Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Barragens de Sintra recebem espécies em risco
2014-06-01 » Portugal
Os lagos e barragens da Tapada de Monserrate, em Sintra, situadas em pleno Parque Natural Sintra-Cascais, estão desde há algum tempo a ser preparados para receber nas suas águas algumas das espécies que sempre viveram na Bacia Hidrográfica de Colares, mas que desapareceram na totalidade, ou quase, com a introdução de espécies invasoras, como as carpas, os lagostins e os achigãs, que foi necessário erradicar para dar corpo a este importante projecto de reintrodução de espécies ameaçadas da fauna portuguesa.

No início da Primavera, as barragens da Tapada de Monserrate receberam as primeiras bogas-portuguesas e escalos-do-sul. A partir de agora, muito mais trabalho há a fazer, já que as condições vão ter de ser controladas para que todo este trabalho tenha os resultados que todos os envolvidos se propuseram e no qual investiram o seu tempo e dedicação.

Estas espécies que agora se tentam reintroduzir sempre tiveram na região o seu lugar. No caso da boga-portuguesa (I. lusitanica), é uma espécie endémica das bacias do Tejo e do Sado, Colares, Cheleiros e da Samarra. O seu estatuto de conservação está classificado no Livro Vermelho dos Vertebrados Portugueses como «Criticamente em Perigo» e tem recebido desde há algum tempo a atenção daqueles que querem proteger esta espécie. O escalo-do-sul (S. pyrenaicus), além de apresentar a mesma distribuição que a boga-portuguesa, ocorre também no Guadiana e em algumas regiões de Espanha, e está também no Livro Vermelho dos Vertebrados Portugueses com espécie em «Em Perigo», sendo em Espanha considerada «Vulnerável».

Sintra pode ser assim um porto seguro para estas espécies e tornar-se uma maternidade que, no futuro, possa levar peixes a repovoar outros locais onde no passado era possível encontrá-los.
Notícias
Nova exposição temporária do Oceanário abre a 22 de abril
Portugal
Rodrigo Leão compõe para a exposição «Florestas Submersas by Takashi Amano»
A nova exposição temporária do Oceanário de Lisboa, abrirá ao público no dia 22 de abril. «Florestas Submersas by Takashi Amano», apresentará o maior «nature aquarium» do mundo através de uma visita pelas florestas tropicais acompanhada de uma composição inédita de Rodrigo Leão.
Escoócia
Repetidamente se lê e ouve que alguns animais de estimação realizam tratamentos médicos de valor avultado. Neste caso, trata-se de um peixinho vermelho que teve de realizar uma cirurgia e, o dono não olhou aos custos para que o seu amigo tivesse o melhor tratamento possível.
Estados Unidos
Um dos mais estranhos e raros peixes conhecidos, o Demónio-negro-do-mar, também conhecido como peixe-diabo-negro, (Melanocetus johnsonii), foi filmado e capturado no seu habitat por investigadores do Instituto de Investigação do Aquário de Monterey Bay da Califórnia.
Atum-rabilho vendido por preço recorde
Japão
Teme-se pela sua extinção e são em alguns mares protegidos por leis rigorosas, mas a cada ano que passa são mais apreciados pelo mercado japonês, onde o preço sobe em flecha todos os anos por esta altura.
Vaga de ataques de tubarões-brancos preocupa autoridades
Austrália
Depois de, em apenas 10 meses, cinco casos mortais ocorridos em praias australianas terem sido atribuídos a tubarões-brancos, as autoridades estão atentas ao problema e a pensar numa forma de proteger os banhistas.
Canis & Gatis
Parques
Zoos

Zoológico de Guaíba

Rio Grande do Sul, Brasil

Zoológico de Contagem

Minas Gerais, Brasil

Lojas

H2Dog´s

Rio de Janeiro, Brasil

Utilvet - Produtos para Animais

São Jorge, Portugal

Hotéis

Bicharada Pet Shop

São Paulo, Brasil

World Champions Hotel

São Paulo, Brasil