Brasil

Criança de 8 anos resiste a ataque de anaconda


2007-02-10

Em Cosmorama, estado de São Paulo, uma criança de 8 anos sobreviveu milagrosamente ao ataque de uma anaconda com mais de 5 metros, com a ajuda do avô.

Mateus, a criança atacada, passeava à beira de um riacho na companhia de um cão, quando viu uma pedra ideal para atirar para o rio, para o cão ir atrás, mas quando se baixou, foi atacado no braço pela grande cobra. Apesar de se ter conseguido libertar um vez, a cobra voltou a morder a criança, desta vez no peito, e começou a enrolar o seu corpo em redor da criança, como sempre faz com as suas presas. Esta é a forma típica de atacar da anaconda: primeiro, espera a presa emboscada na água, depois ataca, enrolando-se em redor da vítima até que esta deixe de conseguir respirar e morra sufocada por constrição, e só então começa a engolir a presa, sempre pela cabeça.

Alertado pelo barulho e apelos de ajuda que vinham do local onde a cobra atacou a criança, o avô, Joaquim Pereira, de 66 anos, dirigiu-se ao local, onde tentou sem sucesso retirar a cobra que estava completamente enrolada no neto. A seguir, pensou em bater com pedras na cabeça da cobra até esta largar a criança, o que também não resultou. Só quando lhe trouxeram uma grande faca com a qual começou a atacar a cobra, é que Joaquim Pereira começou a notar algum sucesso nos seu esforços, embora com muita dificuldade, já que o animal era extremamente rijo e inicialmente a faca parecia não ser capaz de a cortar.

A luta para salvar o neto demorou meia hora, após o que a criança foi levada a uma clínica onde as feridas resultantes das dentadas da cobra foram suturadas. O seu estado de saúde é bom, e anímicamente está óptimo, já que acredita que, se voltar a ser atacado, o avô herói o volta a salvar.

A anaconda que atacou o menino pertence a uma espécie que já é rara nesta zona do país, a sua presença é mais comum em zonas não habitadas e florestas densas, embora possa ser encontrada em quase toda a América do Sul, da Venezuela até à Argentina. Este exemplar, com 35 quilos e mais de 5 metros de comprimento, pode ser já considerado um gigante, embora as grandes serpentes desta espécie possam atingir os 9 metros.

Os humanos, ao que se sabe, não costumam fazer parte da alimentação destes répteis gigantes, aliás, não existem até hoje provas de que alguma vez alguém tenha sido devorado por uma destas cobras. No entanto, o desaparecimento de algumas pessoas no Rio Orinoco, na Venezuela, tem tido como potenciais suspeitas as grandes anacondas que por ali abundam e que se diz serem os maiores exemplares desta espécie. Um dos alimentos preferidos destes animais são as capivaras, embora qualquer outro animal possa ser alvo destes gigantes, desde jacarés até vacas, basta estarem no local errado à hora errada.



Notícias
Cães para proteger lobos e rebanhos – Life MedWolf
2014-09-28 Portugal
Com o intuito de proteger os rebanhos e os lobos-ibéricos, diminuindo os conflitos entre os criadores de gado e os animais selvagens, vai começar a ser implantado no terreno o projeto «Life MedWolf – Boas Práticas para a conservação do lobo em regiões Mediterrânicas».
Filtros: Cães
Hipopótamo José Maria muda-se para Turim
2014-09-20 Portugal
No âmbito do programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEP), o Jardim Zoológico enviou um Hipopótamo-pigmeu, para o Zoo de Turim. Nascido no Jardim Zoológico em 2011, o hipopótamo José Maria está quase a atingir a maturidade sexual, pelo que este é o momento indicado para iniciar uma nova etapa.
Cães pessimistas? Alguns sim.
2014-09-20 Austrália
Pensamos sempre nos cães como animais alegres e brincalhões mas, segundo um estudo apresentado esta semana e publicado na revista «Plos One», eles podem ser pessimistas. De acordo com este estudo, desenvolvido na universidade australiana de Sidney, os cães esperam que os seus dias tragam bons acontecimentos, o que nem sempre acontece e, nesses casos, alguns cães ficam profundamente pessimistas.
Filtros: Cães
Festas em vez de palavras
2014-09-14 Estados Unidos
Falar com os cães é importante, mas do que verdadeiramente eles gostam é de festas e carinhos. Pelo menos, é o que diz um estudo da Universidade do Arizona com a colaboração de investigadores de outras universidades americanas, revelado recentemente pelo Huffington Post.
Filtros: Cães
Vida de cão rejeitado
2014-09-07 Inglaterra
Um cão de raça lurcher, de nome Jed, foi já por 17000 vezes indicado para adopção, ao longo de 7 anos, mas até agora ninguém quis ficar com ele, apesar de já ter inclusive ido para casa de uma eventual família adoptante.
Filtros: Cães
Cheirar é com os elefantes
2014-09-07 Japão
Mais que dizer que «alguém tem uma memória de elefante», vamos poder começar a usar a expressão «alguém tem um nariz de elefante», sem qualquer ofensa àquele a que nos dirigimos, nem ao tamanho do seu nariz.
Gatos salvam vidas em Moçambique eliminando cobras
2014-08-31 Moçambique
No ano de 2009, surgiu numa região central de Moçambique, no Distrito de Guro, uma praga de mambas, serpentes altamente venenosas que podem matar um ser humano se este não receber tratamento depois de ser mordido.
Filtros: Gatos
Matemática do cão pastor
2014-08-28 Global
Um grupo de biólogos e matemáticos, respectivamente da Universidade de Swansea, no País de Gales, e da Universidade de Uppsala, na Suécia, afirmam ter descoberto o modelo que explica formalmente a actuação do cão pastor.
Filtros: Cães
Portugueses preferem os cães aos gatos
2014-08-17 Portugal
Segundo um estudo realizado por uma empresa de análises de mercado, a Euromonitor Internacional, os portugueses, ao contrário da maioria dos europeus, preferem os cães aos gatos quando escolhem um animal de companhia.
Filtros: Cães
Praia para cães mantém sucesso 15 anos depois de ter sido licenciada
2014-08-17 Itália
Foi já há 15 anos que a Praia de Baubeach, situada no Norte de Itália, foi licenciada. A praia, situada no Mar de Maccaresa, só no ano de 2013 recebeu cerca de 7000 cães acompanhados pelos seus donos. Sim, aqui os donos podem entrar a acompanhar os seus cães, ao contrário das praias comuns italianas, onde a presença de cães a acompanhar os donos é proibida.
Filtros: Cães


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Publicidade


Classificados
Guarapari, Brasil
VENDO BOXER
São Paulo, brasil
Canil Menorah filhotes de ótim
Matosinhos, Portugal
Afiação de Lâminas Tosquia e T


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy