República do Congo

Comportamento dos jovens bonobos semelhante ao das crianças humanas


2013-10-19

O bonobos, Pan paniscus, é o primata mais próximo do Homem, quer em termos genéticos, já que partilha connosco 98,7 % do mapa genético, quer em termos sociais, porque é o primata com estruturas familiares e sociais mais próximas das nossas - mais que o chimpanzé e o gorila. No entanto, é uma espécie menos estudada que estes outros símios e talvez por isso continue a surpreender tanto os investigadores.

Um grupo de investigadores do Centro de Pesquisa Nacional de Primatas de Yerkes, pertencente à Universidade de Emory, na Geórgia, tem-se debruçado sobre esta espécie em particular e publicou os mais recentes resultados do seu trabalho na revista cientifica Proceeding da Academia Nacional de Ciências americana. Trata-se de um conjunto de resultados surpreendentes - ou talvez não, para os mais atentos.

As observações que levaram a equipa a tirar estas conclusões foram realizadas no terreno, num santuário para primatas na República do Congo, região de onde os bonobos são originários, e o comportamento dos animais estudados foi filmado para posteriormente ser analisado. As imagens foram depois visualizadas de forma mais lenta, para os investigadores terem acesso a todos os detalhes que no local poderiam ser inadvertidamente deixados para trás, uma vez que se podem perder pormenores se centrarmos a nossa atenção em determinados animais e perdermos temporariamente a noção do que se passa à nossa volta.

Um dos aspectos estudados foi a forma como os símios reagiam à frustração e concluíram que estes reagem rapidamente, estado desde logo disponíveis para consolar os seus pares mais tristes, aproximando-se destes, dando abraços e acariciando-os por forma minorar o seu sofrimento, ainda que temporário. Concluiu-se assim que estes animais possuem algum domínio comportamental, controlando as suas acções e conseguindo evitar explosões emocionais.

Maioritariamente, os bonobos que residem no santuário são órfãos cujas mães perderam a vida às mãos de caçadores furtivos. Esta perda levou a que necessitassem de muito mais tempo para aprenderem a controlar as suas emoções do que os animais que puderam usufruir do acompanhamento das mães, que parecem ter esse controlo mais facilitado. Uma das situações em que os investigadores puderam constatar isso foi quando, por algum motivo, os jovens bonobos sofriam algum tipo de agressão, verificando que tinham comportamentos diferenciados, já que aqueles que conviveram com as mães rapidamente controlavam as emoções, enquanto os órfãos necessitavam de mais tempo para o conseguirem e, muitas vezes, necessitavam da intervenção de outros animais de idade semelhante para o conseguirem. Também foi visível que os adolescentes e adultos demonstram uma menor propensão para consolarem os jovens do que estes entre si.

Concluíram também os investigadores que esta espécie consegue controlar os comportamentos dos seus pares que se encontram angustiados devido a algum tipo de experiência desagradável com atitudes muito similares às que as crianças humanas têm entre si. Ficou claro que nos órfãos bonobos esse controlo é mais difícil, o que também tende a acontecer com as crianças humanas, demonstrando padrões emocionais muito próximos entre as duas espécies, nas quais o controlo das emoções é fundamental para uma socialização saudável.

O estudo realça o facto de estes comportamentos serem importantes para entender a evolução humana e que este comportamento similar entre as duas espécies remontará a uma época em que terá havido um antepassado comum, há cerca de 6 milhões de anos.

Para levar a cabo este trabalho de investigação no terreno, foi usada uma amostra constituída por 13 bonobos adultos, 11 adolescentes e 12 jovens, e o seu comportamento foi comparado com o comportamento de humanos de idade próxima.



Notícias
2016-09-03 Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado 9 dias sob os escombros da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrario dos donos que dormiam no piso superior.
Filtros: Cães
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
2016-07-28 Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
2016-07-10 Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres. Segundo o estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade da Geórgia do Sul, nos Estados Unidos, as mulheres com mais de 50 anos beneficiam particularmente da companhia de um cão ou gato como animal de estimação, em particular um gato, já que o número de senhoras donas de gatos que acabam por sofrer de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é significativamente mais baixo que aquelas que não têm nenhum animal de companhia e consegue ser ainda mais baixo que aquelas que são donas de cães.
2016-05-15 Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
2016-05-15 Estados Unidos
Um cão de pastor alemão de nome Haus tornou-se esta semana um herói improvável, depois de ter salvo a jovem dona do ataque de uma cascavel no quintal de ambos em Tampa, na Florida, Estados Unidos. Haus, o pastor alemão, de dois anos, e Donya, a menina, de sete, bricavam no quintal como habitualmente, quando uma serpente encurralada pelas brincadeiras ameaçou atacar a menina.
Filtros: Cães
Leonardo DiCaprio irrita responsáveis indonésios por defender orangotangos e florestas do país.
2016-04-05 Indonésia
O ator americano Leonardo DiCaprio pode vir a ser proibido de voltar a entrar na Indonésia depois de, no final do mês de Março, ter feito uma visita a um santuário de orangotangos e logo aí ter feito algumas declarações que foram mal recebidas por alguns responsáveis do país, que já ameaçaram colocar o seu nome numa lista negra de prescritos.
2016-03-04 Portugal
O Jardim Zoológico marca presença na 28ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, a maior montra da oferta turística em Portugal, entre 2 e 6 de Março. No stand, a diversão está garantida, com vários desafios e surpresas como a Roleta da Sorte, onde durante os dias de semana serão sorteados os famosos calendários do Zoo.
2016-02-21 Portugal
O Oceanário de Lisboa financia um fundo genético europeu gerido pelo «Fish and Aquatic Invertebrate Taxon Advisory Group» (FAITAG), no âmbito de programas de reprodução de espécies ameaçadas desenvolvidos pelos aquários públicos europeus.
2016-02-21 Portugal
Foi inaugurado a 13 de Fevereiro o primeiro serviço de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e Ressonância Magnética para animais de companhia, em Portugal, disponibilizado pelo Centro de Imagem Montenegro.
2016-02-21 Argentina
Um golfinho bebé, de dois que arrojaram à costa na praia Santa Teresita, na Argentina, acabou por morrer depois de ter estado demasiado tempo fora de água, porque os veraneantes decidiram tirar «selfies» com ele.


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy