Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Guia de Adoção Responsável
2022-12-20 » Portugal
Em Portugal, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30% nos últimos anos, o que se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia.

Explicações? A pandemia agravou este comportamento, mas não é a única razão.

A impulsividade e pouca reflexão na hora de adotar um animal, como um cão ou um gato, reflete-se nos abandonos, impondo que a decisão se baseie, acima de tudo, em sentido de responsabilidade e compromisso.

Muitas vezes, o que parece um presente perfeito pode revelar-se um desafio para o qual nem todas as famílias se prepararam.

A felicidade e os benefícios de um animal nas nossas vidas, sobretudo para as crianças, estão comprovados, mas um animal não é um presente: é muito mais.

A Pétis, marca do Grupo Ageas Portugal, pretende sensibilizar e consciencializar quer os futuros adotantes, quer quem pretende oferecer um animal de companhia neste Natal, para que estejam certos de que este é o momento certo. Para isso, é necessário considerar três questões-chave:

1. Que animal adotar? Por exemplo, escolher um cão ou um gato? O cão será sempre mais dependente e exigirá mais disponibilidade da família. O gato é mais autónomo e pode prescindir dos passeios ao ar livre.

2. Qual é o meu estilo de vida? Perceber as rotinas de quem adota ou recebe o animal e a sua disponibilidade para alterá-las é essencial. O snimsl vai exigir tempo e energia mental e física.

3. Tem interesse num companheiro permanente? Mais do que uma surpresa, o animal tem de ser desejado, para contruir uma relação positiva e saudável com o adotante. Oferecer um animal de companhia a quem não o deseja ou não gosta de animais, só porque é moda, é um mau princípio.

É importante recordar que um animal não é só um presente, é uma opção para as nossas vidas. Se as respostas às questões acima estiverem alinhadas com o sentido de compromisso e responsabilidade do futuro adotante, segue-se para a etapa seguinte – a preparação da chegada do novo membro fs família. A Pétis enumera algumas recomendações:

Acessórios essenciais

Os gatos necessitam de um cesto, ou algo semelhante, para dormir; uma caixa de areia para as necessidades; um comedouro/bebedouro e a alimentação adequada à sua idade e/ou saúde.

Não esquecer de comprar uma caixa específica para o transporte.

O rol para os cães é muito semelhante: um local protegido para descansarem, uma cama, um bebedouro/comedouro e alimentação adequada à sua idade e saúde.

Os cães precisam também de uma coleira ou peitoral e de uma trela para os passeios diários.

Existem, ainda, brinquedos para cada tipo de animal (bolas, peluches...) e snacks para apoiar na educação.

Primeiros dias

No início, é comum que o cão ou o gato demorem a adaptar-se ao novo ambiente, principalmente à noite.

A cama dos donos pode ser muito aliciante. Contudo, o melhor é não ceder à tentação, porque, mais tarde, quando for adulto, ocupará muito mais espaço.

É muito importante que o animal conheça o seu canto de segurança e descanso.

Para minimizar os efeitos dos primeiros dias, coloque na cama do animal um saco de água morna: terá um efeito calmante e simula o calor da mãe.

Vacinação em dia

Até completarem o esquema de vacinação nas primeiras semanas, os cães não devem ir à rua.

Assim, é preciso identificar um local da casa em que possa colocar jornais e cartões, que servirão, provisoriamente, como local para as necessidades.

Além da vacinação, o acompanhamento e o check-up regular da saúde do animal é fundamental para a sua longevidade e saúde.

Alimentação correta

A escolha da ração é muito importante: deve considerar a raça, o tamanho, a idade e outros fatores, como as alergias.

A esperança média de vida de um cão é de 12 anos, dependendo das raças, mas os gatos podem ultrapassar as 15 primaveras.

Importa, por isso, fazer escolhas mais saudáveis e benéficas, garantindo não apenas mais longevidade, como também mais qualidade de vida.

Uma ração com nutrientes de qualidade e carne fresca é muito importante.

Planear as férias

Para além da vida diária, as férias são uma grande questão para as famílias. No entanto, não têm de ser um problema.

Primeiramente, deve-se planear com antecedência, uma vez que existem muitos alojamentos temporários que aceitam animais de estimação.

Também é possível contratar uma empresa ou um cuidador com serviços ao domicílio que possa alimentar o animal e levá-lo a passear.
Notícias
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres.
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
Estados Unidos
Um cão de pastor alemão de nome Haus tornou-se esta semana um herói improvável, depois de ter salvo a jovem dona do ataque de uma cascavel no quintal de ambos em Tampa, na Florida, Estados Unidos. Haus, o pastor alemão, de dois anos, e Donya, a menina, de sete, bricavam no quintal como habitualmente, quando uma serpente encurralada pelas brincadeiras ameaçou atacar a menina.
Canis & Gatis
Clínicas

Veterinária Boi Gordo

Mato Grosso do Sul, Brasil

Lojas

Millenium Dog Shop

São Paulo, Brasil

João Melo Neto

Santa Catarina, Brasil

Hotéis

Pensão Rio-Mar

Coimbra, Portugal

Eurocan

Lisboa, Portugal