Animais
Os mamíferos marinhos podem ser encontrados em todos os grandes mares e oceanos do planeta.
Alguns deles são os maiores animais que conhecemos, outros são considerados os maiores assassinos dos mares.
Os moluscos (do latim molluscus, mole) são um grande filo de animais invertebrados, marinhos, de água doce ou terrestres.
O filo Mollusca é o segundo com maior diversidade de espécies, depois dos artrópodes, com cerca de 93 mil espécies atuais confirmadas e até 200 mil espécies estimadas, e 70 mil espécies extintas.
Esta secção não pretende ser um curso superior de criação de peixes, mas uma ferramenta simples e prática para quem vai comprar e equipar o seu primeiro aquário ou, pelo contrário, já possui um e pretende ampliá-lo ou aumentar o número de espécies.
Apesar do seu nome, a origem dos porquinhoas da Índia está na América do Sul, onde um parente selvagem do nosso porquinho doméstico pode ser ainda hoje encontrado,
nas regiões noroeste e sueste do continente, tendo sido domesticado pelos incas, muito antes de os primeiros europeus terem por lá aportado.
Os primatas são uma ordem de mamíferos que inclui macacos, símios, lémures e os seres humanos, dividida informalmente em símios e prossímios (os lémures).
Os primatas evoluíram a partir de antepassados arborícolas nas florestas tropicais; muitas das características da ordem são adaptações a esse modo de vida, e alguns primatas atuais ainda são parcialmente arborícolas.
Os répteis são, por natureza, animais esquivos e pouco dados a grandes confianças com outras espécies, nomeadamente com os seres humanos.
Algumas pessoas, no entanto, conseguem manter relações de familiaridade com alguns destes animais, que serão sempre limitadas, mas não impossíveis.
Várias espécies de roedores figuram entre os mais vulgares animais de companhia.
Esta secção pretende reunir alguns conselhos úteis e informações importantes para quem já possui ou pretende vir a possuir um destes mamíferos.
Notícias
Portugal
Em Portugal, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30% nos últimos anos, o que se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia.
Explicações? A pandemia agravou este comportamento, mas não é a única razão.
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos.
Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres.
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
Canis & Gatis
Beja, Portugal
Setúbal, Portugal
Parques
Parque Nacional da Lagoa do Peixe
Rio Grande do Sul, Brasil
Malanje, Angola
Zoos
Jardim Zoológico Lauro Palhares
Minas Gerais, Brasil
Faro, Portugal
Clínicas
Espírito Santo, Brasil
Animed Plano Veterinário, Ltda
Paraná, Brasil
Lojas
São Paulo, Brasil
Aveiro, Portugal
Hotéis
Leiria, Portugal
São Paulo, Brasil