Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Chita Animal do Mês no Jardim Zoológico
2013-02-27 » Portugal
As Chitas são conhecidas por serem felinos esguios, com patas muito longas e uma cabeça pequena em relação ao resto do corpo. A sua pelagem amarela com um padrão regular de pintas negras não as deixa passar despercebidas!

Para além de serem o animal terrestre mais rápido mundo, conseguem atingir uma velocidade máxima de 100 a 120 Km/h. São também o único felino diurno e no seu habitat natural procuram vegetação densa para se abrigar e conseguem trepar facilmente as árvores.

Solitárias por natureza, só os machos vivem em pequenos grupos, normalmente constituídos por irmãos, para facilitar a caça e a procura de uma companheira. Embora as Chitas não tenham um período de acasalamento específico, este não é um processo fácil, pois exige que o habitat reúna todas a condições favoráveis.

Enquanto a maioria dos felinos caça por emboscada, esta espécie caça por perseguição da presa em corrida. As suas presas preferidas são Gazelas, Impalas, e crias de Zebras e Gnus, ou pequenos mamíferos como as Lebres e Aves. As Chitas conseguem passar longos períodos sem beber.

As Chitas são consideradas uma espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza. A caça ilegal para obter pele, a destruição do habitat e a perseguição dos criadores de gado são as principais ameaças à continuidade desta espécie.

Venha visitar as Chitas no Trilho das Chitas e fique a conhecer melhor todas as particularidades que distinguem o animal terreste mais rápido do mundo.
Notícias
Usain Bolt adopta chita simbolicamente
Quénia
Numa tentativa de proteger as chitas no Quénia e alertar as populações africanas para o perigo que esta espécie corre, Usain Bolte, o homem mais rápido do mundo nos 100 metros, adoptou uma cria do animal terrestre mais rápido do planeta, a chita, numa cerimónia que decorreu no Parque Nacional Nairóbi.
Governo indiano empenhado em reintroduzir chitas no território
Índia
Com carácter de urgência, o governo indiano pré aprovou algumas zonas onde irão ser feitos levantamentos sobre a possibilidade das chitas serem reintroduzidas no país, quase um século após o último exemplar ter sido morto no território.
Chita mata mulher em zoo belga
Bélgica - Antuérpia
Uma visitante habitual do zoológico de Olmen, foi morta por uma chita no passado Domingo, depois de ter aberto a jaula do animal. Por motivos desconhecidos, a mulher ainda jovem, de 37 anos, que era madrinha desta chita, terá permanecido no zoo para além do horário de funcionamento normal, sem conhecimento de ninguém, e aberto a jaula da chita, sem autorização ou conhecimento dos tratadores.
Canis & Gatis

Aanifeira

Aveiro, Portugal

Parques

Parque Natural de Brasília

Distrito Federal, Brasil

Clínicas

Veterinária Amigo Meu

Distrito Federal, Brasil

Lojas

A Casa dos Bichos

Lisboa, Portugal

Supermercado H. Beppler

Santa Catarina, Brasil

Hotéis

Pousada Nova

Santa Catarina, Brasil

Tócão, Lda

Lisboa, Portugal