Brasil

Criança de 8 anos resiste a ataque de anaconda


2007-02-10

Em Cosmorama, estado de São Paulo, uma criança de 8 anos sobreviveu milagrosamente ao ataque de uma anaconda com mais de 5 metros, com a ajuda do avô.

Mateus, a criança atacada, passeava à beira de um riacho na companhia de um cão, quando viu uma pedra ideal para atirar para o rio, para o cão ir atrás, mas quando se baixou, foi atacado no braço pela grande cobra. Apesar de se ter conseguido libertar um vez, a cobra voltou a morder a criança, desta vez no peito, e começou a enrolar o seu corpo em redor da criança, como sempre faz com as suas presas. Esta é a forma típica de atacar da anaconda: primeiro, espera a presa emboscada na água, depois ataca, enrolando-se em redor da vítima até que esta deixe de conseguir respirar e morra sufocada por constrição, e só então começa a engolir a presa, sempre pela cabeça.

Alertado pelo barulho e apelos de ajuda que vinham do local onde a cobra atacou a criança, o avô, Joaquim Pereira, de 66 anos, dirigiu-se ao local, onde tentou sem sucesso retirar a cobra que estava completamente enrolada no neto. A seguir, pensou em bater com pedras na cabeça da cobra até esta largar a criança, o que também não resultou. Só quando lhe trouxeram uma grande faca com a qual começou a atacar a cobra, é que Joaquim Pereira começou a notar algum sucesso nos seu esforços, embora com muita dificuldade, já que o animal era extremamente rijo e inicialmente a faca parecia não ser capaz de a cortar.

A luta para salvar o neto demorou meia hora, após o que a criança foi levada a uma clínica onde as feridas resultantes das dentadas da cobra foram suturadas. O seu estado de saúde é bom, e anímicamente está óptimo, já que acredita que, se voltar a ser atacado, o avô herói o volta a salvar.

A anaconda que atacou o menino pertence a uma espécie que já é rara nesta zona do país, a sua presença é mais comum em zonas não habitadas e florestas densas, embora possa ser encontrada em quase toda a América do Sul, da Venezuela até à Argentina. Este exemplar, com 35 quilos e mais de 5 metros de comprimento, pode ser já considerado um gigante, embora as grandes serpentes desta espécie possam atingir os 9 metros.

Os humanos, ao que se sabe, não costumam fazer parte da alimentação destes répteis gigantes, aliás, não existem até hoje provas de que alguma vez alguém tenha sido devorado por uma destas cobras. No entanto, o desaparecimento de algumas pessoas no Rio Orinoco, na Venezuela, tem tido como potenciais suspeitas as grandes anacondas que por ali abundam e que se diz serem os maiores exemplares desta espécie. Um dos alimentos preferidos destes animais são as capivaras, embora qualquer outro animal possa ser alvo destes gigantes, desde jacarés até vacas, basta estarem no local errado à hora errada.



Notícias
Gato selvagem deixa a região de Paris em alerta
2014-11-16 França
Uma rocambolesca história envolvendo um tigre à solta deixou em alerta, durante a passada semana, as populações que residem entre Paris e Montévrain. Esta região, que alberga o conhecido parque temático da EuroDisney, conheceu uma agitação como há muitos anos não se conhecia, com centenas de pessoas à procura desse suposto tigre que, afinal, não era mais do que um gato selvagem que se aproximou das pessoas, algo que normalmente estes animais não fazem.
Filtros: Gatos
Cães comunicam entre si pela cauda
2014-11-16 Estados Unidos
Todos conhecemos alguns dos sinais que nos são indicados pelas caudas dos cães, nomeadamente que abanar a cauda de forma rápida indica contentamento, e meter o rabo entre as pernas indica medo. Uma investigação mais detalhada com recurso a imagens superlentas, levada a cabo por um grupo do Laboratório de Cognição e Comportamento Canino da Universidade de Gainesvile, na Flórida, concluiu que mais que usar a cauda para comunicar connosco, os cães usam-na para comunicarem entre si, e aqueles que viram por algum motivo a sua cauda cortada usam outros recursos para comunicar com os outros cães, embora sintam a sua capacidade de «expressão» reduzida.
Filtros: Cães
2014-11-09 Estados Unidos
Existem já, pelo mundo fora, muitos cães preparados para ajudar os humanos nas suas patologias. Sejam os conhecidos cães-guia para os invisuais, sejam os cães que avisam os donos que estão a ter uma crise de diabetes, ou aqueles que acordam os donos com narcolepsia, entre outras competências muito particulares conhecidas de outros cães por esse mundo fora.
Filtros: Cães
2014-11-09 Inglaterra
Há gestos que definem a forma como se vive, como nos entregamos a um animal ou como podemos fazer a diferença. No reino unido uma idosa em fase terminal sabendo que o seu tempo estava a chegar ao fim pediu como último ato ser presente ao seu cavalo.
Associação Animais de Rua controla gatos da Ilha de Faro
2014-11-02 Portugal
A Associação Animais de Rua está a realizar um importante trabalho no controlo do número de gatos que habitam a pequena Ilha de Faro, tendo já esterilizado e desparasitado uma parte significativa da população de pequenos felinos da ilha.
Filtros: Gatos
Curso de Dermatologia em Animais
2014-10-26 Portugal
15 e 16 de Novembro 2014, Hospital Veterinário Montenegro, Porto
Encerrando a agenda de formações de 2014, o Centro de Formação do Hospital Veterinário Montenegro (HVM) realiza, nos próximos dias 15 e 16 de Novembro, no Porto, o Curso de Dermatologia em animais, com componente teórico-prática.
Cães no trabalho? Sim obrigado!
2014-10-26 Alemanha
Um recente estudo realizado na Alemanha vem demonstrar que, ao contrário do que acontece noutros países, os alemães estão cada vez mais convictos que levar os seus animais de companhia para o trabalho faz bem aos donos, aumenta a produtividade e baixa os níveis de “stress”.
Filtros: Cães
Halloween canino encheu Nova Iorque
2014-10-26 Estados Unidos
Neste Sábado, dia 25 de Outubro, decorreu em Nova Iorque a já famosa parada do Halloween canino. Foram às centenas os cães que participaram mascarados com os mais estranhos adereços e aos milhares os habitantes da cidade que assistiram e levaram os seus cães a ver os outros fantasiados.
Filtros: Cães
American Kennel Club Museum of the Dog – O museu do cão
2014-10-19 Estados Unidos
Nos Estados Unidos, um museu situado em St. Louis, no Missouri, permite que os cães visitem livremente a exposição. Afinal, aquele espaço é dedicado a eles e, sem os cães que ajudaram a construir a história do mundo, o museu não existiria e muita dessa história ficaria por contar.
Filtros: Cães
Oceanário promove a literacia dos oceanos junto dos  professores
2014-10-19 Portugal
O Oceanário de Lisboa convida professores e educadores a conhecerem a sua nova proposta educativa na 11ª edição do Dia Aberto ao Professor, que se realizará no próximo dia 25 de outubro. A programação deste ano letivo destina-se a promover a descoberta do mundo marinho e a confiança de que crianças, jovens e adultos necessitam para acreditar que de facto é possível fazer a diferença nos oceanos de hoje e do futuro.


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Publicidade


Classificados
Leiria, Portugal
Cachorros Bulldog Ingês
Guarapari, Brasil
Vendo boxer
Belo Horizonte, Brasil
Pousada Animal


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy