Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Um cão que vale ouro
2013-03-29 » China
Quanto poderá valer comercialmente o cão mais caro do mundo?
Um milhão e meio de dólares, é esse o valor estimado que o cão Big Splash terá neste momento, no mercado oriental de cães de companhia.

Big Splash, é um Dogue do Tibete, ou Mastim Tibetano, de apenas 11 meses, considerado por muitos especialistas orientais da raça o animal perfeito e que, no futuro, dará certamente excelentes exemplares se acasalar com uma cadela de bons genes. O seu proprietário, um abastado empresário chinês de nome Lu, já recebeu entretanto propostas para o vender e recusou fazê-lo, sem adiantar os valores oferecidos pelos potenciais compradores.

Os Mastins Tibetanos ainda há poucos anos eram vendidos a um preço mais acessivel, cerca de 800 dólares nos países asiáticos, mas é convicção de muitos que os animais desta raça, principalmente os vermelhos, como Big Splash, são sagrados e trazem a sorte aos seus proprietários, começou a fazer os preços subir em flecha tendo alguns animais desta raça atingido valor exorbitantes, em resultado de compras realizadas por anónimos das classes abastadas chinesas, por valores que rondaram os 800.000 a um milhão de dólares.

Muitos perguntaram de onde vem esta convicção dos chineses, de que um cão desta raça pode fazer sorte e felicidade. Reza a história que grandes e respeitados personagens asiáticos terão tido Mastins Tibetanos vermelhos - Buddha e Genghis Khan são só os mais conhecidos.

Por outro lado, os mosteiros tibetanos também eram guardados por animais desta raça. Não que fossem treinados para tal, mas como apareciam abandonados nos mosteiros, eram protegidos pelos monges, como todos os outros animais, e acabavam como qualquer outro cão por aguçar o seu sentido de propriedade e por defendê-los de intrusos.

Independentemente das convicções de cada um, a verdade é que em apenas uma mão cheia de anos, o valor estes animais passou de algumas centenas de dólares para milhões e, com o crescimento rápido de novas fortunas na China, não será de estranhar que muito em breve estes valores se tenham tornado obsoletos e venham a acontecer transações a preços muito mais elevados que os actuais.
Notícias
Guia de Adoção Responsável
Portugal
Em Portugal, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30% nos últimos anos, o que se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia. Explicações? A pandemia agravou este comportamento, mas não é a única razão.
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres.
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
Parques

Reserva Parcial do Namibe

Namibe, Angola

Parque Nacional do Zinave

Inhambane, Moçambique

Clínicas

Hospital Veterinário

Minas Gerais, Brasil

Lojas

Rações Boa Vista

São Paulo, Brasil

Mega Pet, Lda

Lisboa, Portugal

Hotéis

Cia Das Patas

São Paulo, Brasil

Casa de Cimo da Vila

Viseu, Portugal