Brasil

Criança de 8 anos resiste a ataque de anaconda


2007-02-10

Em Cosmorama, estado de São Paulo, uma criança de 8 anos sobreviveu milagrosamente ao ataque de uma anaconda com mais de 5 metros, com a ajuda do avô.

Mateus, a criança atacada, passeava à beira de um riacho na companhia de um cão, quando viu uma pedra ideal para atirar para o rio, para o cão ir atrás, mas quando se baixou, foi atacado no braço pela grande cobra. Apesar de se ter conseguido libertar um vez, a cobra voltou a morder a criança, desta vez no peito, e começou a enrolar o seu corpo em redor da criança, como sempre faz com as suas presas. Esta é a forma típica de atacar da anaconda: primeiro, espera a presa emboscada na água, depois ataca, enrolando-se em redor da vítima até que esta deixe de conseguir respirar e morra sufocada por constrição, e só então começa a engolir a presa, sempre pela cabeça.

Alertado pelo barulho e apelos de ajuda que vinham do local onde a cobra atacou a criança, o avô, Joaquim Pereira, de 66 anos, dirigiu-se ao local, onde tentou sem sucesso retirar a cobra que estava completamente enrolada no neto. A seguir, pensou em bater com pedras na cabeça da cobra até esta largar a criança, o que também não resultou. Só quando lhe trouxeram uma grande faca com a qual começou a atacar a cobra, é que Joaquim Pereira começou a notar algum sucesso nos seu esforços, embora com muita dificuldade, já que o animal era extremamente rijo e inicialmente a faca parecia não ser capaz de a cortar.

A luta para salvar o neto demorou meia hora, após o que a criança foi levada a uma clínica onde as feridas resultantes das dentadas da cobra foram suturadas. O seu estado de saúde é bom, e anímicamente está óptimo, já que acredita que, se voltar a ser atacado, o avô herói o volta a salvar.

A anaconda que atacou o menino pertence a uma espécie que já é rara nesta zona do país, a sua presença é mais comum em zonas não habitadas e florestas densas, embora possa ser encontrada em quase toda a América do Sul, da Venezuela até à Argentina. Este exemplar, com 35 quilos e mais de 5 metros de comprimento, pode ser já considerado um gigante, embora as grandes serpentes desta espécie possam atingir os 9 metros.

Os humanos, ao que se sabe, não costumam fazer parte da alimentação destes répteis gigantes, aliás, não existem até hoje provas de que alguma vez alguém tenha sido devorado por uma destas cobras. No entanto, o desaparecimento de algumas pessoas no Rio Orinoco, na Venezuela, tem tido como potenciais suspeitas as grandes anacondas que por ali abundam e que se diz serem os maiores exemplares desta espécie. Um dos alimentos preferidos destes animais são as capivaras, embora qualquer outro animal possa ser alvo destes gigantes, desde jacarés até vacas, basta estarem no local errado à hora errada.



Notícias
2015-01-28 Estados Unidos
Imagine que o seu gato de estimação, para grande desgosto seu, morre. Sofrendo, faz-lhe o funeral e, passados 5 dias, o gato volta a casa como se nada tivesse acontecido, só o mau especto o trai. Foi isso que aconteceu a Ellis Hutson, em Tampa, na Flórida, que ainda não recuperou completamente do susto, pois agora tem um gato zombi e vai ter que lidar com isso.
2015-01-28 Portugal
Começa já na próxima sexta feira, dia 30 de janeiro, a edição do Pet Festival 2015 – Salão dos Animais de Estimação, que mais uma vez terá lugar na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.
Filtros: Cães
Gatos e cães salvam vidas
2015-01-24
Os animais de companhia podem trazer muitos benefícios para a saúde física e mental dos seus donos e daqueles com quem interagem. Já muito falámos aqui desse tema, mas nos últimos dias, literalmente, vidas humanas foram salvas por animais que não tinham qualquer tipo de treino para o fazerem, mostrando que a sua intuição, por si só, é suficiente para salvar vidas a crianças ou idosos, não fazendo distinção.
Filtros: Gatos
2015-01-17 Inglaterra
Uma cadela de raça labrador aprendeu a viajar sozinha, no autocarro, até ao parque onde o dono a levava a passear e agora realiza a proeza com tanta frequência que os passageiros já sentem a sua falta quando ela não vai.
Filtros: Cães
2015-01-14 Estados Unidos
A Motorola desenvolveu e vai lançar no mercado coleiras para cães que permitem aos donos saber quase tudo sobre os seus cães e o dia-a-dia destes. Os dois modelos de coleira agora anunciados, para o cada vez mais sofisticado e exigente mercado dos produtos para animais de companhia, prometem fazer os donos abrir a carteira, para que os seus cães possam dispor de uma destas maravilhas tecnológicas concebidas pela Motorola.
Filtros: Cães
Animais ajudam crianças autistas
2015-01-04 Estados Unidos
Desde há muito que se propõem terapias com animais para aqueles em quem é diagnosticada alguma problemática do espectro do autismo, independentemente do grau. Sabe-se que as competências sociais acabam por sair sempre reforçadas, sejam cães, gatos, cavalos, golfinhos ou quaisquer outros animais que interajam com aquele que beneficia da terapia.
Filtros: Cães
2014-12-30 Estados Unidos
Cada vez mais a tecnologia de ponta é posta ao serviço dos humanos e dos animais. Desta vez, o felizardo foi um cão que viu ser-lhe restituído o andar, depois de um grupo de voluntários ter criado para ele umas patas biónicas e de as ter obtido numa impressora 3D de última geração.
Filtros: Cães
2014-12-30 Itália
De vez em quando, somos surpreendidos pelo engenho com que alguns tentam enganar todos os outros. Felizmente, já poucos se deixam enganar e as vigarices acabam mal para aqueles que as cometem, principalmente quando se tentam mostrar cães pintados como se fossem pandas e se tenta com essa patranha ganhar dinheiro.
2014-12-30 Global
A época que se aproxima é aquela em que mais problemas podem ser causados aos nossos animais de estimação. O fogo-de-artifício e outras fontes de barulhos menos comuns podem criar neles um elevado nível de «stress» e levar a que se assustem e magoem ou, em muitos casos, a que fujam para não mais voltar.
Filtros: Cães
2014-12-22 Estados Unidos
Um cão modelo que permite que os seus donos embolsem algo como 12000 euros mensais é algo raro, muito raro, mas é o feito que Bodhi tem conseguido ao longo dos tempos, ao ser preferido para campanhas publicitárias de várias marcas de artigos para cães.
Filtros: Cães


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Publicidade


Classificados
Agueda, Portugal
pinshers miniatura LOP
são paulo, brasil
Canil menorah cativantes filho


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy