Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Mais um urso pardo morto em acidente rodoviário
2007-08-13 » França
O governo francês tem tentado reintroduzir os ursos pardos nos Altos Pirinéus tendo, para tal, «importado» da Eslovénia cerca de 20 animais.

Os ursos foram libertados em vários locais destas montanhas de forma discreta, já que esta iniciativa tem sofrido grande contestação por parte de algumas organizações com interesses locais. Segundo os agricultores da zona, alguns destes ursos atacam os seus rebanhos, provocando graves perdas de rendimento.

Agora, uma ursa que tinha sido libertada na Primavera do ano passado, Franska de seu nome, foi atropelada e acabou por morrer na estrada. Isto pareceu agradar aos agricultores, que se congratularam com a morte da ursa de 17 anos.

Pelo contrário, todas as organizações defensoras da reintrodução da espécie nos Pirinéus dizem ser necessário implementar o programa com a máxima urgência, repondo o número de animais que vai desaparecendo e aumentando o ritmo de libertação de mais animais, como forma de garantir em definitivo a presença desta espécie que agora estava quase completamente extinta, quando no principio do século XX existiam centenas de animais a viver em plena liberdade.

Estes programas de reintrodução de ursos nas montanhas francesas já testemunharam outras baixas e outros retrocessos, nomeadamente o abate do urso Bruno, num programa semelhante levado a cabo nos Alpes.

Notícias
Jardim Zoológico celebra o nascimento de duas crias de Urso-pardo
Portugal
Semana do Ambiente com animação, atividades e novas crias
Este ano, a Semana do Ambiente tem uma comemoração especial no Jardim Zoológico. O grupo de Ursos-pardos cresceu de 3 para 5 animais com o nascimento de duas crias. A sua apresentação ao público integra os quatro dias de atividades lúdicas e educativas que o Jardim Zoológico preparou, entre 8 e 10 de Junho.
Um urso dorminhoco
Estados Unidos
Em Naples Beach, na Flórida, um urso-pardo invadiu uma residência, não para roubar alimentos ou para estragar o que quer que fosse, mas apenas para dormir uma soneca, ao fresco. Este gesto levou a que o animal já seja conhecido pelo «Urso adormecido».
Jardim Zoológico de Lisboa acolhe três Ursos-pardos
Portugal
Os animais encontram-se na quarentena do Jardim Zoológico O Jardim Zoológico de Lisboa recebeu três Ursos-pardos que se encontravam em Marco de Canaveses. O pedido de recolha destes animais foi efectuado pelo ICNB (Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade), tendo o Jardim Zoológico respondido positivamente a esta solicitação, no âmbito de cooperação com as entidades oficiais, ficando os animais na quarentena do parque, a título provisório, até ser decidido pelo ICNB o seu destino final.
Esperança renasce para ursos nas Astúrias
Espanha
Quando se temia pela sua sobrevivência e já poucos esperavam que os ursos pardos das Astúrias nunca iriam sozinhos ter a capacidade de recuperar as suas populações, as notícias não podiam ser melhores.
Ursos pardos dos Alpes podem estar condenados
Europa
Segundo o braço austríaco da World Wildlife Fund, WWF, os ursos pardos a viver em liberdade nas montanhas alpinas podem desaparecer a curto prazo, já que os animais existentes podem não ser suficientes para manter a população.
Canis & Gatis
Parques

Reserva do Luando

Malanje, Angola

Zoos

Parque Municipal do Mocambo

Minas Gerais, Brasil

Clínicas

Casa do Campo

Paraná, Brasil

Elisete Lobo Amaral

Bahia, Brasil

Lojas

Avicultura Loopi

São Paulo, Brasil

José Gomes de Carvalho

Pernambuco, Brasil

Hotéis

Residencial D. Sancho I

Lisboa, Portugal

Amicão

Porto, Portugal