
Com um coro de vozes a cantar os parabéns, Colo lá se deliciou a comer um bolo feito especialmente para si - à base de tomate, claro está.

Em liberdade um gorila pode atingir os 40 anos, em cativeiro cerca de 50 e, em alguns casos, um pouco mais. É o caso de Colo, bem como da sua antecessora conhecida como a mais velha gorila, Jenny, que morreu em 2008 com 55 anos.
Notícias
Jardim Zoológico apresenta primeira cria de Gorila no Dia do Animal
Portugal
Nasceu a primeira cria de Gorila do Jardim Zoológico! Com 2kg, é filha do macho Nasibu, de 16 anos, e da fêmea Anguka, de 17 anos. Este é um nascimento muito especial para o parque, pois é uma espécie considerada em perigo de extinção.
Ortopedista realiza intervenção cirurgia inovadora em gorila
França
Tudo decorria com normalidade no Vale dos Símios, em La Romagne, França, até ao momento em que um gorila fêmea de nome Kwanza, com oito anos, caiu duma árvore e fracturou gravemente a cabeça do fêmur.
Gorila festeja 53º aniversário em cativeiro
Estados Unidos
Nasceu em 22 de Dezembro de 1956 e acredita-se que possa ser o mais velho gorila a viver em cativeiro. Muitos consideram que foi o primeiro gorila a nascer em cativeiro, pelo menos de forma legal, num zoológico, pode ter acontecido de forma clandestina noutro local.
Morreu Titus, o gorila dos gorilas
Ruanda
Foi um bebé orfão, cresceu com dificuldades entre os seus pares, mas chegou a liderar o seu grupo e a ser o mais temido gorila das montanhas. Com o tempo, foi apelidado de The Gorilla King, tal era a sua importância entre os gorilas de montanha no Parque Nacional dos Vulcões, no Ruanda.
Gorilas da montanha em perigo
Congo
A escalada do conflito militar que eclodiu recentemente no Congo, entre governo e rebeldes, poderá esta a colocar em risco a sobrevivência daquela espécie no país. A situação já tinha sido denunciada pela UNESCO no mês passado, mas a chegada do conflito às portas do Parque Nacional de Virunga fez com que os guardas do parque fugissem, para salvaguardar as suas vidas e a dos seus familiares, deixando todo o território do parque à mercê de quem quiser caçar os gorilas e outros animais ali existentes.
Parques
Zoos

Oceanário de Lisboa

Lisboa, Portugal

Clínicas

Veterinária São Jorge

Paraná, Brasil

Consultório Veterinário Animalia

Distrito Federal, Brasil

Lojas

Peixe & Cia

Pernambuco, Brasil

Univet - Dog Shop

Ceará, Brasil

Hotéis

Prá-Cão Hospedagem

Rio de Janeiro, Brasil

Quinta da Veiguinha

Bragança, Portugal