Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Hidrossauro-das-filipinas - Animal do Mês no Jardim Zoológico de Lisboa
2014-03-05 » Portugal
Os Hidrossauros-das-filipinas são uma espécie de lagarto semi-aquática que surpreende pelo seu tamanho. Sabia que os animais desta espécie podem chegar a atingir 1 metro de comprimento?

De cor verde-acinzentada, os Hidrossauros-das-filipinas caracterizam-se por exibir uma crista de escamas bem desenvolvida na nuca e ao longo do dorso. O macho adulto distingue-se da fêmea através da base da cauda, que contém uma estrutura ereta de pele, em forma de vela de barco.

Esta espécie vive a maior parte do tempo na vegetação acima de cursos de água. Quando se sentem ameaçados, os Hidrossauros-das-filipinas mergulham para se defenderem e utilizam a cauda e os dedos achatados dos membros posteriores para maior propulsão a nadar.

Os alimentos preferidos destes lagartos são folhas, raízes, frutos e, por vezes, insetos e crustáceos. Depois do acasalamento, as fêmeas põem 4 a 10 ovos que escondem em cavidades do solo, perto da água.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza esta espécie encontra-se vulnerável, sendo que as principais ameaças são a perda de habitat e a captura para comércio.

Venha ao Jardim Zoológico e aventure-se a visitar o reptilário para desvendar todos os segredos desta espécie
Notícias
Austrália
Por todo o mundo são muitas as espécies de pequenos répteis que adaptaram o seu corpo por forma a desenvolveram a capacidade para subir as paredes e, na maioria dos casos, não fosse a repulsa que nos causam, até os veríamos como bons companheiros.
Crocodilo transferido do Parque Zoológico de Lagos para França
Portugal
O Zoo de Mulhouse, em França, recebeu há dias um dos machos de crocodilo-anão (Osteolaemus tetraspis) proveniente do Zoo de Lagos, onde viveu os últimos dois anos. O exemplar nasceu em Setembro de 2006, no Bioparc Fuengirola, em Espanha, e chegou a Lagos, com mais 2 irmãos, em Março de 2011, onde cresceu.
Austrália
Uma expedição científica realizada numa região montanhosa no Cabo Melville, em Queensland, Austrália revelou ao mundo três novas espécies de vertebrados - dois répteis e um anfíbio. A expedição conjunta, realizada pelo National Geographic e pela Universidade James Cook, decorreu numa zona montanhosa australiana que muitos consideravam já nada de novo ter a revelar.
Pitão-africana mata Husky Siberiano
Estados Unidos
Desde há muito que se temia que as grandes pitões, cobras invasoras que nos últimos anos se têm multiplicado na Costa Leste dos Estados Unidos, pudessem começar a fazer vítimas junto dos animais de companhia da região.
Crocodilo persistente mantém homem refém por duas semanas
Austrália
Uma crocodilo persistente manteve refém numa ilha australiana, durante duas semanas, um homem neozelandês de 37 anos, e só um golpe de sorte permitiu que fosse salvo do seu degredo insular solitário.
Canis & Gatis
Parques
Zoos
Hotéis

Sapekinha´s Pet Shop

São Paulo, Brasil

Veterinária Aget-Vet

Rio de Janeiro, Brasil