Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Jardim Zoológico apresenta primeira cria de Gorila no Dia do Animal
2012-10-04 » Portugal
Nasceu a primeira cria de Gorila do Jardim Zoológico! Com 2kg, é filha do macho Nasibu, de 16 anos, e da fêmea Anguka, de 17 anos. Este é um nascimento muito especial para o parque, pois é uma espécie considerada em perigo de extinção.

A pequena cria continua muito ligada à mãe, que a transporta no dorso, ou ao colo, por toda a instalação. No entanto, o pai tem um papel fulcral na integração da nova cria no grupo. Os Gorilas são muito sociáveis e brincam com todos os elementos do grupo.

Esta espécie comunica através de vocalizações, expressões faciais e, também, pela postura corporal. Quando visitar o Templo dos Primatas do Jardim Zoológico não se admire com as exibições e brincadeiras.

Como são animais diurnos, delicie-se a observar estes primatas muito corpulentos, de pelagem predominantemente negra, a brincar e interagir entre si.

No Jardim Zoológico vive um grupo de 5 indivíduos muito coeso, constituído por um macho, três fêmeas e uma cria. A sua alimentação é predominantemente feita por frutos, sementes, folhas, caules e insetos.

Os Gorilas são uma espécie considerada em perigo pela União Internacional para a Conservação da Natureza. Ao ritmo atual, esta espécie pode entrar em extinção por volta de 2050 devido à desflorestação, à produção agrícola e, principalmente, à caça.

Hoje, no Dia do Animal, visite o parque para homenagear esta pequena cria e aproveite as pinturas faciais (entre as 10h00 e as 17h00 junto à Baía dos Golfinhos). Participe no Peddy Paper sobre as espécies do Sudeste Asiático existentes no Jardim Zoológico e habilite-se a ganhar prémios fantásticos.

Igualmente, para celebrar o nascimento da cria de Gorila, o Jardim Zoológico lançou o passatempo 'Dá um nome ao Gorila bebé do Zoo'. O participante que sugira o nome mais original e criativo receberá um KIT Padrinho, tornando-se padrinho oficial do Gorila bebé. O nome do padrinho será ainda publicado no site zoo.pt. Para tal, basta enviar o seu nome completo e a sugestão do nome para a nova cria de Gorila, até dia 10 de outubro, para o email promocao@zoo.pt

Esta é a oportunidade ideal para visitar o Jardim Zoológico com a sua família e dar as boas vindas a esta cria de Gorila muito especial.
Notícias
A mais velha gorila do mundo fez 56 anos
Estados Unidos
É uma longa história de vida, com bons e maus momentos, mas que enche de orgulho os tratadores do Jardim Zoológico Columbus, no Ohio, Estados Unidos. Colo nasceu em 22 de Dezembro de 1956, já em cativeiro.
Ortopedista realiza intervenção cirurgia inovadora em gorila
França
Tudo decorria com normalidade no Vale dos Símios, em La Romagne, França, até ao momento em que um gorila fêmea de nome Kwanza, com oito anos, caiu duma árvore e fracturou gravemente a cabeça do fêmur.
Gorila festeja 53º aniversário em cativeiro
Estados Unidos
Nasceu em 22 de Dezembro de 1956 e acredita-se que possa ser o mais velho gorila a viver em cativeiro. Muitos consideram que foi o primeiro gorila a nascer em cativeiro, pelo menos de forma legal, num zoológico, pode ter acontecido de forma clandestina noutro local.
Morreu Titus, o gorila dos gorilas
Ruanda
Foi um bebé orfão, cresceu com dificuldades entre os seus pares, mas chegou a liderar o seu grupo e a ser o mais temido gorila das montanhas. Com o tempo, foi apelidado de The Gorilla King, tal era a sua importância entre os gorilas de montanha no Parque Nacional dos Vulcões, no Ruanda.
Gorilas da montanha em perigo
Congo
A escalada do conflito militar que eclodiu recentemente no Congo, entre governo e rebeldes, poderá esta a colocar em risco a sobrevivência daquela espécie no país. A situação já tinha sido denunciada pela UNESCO no mês passado, mas a chegada do conflito às portas do Parque Nacional de Virunga fez com que os guardas do parque fugissem, para salvaguardar as suas vidas e a dos seus familiares, deixando todo o território do parque à mercê de quem quiser caçar os gorilas e outros animais ali existentes.
Canis & Gatis
Parques
Clínicas

Rosenilda Farias dos Santos

Paraná, Brasil

Clinicão

Minas Gerais, Brasil

Lojas

Rose´s Pet Shop

São Paulo, Brasil

O Mundo das Aves, Lda

Porto, Portugal

Hotéis

Hotel da Larga Vista

Setúbal, Portugal