Suíça

Cães de avalancha sempre de prevenção


2013-03-17

São cerca de 125 os cães que todos os anos estão alerta para qualquer resgate que seja necessário se alguma avalancha atingir a região de Valais, nos Alpes Suiços.

Todos os anos surge uma grande quantidade de pedidos de ajuda de praticantes de desportos de Inverno que são surpreendidos por deslizamentos de neve. O sucesso do resgate é tanto maior quanto mais rápida for a intervenção e é nesta questão que as capacidades dos cães mais se fazem valer, porque é extraordináriamente mais fácil a localização das vítimas por parte dos animais que pela mão dos humanos e das suas varas. Contudo, nunca é de minimizar uma intervenção feita por mãos muito experientes e, nos dias de hoje, já com recurso a equipamentos electrónicos, que ajudam a maximizar o conhecimento e a sempre importante intuição dos resgatadores.

Para se ser cão de resgate na neve são precisos quatro longos anos de treino de cães e donos, antes de entrarem em acção, num ambiente frio e inóspito onde só a grande capacidade dos cães de encontrar algo ou alguém pelo faro permite o sucesso. É a intervenção destes animais que permite fazer a diferença entre a vida e a morte das vítimas dos muito frequentes deslizamentos de neve, principalmente nas encostas mais expostas ao sol onde esses acidentes mais facilmente se dão.

Antes da entrada dos cães em cena, guias especialistas realizam nas zonas mais frequentadas um trabalho de prevenção, mas esse trabalho, por muito valioso que seja, não consegue evitar de todo as avalanchas e então, quando os acidentes ocorrem, só resta o resgate. Há ainda a agravante de a maioria dos acidentes se darem em regiões montanhosas pouco frequentadas e menos conhecidas, com grupos de praticantes mais destemidos que por aí se aventuram, já que nas zonas mais frequentadas esse tipo de riscos são muito minimizados pelos experientes guias contratados. Para chegar a essas regiões mais recônditas em pouco tempo, homens e cães são transportados de helicóptero até ao local onde se deu o deslizamento e, a partir desse momento, muito do salvamento fica literalmente entregue ao nariz dos cães, resultado do treino intensivo que lhes foi ministrado.

Nestas equipas de cães de avalancha, existentes por todos os Alpes, são muitos os homens e mulheres que voluntariamente dão o seu tempo e se arriscam, juntamente com os seus cães, de muitas raças diferentes, e muitos deles adoptados em abrigos para animais abandonados, que merecem o reconhecimento de todos aqueles que praticam desportos de Inverno nesta região.



Notícias
2016-09-03 Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado 9 dias sob os escombros da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrario dos donos que dormiam no piso superior.
Filtros: Cães
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
2016-07-28 Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
2016-07-10 Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres. Segundo o estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade da Geórgia do Sul, nos Estados Unidos, as mulheres com mais de 50 anos beneficiam particularmente da companhia de um cão ou gato como animal de estimação, em particular um gato, já que o número de senhoras donas de gatos que acabam por sofrer de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é significativamente mais baixo que aquelas que não têm nenhum animal de companhia e consegue ser ainda mais baixo que aquelas que são donas de cães.
2016-05-15 Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
2016-05-15 Estados Unidos
Um cão de pastor alemão de nome Haus tornou-se esta semana um herói improvável, depois de ter salvo a jovem dona do ataque de uma cascavel no quintal de ambos em Tampa, na Florida, Estados Unidos. Haus, o pastor alemão, de dois anos, e Donya, a menina, de sete, bricavam no quintal como habitualmente, quando uma serpente encurralada pelas brincadeiras ameaçou atacar a menina.
Filtros: Cães
Leonardo DiCaprio irrita responsáveis indonésios por defender orangotangos e florestas do país.
2016-04-05 Indonésia
O ator americano Leonardo DiCaprio pode vir a ser proibido de voltar a entrar na Indonésia depois de, no final do mês de Março, ter feito uma visita a um santuário de orangotangos e logo aí ter feito algumas declarações que foram mal recebidas por alguns responsáveis do país, que já ameaçaram colocar o seu nome numa lista negra de prescritos.
2016-03-04 Portugal
O Jardim Zoológico marca presença na 28ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, a maior montra da oferta turística em Portugal, entre 2 e 6 de Março. No stand, a diversão está garantida, com vários desafios e surpresas como a Roleta da Sorte, onde durante os dias de semana serão sorteados os famosos calendários do Zoo.
2016-02-21 Portugal
O Oceanário de Lisboa financia um fundo genético europeu gerido pelo «Fish and Aquatic Invertebrate Taxon Advisory Group» (FAITAG), no âmbito de programas de reprodução de espécies ameaçadas desenvolvidos pelos aquários públicos europeus.
2016-02-21 Portugal
Foi inaugurado a 13 de Fevereiro o primeiro serviço de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e Ressonância Magnética para animais de companhia, em Portugal, disponibilizado pelo Centro de Imagem Montenegro.
2016-02-21 Argentina
Um golfinho bebé, de dois que arrojaram à costa na praia Santa Teresita, na Argentina, acabou por morrer depois de ter estado demasiado tempo fora de água, porque os veraneantes decidiram tirar «selfies» com ele.


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
Cartaxo, Portugal
Hotel Quinta das Pratas
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy