Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Curador de Mamíferos do Jardim Zoológico nomeado coordenador do Programa Europeu de Reprodução da espécie Leopardo-da-pérsia
2013-11-20 » Portugal
José Dias Ferreira, Curador de Mamíferos do Jardim Zoológico, acaba de ser nomeado pela EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários) coordenador do Programa Europeu de Reprodução (EEP) dos Leopardos-da-pérsia.

«Esta nomeação vem reconhecer todo o empenho e conhecimento da espécie desenvolvido pela equipa do Jardim Zoológico. Trabalhamos diariamente para conhecer melhor a espécie, criando as condições ideais para que se reproduza. É, desta forma, que concretizamos a missão do Jardim Zoológico: conservar e preservar as espécies ameaçadas», refere José Dias Ferreira.

O Jardim Zoológico foi a primeira instituição zoológica no mundo a transferir um casal de Leopardos-da-pérsia para a Rússia, tendo sido selecionado para colaborar neste programa, devido ao elevado índice de reprodução desta espécie no parque – apresenta a melhor taxa de reprodução na Europa. O Jardim Zoológico foi também convidado a dar formação em maneio de Leopardos no Centro de Reprodução de Sochi (CRS).

O nosso casal de Leopardos (Andrea e Zadig) foi enviado para o Centro de Reprodução de Leopardos de Sochi. A descendência desse casal (já nasceram duas crias - primeiras em 50 anos) será preparada - durante cerca de um ano - para ser reintroduzida no Habitat Natural (Reserva Natural de kavkaski, no Grande Cáucaso). Para além de coordenar o Programa Europeu de Espécies Ameaçadas (EEP) do Leopardo-da-Pérsia, o Jardim Zoológico integra agora o grupo de 5 especialistas (1 Português, 1 Alemão, 2 Suíços e 1 Sueco) que coordena e dá apoio técnico a todo este projeto de reintrodução de Leopardos no Grande Cáucaso.

O EEP é a tipologia mais intensiva de gestão da população de uma espécie mantida nos Jardim Zoológicos que integram a Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA).

O novo responsável pelo programa dará continuidade ao trabalho realizado até ao momento, sempre com o objetivo de promover a conservação da espécie no habitat natural.
Notícias
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
Um ano de linces-ibericos de volta à liberdade
Portugal
O programa de reintrodução do Lince-Ibérico em território nacional fez um ano. Entre a incerteza e o sucesso, muito tem sido feito para que este pequeno felino volte a prosperar no seu habitat natural.
Lince-Ibérico deixa de estar «criticamente ameaçado» e passa a «ameaçado» segundo a I.U.C.N.
Portugal e Espanha
Foram muitos anos de trabalho dos dois lados da fronteira, muita troca de informação, muitas horas de trabalho de todos os envolvidos, muitas expectativas, muito suor aqui e ali salpicado de lágrimas mas, com todos estes muitos, foi possível salvar o felino mais ameaçado do planeta.
Jardim Zoológico recebe dois exemplares de Lince-ibérico, o felino mais ameaçado do mundo
Portugal
O Jardim Zoológico acaba de receber dois exemplares de Lince-ibérico, no âmbito do projecto de conservação desta espécie, em parceria com Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
Zoos

Zoológico de Cubatão

São Paulo, Brasil

Parque Natural da CBMM

Minas Gerais, Brasil

Clínicas

Fiel Companheiro

Pernambuco, Brasil

Lojas

Pró-Cão

São Paulo, Brasil

Dia de Cão

São Paulo, Brasil

Hotéis

Animal Planet

São Paulo, Brasil

Hotel cabeça de Boi

Minas Gerais, Brasil