Brasil

Criança de 8 anos resiste a ataque de anaconda


2007-02-10

Em Cosmorama, estado de São Paulo, uma criança de 8 anos sobreviveu milagrosamente ao ataque de uma anaconda com mais de 5 metros, com a ajuda do avô.

Mateus, a criança atacada, passeava à beira de um riacho na companhia de um cão, quando viu uma pedra ideal para atirar para o rio, para o cão ir atrás, mas quando se baixou, foi atacado no braço pela grande cobra. Apesar de se ter conseguido libertar um vez, a cobra voltou a morder a criança, desta vez no peito, e começou a enrolar o seu corpo em redor da criança, como sempre faz com as suas presas. Esta é a forma típica de atacar da anaconda: primeiro, espera a presa emboscada na água, depois ataca, enrolando-se em redor da vítima até que esta deixe de conseguir respirar e morra sufocada por constrição, e só então começa a engolir a presa, sempre pela cabeça.

Alertado pelo barulho e apelos de ajuda que vinham do local onde a cobra atacou a criança, o avô, Joaquim Pereira, de 66 anos, dirigiu-se ao local, onde tentou sem sucesso retirar a cobra que estava completamente enrolada no neto. A seguir, pensou em bater com pedras na cabeça da cobra até esta largar a criança, o que também não resultou. Só quando lhe trouxeram uma grande faca com a qual começou a atacar a cobra, é que Joaquim Pereira começou a notar algum sucesso nos seu esforços, embora com muita dificuldade, já que o animal era extremamente rijo e inicialmente a faca parecia não ser capaz de a cortar.

A luta para salvar o neto demorou meia hora, após o que a criança foi levada a uma clínica onde as feridas resultantes das dentadas da cobra foram suturadas. O seu estado de saúde é bom, e anímicamente está óptimo, já que acredita que, se voltar a ser atacado, o avô herói o volta a salvar.

A anaconda que atacou o menino pertence a uma espécie que já é rara nesta zona do país, a sua presença é mais comum em zonas não habitadas e florestas densas, embora possa ser encontrada em quase toda a América do Sul, da Venezuela até à Argentina. Este exemplar, com 35 quilos e mais de 5 metros de comprimento, pode ser já considerado um gigante, embora as grandes serpentes desta espécie possam atingir os 9 metros.

Os humanos, ao que se sabe, não costumam fazer parte da alimentação destes répteis gigantes, aliás, não existem até hoje provas de que alguma vez alguém tenha sido devorado por uma destas cobras. No entanto, o desaparecimento de algumas pessoas no Rio Orinoco, na Venezuela, tem tido como potenciais suspeitas as grandes anacondas que por ali abundam e que se diz serem os maiores exemplares desta espécie. Um dos alimentos preferidos destes animais são as capivaras, embora qualquer outro animal possa ser alvo destes gigantes, desde jacarés até vacas, basta estarem no local errado à hora errada.



Notícias
Jardim Zoológico recebe dois exemplares de Lince-ibérico, o felino mais ameaçado do mundo
2014-12-18 Portugal
O Jardim Zoológico acaba de receber dois exemplares de Lince-ibérico, no âmbito do projecto de conservação desta espécie, em parceria com Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Este é o felino mais ameaçado do mundo.
2014-12-18 Estados Unidos
Nos Estados Unidos, um cão que estava indicado para eutanásia por se encontrar paralisado foi adoptado e hoje, passado dois anos, é um caso de sucesso, tendo conseguido recuperar duma forma que ninguém acreditava ser possível.
Filtros: Cães
Libertados os primeiros linces-ibéricos criados em cativeiro
2014-12-16 Portugal
Depois de muitos anos em que o felino mais ameaçado do mundo não foi visto em liberdade em Portugal, o primeiro casal criado em cativeiro foi hoje libertado, ainda que de forma controlada, para que brevemente possa percorrer montes e vales e criar descendência, garantindo a esta espécie ameaçada um futuro em liberdade total.
Homem atira-se aos leões
2014-12-10 Espanha
Um homem invadiu, no último sábado, o recinto dos leões no zoo de Barcelona. Foi retirado com vida do local e levado para um hospital local, onde se encontra internado em estado crítico. O homem, de 45 anos, vestia na altura um uniforme tipo militar e tinha às costas uma mochila e, sem que nada o fizesse prever, de repente saltou para a zona onde os leões habitam e dirigiu-se na sua direcção.
2014-12-10 Equador
Quando quatro amigos de nacionalidade sueca decidiram participar numa ultramaratona, na floresta amazónica do Equador, estavam longe de imaginar quão duro era o seu desafio, mas chegaram ao fim e levaram para casa um troféu que nunca esperaram.
Filtros: Cães
2014-12-10 Portugal
A Câmara Municipal da Maia divulgou uma proposta de investimento de cerca de 100.000 euros para a melhoria das condições dos animais errantes que acolhe e que ONG`s locais também acolhem com a colaboração da edilidade.
2014-12-10 Estados Unidos
É raro um gato com uma tão grande deficiência sobreviver tanto tempo. Frank and Louie viveu 15 anos e aos 13, em 2012, tornou-se notícia a nível mundial por ser recordista entre os gatos com este tipo de deformação.
Filtros: Gatos
2014-11-30 Suíça
Podíamos estar a falar de alguns países asiáticos, onde o consumo de carne de gato e, principalmente, de cão é aceite de forma natural, apesar de estar a ser reduzido nos últimos anos. Mas não, trata-se mesmo da Suíça, na Europa, e estima-se que cerca de três por cento dos suíços consome carne de gato e cão em alturas especiais, como no Natal.
2014-11-30 Estados Unidos
Ao longo dos tempos, a amizade entre cães e humanos tem tido mostras impressionantes de fidelidade, lealdade e dedicação. Como este caso, que aconteceu nos Estados Unidos, de um cão percorreu mais de 30 quilómetros atrás da ambulância que transportava o seu dono até um hospital.
Filtros: Cães
2014-11-30 Estados Unidos
Um dos mais estranhos e raros peixes conhecidos, o Demónio-negro-do-mar, também conhecido como peixe-diabo-negro, (Melanocetus johnsonii), foi filmado e capturado no seu habitat por investigadores do Instituto de Investigação do Aquário de Monterey Bay da Califórnia.
Filtros: Peixes


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Publicidade


Classificados
Braga, Portugal
Cachorros Castro Laboreiro
São Paulo, brasil
canil menorah em clima de nata
Leiria, Portugal
Cachorros Bulldog Ingês


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy