Brasil

Criança de 8 anos resiste a ataque de anaconda


2007-02-10

Em Cosmorama, estado de São Paulo, uma criança de 8 anos sobreviveu milagrosamente ao ataque de uma anaconda com mais de 5 metros, com a ajuda do avô.

Mateus, a criança atacada, passeava à beira de um riacho na companhia de um cão, quando viu uma pedra ideal para atirar para o rio, para o cão ir atrás, mas quando se baixou, foi atacado no braço pela grande cobra. Apesar de se ter conseguido libertar um vez, a cobra voltou a morder a criança, desta vez no peito, e começou a enrolar o seu corpo em redor da criança, como sempre faz com as suas presas. Esta é a forma típica de atacar da anaconda: primeiro, espera a presa emboscada na água, depois ataca, enrolando-se em redor da vítima até que esta deixe de conseguir respirar e morra sufocada por constrição, e só então começa a engolir a presa, sempre pela cabeça.

Alertado pelo barulho e apelos de ajuda que vinham do local onde a cobra atacou a criança, o avô, Joaquim Pereira, de 66 anos, dirigiu-se ao local, onde tentou sem sucesso retirar a cobra que estava completamente enrolada no neto. A seguir, pensou em bater com pedras na cabeça da cobra até esta largar a criança, o que também não resultou. Só quando lhe trouxeram uma grande faca com a qual começou a atacar a cobra, é que Joaquim Pereira começou a notar algum sucesso nos seu esforços, embora com muita dificuldade, já que o animal era extremamente rijo e inicialmente a faca parecia não ser capaz de a cortar.

A luta para salvar o neto demorou meia hora, após o que a criança foi levada a uma clínica onde as feridas resultantes das dentadas da cobra foram suturadas. O seu estado de saúde é bom, e anímicamente está óptimo, já que acredita que, se voltar a ser atacado, o avô herói o volta a salvar.

A anaconda que atacou o menino pertence a uma espécie que já é rara nesta zona do país, a sua presença é mais comum em zonas não habitadas e florestas densas, embora possa ser encontrada em quase toda a América do Sul, da Venezuela até à Argentina. Este exemplar, com 35 quilos e mais de 5 metros de comprimento, pode ser já considerado um gigante, embora as grandes serpentes desta espécie possam atingir os 9 metros.

Os humanos, ao que se sabe, não costumam fazer parte da alimentação destes répteis gigantes, aliás, não existem até hoje provas de que alguma vez alguém tenha sido devorado por uma destas cobras. No entanto, o desaparecimento de algumas pessoas no Rio Orinoco, na Venezuela, tem tido como potenciais suspeitas as grandes anacondas que por ali abundam e que se diz serem os maiores exemplares desta espécie. Um dos alimentos preferidos destes animais são as capivaras, embora qualquer outro animal possa ser alvo destes gigantes, desde jacarés até vacas, basta estarem no local errado à hora errada.



Notícias
Petição pede praia onde cães possam estar para o Algarve
2015-08-16 Portugal
Um grupo de cidadãos lançou uma petição online com o intuito de que seja uma criada uma praia no Algarve onde os cães possam estar acompanhados pelos donos. Não é objetivo dos peticionantes que os cães possam frequentar todas as praias do Algarve ou do país, mas apenas que lhes seja permitido ir a uma praia onde não sejam vistos como intrusos durante a época balnear.
Filtros: Cães
Cães vão ao museu
2015-08-02 Alemanha
Depois de hotéis para cães, música para cães, televisão para cães e muitas outras coisas que vão sendo criadas para os nossos melhores amigos, eis que um Museu de Berlim, na Alemanha, decide abrir as suas portas aos cães.
Filtros: Cães
2015-07-12 Estados Unidos
Na política já tudo pode acontecer sem que achemos estranho, até um gato ser candidato à presidência de um dos mais poderosos países do mundo. E este é o mote para uma das histórias mais estranhas dos últimos dias.
Filtros: Gatos
2015-07-12 Portugal
Pelo quarto ano consecutivo, o Oceanário de Lisboa é distinguido com o Certificado de Excelência do TripAdvisor. Reconhecido em 2014 como o melhor aquário da Europa e o segundo do mundo, o Oceanário de Lisboa ocupa atualmente o primeiro lugar das 436 experiências a viver em Lisboa.
Hipopótamo-pigmeu do Jardim Zoológico viaja para a Flórida
2015-06-24 Portugal
A cria de Hipopótamo-pigmeu com 3 anos nascida no Jardim Zoológico, acaba de viajar para Florida com destino ao Center for Conservationof Tropical Ungulates. Esta espécie está classificada como «Em perigo» pela União Internacional para a Conservação da Natureza.
Lince-Ibérico deixa de estar «criticamente ameaçado» e passa a «ameaçado» segundo a I.U.C.N.
2015-06-24 Portugal e Espanha
Foram muitos anos de trabalho dos dois lados da fronteira, muita troca de informação, muitas horas de trabalho de todos os envolvidos, muitas expectativas, muito suor aqui e ali salpicado de lágrimas mas, com todos estes muitos, foi possível salvar o felino mais ameaçado do planeta.
Ver imagens e vídeos de gatos faz bem ao humor e à saúde
2015-06-24 Estados Unidos
Pelo menos é isso que parece demonstrar um estudo da Indiana University Bloomington, liderado pela investigadora Jessica Gall Myrick. Para chegar a estes resultados, os investigadores observaram atenta e repetidamente o comportamento de 6500 pessoas enquanto viam vídeos mais ou menos engraçados de gatos nos seus computadores, e como reagiam nas horas subsequentes a essas visualizações.
Filtros: Gatos
Jardim Zoológico celebra o nascimento de duas crias de Urso-pardo
2015-06-09 Portugal
Semana do Ambiente com animação, atividades e novas crias
Este ano, a Semana do Ambiente tem uma comemoração especial no Jardim Zoológico. O grupo de Ursos-pardos cresceu de 3 para 5 animais com o nascimento de duas crias. A sua apresentação ao público integra os quatro dias de atividades lúdicas e educativas que o Jardim Zoológico preparou, entre 8 e 10 de Junho.
2015-06-09 Portugal
A Clínica Veterinária Montenegro pôs à disposição dos seus clientes vários planos de saúde para cães e gatos. Desta forma, a Clínica Veterinária Montenegro procura prestar o acompanhamento médico necessário aos animais de companhia para terem uma vida saudável.
2015-06-09 Escócia
Foi, no mínimo, uma centena o número de cães que teoricamente se terá suicidado nos últimos 50 anos na Overton Bridge, na Escócia. Esta ponte, construída em 1859, tornou-se famosa porque alguns cães se foram atirando desde o topo dessa estrutura, sem qualquer motivo aparente.
Filtros: Cães


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Publicidade

Quer vender a sua moradia em Cascais?

Sem exclusividade!

Sem complicações!

Tel. 935 998 614

frederico.madeira@espacoadois.pt

Contacte-nos sem compromisso!


Classificados
Salvador, Brazil
Bearded Collie - Havenblue
Porto - Santo Tirso, Portugal
Leões da Rodésia
São Paulo, brasil
Canil menorah lindos filhotes


Publicidade


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy