Brasil

Criança de 8 anos resiste a ataque de anaconda


2007-02-10

Em Cosmorama, estado de São Paulo, uma criança de 8 anos sobreviveu milagrosamente ao ataque de uma anaconda com mais de 5 metros, com a ajuda do avô.

Mateus, a criança atacada, passeava à beira de um riacho na companhia de um cão, quando viu uma pedra ideal para atirar para o rio, para o cão ir atrás, mas quando se baixou, foi atacado no braço pela grande cobra. Apesar de se ter conseguido libertar um vez, a cobra voltou a morder a criança, desta vez no peito, e começou a enrolar o seu corpo em redor da criança, como sempre faz com as suas presas. Esta é a forma típica de atacar da anaconda: primeiro, espera a presa emboscada na água, depois ataca, enrolando-se em redor da vítima até que esta deixe de conseguir respirar e morra sufocada por constrição, e só então começa a engolir a presa, sempre pela cabeça.

Alertado pelo barulho e apelos de ajuda que vinham do local onde a cobra atacou a criança, o avô, Joaquim Pereira, de 66 anos, dirigiu-se ao local, onde tentou sem sucesso retirar a cobra que estava completamente enrolada no neto. A seguir, pensou em bater com pedras na cabeça da cobra até esta largar a criança, o que também não resultou. Só quando lhe trouxeram uma grande faca com a qual começou a atacar a cobra, é que Joaquim Pereira começou a notar algum sucesso nos seu esforços, embora com muita dificuldade, já que o animal era extremamente rijo e inicialmente a faca parecia não ser capaz de a cortar.

A luta para salvar o neto demorou meia hora, após o que a criança foi levada a uma clínica onde as feridas resultantes das dentadas da cobra foram suturadas. O seu estado de saúde é bom, e anímicamente está óptimo, já que acredita que, se voltar a ser atacado, o avô herói o volta a salvar.

A anaconda que atacou o menino pertence a uma espécie que já é rara nesta zona do país, a sua presença é mais comum em zonas não habitadas e florestas densas, embora possa ser encontrada em quase toda a América do Sul, da Venezuela até à Argentina. Este exemplar, com 35 quilos e mais de 5 metros de comprimento, pode ser já considerado um gigante, embora as grandes serpentes desta espécie possam atingir os 9 metros.

Os humanos, ao que se sabe, não costumam fazer parte da alimentação destes répteis gigantes, aliás, não existem até hoje provas de que alguma vez alguém tenha sido devorado por uma destas cobras. No entanto, o desaparecimento de algumas pessoas no Rio Orinoco, na Venezuela, tem tido como potenciais suspeitas as grandes anacondas que por ali abundam e que se diz serem os maiores exemplares desta espécie. Um dos alimentos preferidos destes animais são as capivaras, embora qualquer outro animal possa ser alvo destes gigantes, desde jacarés até vacas, basta estarem no local errado à hora errada.



Notícias
2014-04-23 Inglaterra
O Lady’s Dinah’s Cat Emporium é o último café com este conceito a chegar a uma grande capital europeia, depois de já ter invadido muitas das grandes metrópoles mundiais. Desta vez, foi a fleumática Londres a aderir a este clube, que já começa a não ser muito exclusivo, mas este estabelecimento prima pelo luxo e pelas regras, bem claras, à boa maneira inglesa.
Filtros: Gatos
2014-04-23 Estados Unidos
Um funcionário de uma empresa de telecomunicações de Chula Vista, na Califórnia, nem queria acreditar quando foi abrir uma embalagem que acabara de receber através de uma empresa de transportes. Junto com o material informático que tinha encomendado, vinha um bónus - dois gatinhos recém-nascidos vinham dentro da embalagem.
Filtros: Gatos
2014-04-23 Portugal
Com o intuito de proteger as espécies selvagens da fauna portuguesa, sete cães da Equipa Canina Europeia vão chegar na próxima semana ao país, com o intuito de encontrar venenos, como já em anos anteriores aconteceu ao abrigo do Projecto Life - Inovação contra Envenenamentos.
Filtros: Cães
2014-04-18 Portugal
10 e 11 de Maio, Hospital Veterinário Montenegro
Inserido no ciclo de cursos promovidos pelo Centro de Formação do Hospital Veterinário Montenegro (HVM), irá decorrer o Curso «Emergência e Cuidados Intensivos», com formação teórico-pratica, nos próximos dias 10 e 11 de Maio, no Porto.
2014-04-18 Inglaterra
Uma empresa de estudos de mercado inglesa ligou a quase 1700 pessoas, donos de animais de estimação, para saber se gostavam mais de gatos ou de cães. Entre os que responderam ter uma preferência clara sobre a espécie preferida, houve algo que se alterou significativamente nos últimos anos: os homens passaram a preferir os gatos aos cães.
Filtros: Gatos
2014-04-12 Inglaterra
Um Dachshund a quem chamaram Mini Winnie, nascido no final do passado mês de Março, tornou-se o primeiro cão clonado em Inglaterra. No entanto, nasceu bem longe das terras de sua majestade, em Seul, na Coreia do Sul.
Filtros: Cães
2014-04-05 França
Um cão foi chamado a tribunal, num processo que envolvia o ministério público francês contra o possível homicida do dono do cão. Curiosamente, esta não foi a primeira vez que um cão foi chamado a depor em tribunal.
Filtros: Cães
2014-04-05 Rússia
Um homem de 55 anos, pôs a sua vida em risco quando seu cão caiu ao rio Moscovo, cujo cuja camada superior estava aparentemente gelada. Tudo aconteceu na zona de Strogino, um bairro moscovita, e o cão não se apercebeu que a camada de gelo era extremamente fina, pelo que, como acontece muitas vezes, acabou dentro da água gelada do rio.
Filtros: Cães
2014-04-01 Portugal
Os jovens inspetores, entre os 12 e os 15 anos, vão descobrir como é que através da ciência, da história e da literatura podem defender o planeta, vivendo uma experiência surpreendente.
Os alunos do 3º ciclo vão poder descobrir todos os pormenores sobre a defesa dos oceanos, através das atividades educativas apresentadas pelo Oceanário de Lisboa. A aprendizagem é feita através de atividades inéditas que proporcionam a descoberta dos maiores segredos e curiosidades do mundo marinho.
2014-04-01 Portugal
Pinturas Faciais, Workshops, Caça aos Ovos e muitas emoções é a promessa do Jardim Zoológico para a Páscoa
No dia 20 de abril, o Jardim Zoológico irá celebrar a Páscoa mais selvagem do País. O dia é de festa, por isso, são muitas as atividades pensadas para miúdos e graúdos. Traga muita energia, boa disposição e prepare-se para um dia em cheio.



Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
Ponta Grossa - PR, Brasil
Cachorro desaparecido
Alverca, Portugal
Treino canino
São Bernardo do Campo, Brasil
ACUPUNTURA E MEDICINA HOLISTIC


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy