Brasil

Criança de 8 anos resiste a ataque de anaconda


2007-02-10

Em Cosmorama, estado de São Paulo, uma criança de 8 anos sobreviveu milagrosamente ao ataque de uma anaconda com mais de 5 metros, com a ajuda do avô.

Mateus, a criança atacada, passeava à beira de um riacho na companhia de um cão, quando viu uma pedra ideal para atirar para o rio, para o cão ir atrás, mas quando se baixou, foi atacado no braço pela grande cobra. Apesar de se ter conseguido libertar um vez, a cobra voltou a morder a criança, desta vez no peito, e começou a enrolar o seu corpo em redor da criança, como sempre faz com as suas presas. Esta é a forma típica de atacar da anaconda: primeiro, espera a presa emboscada na água, depois ataca, enrolando-se em redor da vítima até que esta deixe de conseguir respirar e morra sufocada por constrição, e só então começa a engolir a presa, sempre pela cabeça.

Alertado pelo barulho e apelos de ajuda que vinham do local onde a cobra atacou a criança, o avô, Joaquim Pereira, de 66 anos, dirigiu-se ao local, onde tentou sem sucesso retirar a cobra que estava completamente enrolada no neto. A seguir, pensou em bater com pedras na cabeça da cobra até esta largar a criança, o que também não resultou. Só quando lhe trouxeram uma grande faca com a qual começou a atacar a cobra, é que Joaquim Pereira começou a notar algum sucesso nos seu esforços, embora com muita dificuldade, já que o animal era extremamente rijo e inicialmente a faca parecia não ser capaz de a cortar.

A luta para salvar o neto demorou meia hora, após o que a criança foi levada a uma clínica onde as feridas resultantes das dentadas da cobra foram suturadas. O seu estado de saúde é bom, e anímicamente está óptimo, já que acredita que, se voltar a ser atacado, o avô herói o volta a salvar.

A anaconda que atacou o menino pertence a uma espécie que já é rara nesta zona do país, a sua presença é mais comum em zonas não habitadas e florestas densas, embora possa ser encontrada em quase toda a América do Sul, da Venezuela até à Argentina. Este exemplar, com 35 quilos e mais de 5 metros de comprimento, pode ser já considerado um gigante, embora as grandes serpentes desta espécie possam atingir os 9 metros.

Os humanos, ao que se sabe, não costumam fazer parte da alimentação destes répteis gigantes, aliás, não existem até hoje provas de que alguma vez alguém tenha sido devorado por uma destas cobras. No entanto, o desaparecimento de algumas pessoas no Rio Orinoco, na Venezuela, tem tido como potenciais suspeitas as grandes anacondas que por ali abundam e que se diz serem os maiores exemplares desta espécie. Um dos alimentos preferidos destes animais são as capivaras, embora qualquer outro animal possa ser alvo destes gigantes, desde jacarés até vacas, basta estarem no local errado à hora errada.



Notícias
Ter um cão pode rejuvenescer o dono até 10 anos
2014-07-20 Escócia
Desde há muito que equipas de investigadores das mais variadas universidades e institutos em todo o mundo dizem que os cães melhoram a saúde física e mental dos donos, que o contacto diário com eles promove a sociabilidade dos últimos, entre muitas outras coisas.
Filtros: Cães
Gatas disputam título de mais velha
2014-07-20 Inglaterra
Uma verdadeira guerra está instalada em Inglaterra para saber quem é o gato mais velho do mundo. Neste momento, há duas meninas candidatas, mas isso vai ter que lhes ser reconhecido pelo Guinness e, se aparentemente há uma grande diferença de idades, só a validação dos documentos de nascimento poderá por fim a esta disputa.
Filtros: Gatos
Cães de Nicolas Sarkozy custam caro ao Palácio do Eliseu
2014-07-20 França
Segundo o relatório do tribunal de contas da República Francesa, os cães do antigo presidente francês Nikolas Sarkozy produziram danos no mobiliário do Palácio do Eliseu que tiveram um custo de reparação de cerca de 6600 Euros.
Cria de Rinoceronte-branco nasce no Jardim Zoológico
2014-06-21 Portugal
O Jardim Zoológico apresenta o seu mais recente habitante: uma cria de Rinoceronte-branco. Nascida no último dia da Mãe, 4 de maio, a pequena cria é uma fêmea e pesa já mais de 40Kg e faz as delícias de todos os visitantes.
Cão pisteiro inglês salva senhora perdida em bosque
2014-06-21 Inglaterra
Max é um cão pisteiro, habituado a ser bem sucedido na busca de pessoas perdidas ou procuradas. Desta vez, salvou uma senhora que se perdeu num denso bosque perto da sua casa. A senhora, de 79 anos, tinha saído para ir realizar uma compras e, por um motivo ainda desconhecido, na viagem de volta a casa saiu do autocarro numa paragem distante do local onde o devia ter feito.
Filtros: Cães
Policia salva cão do fundo de um lago
2014-06-15 Estados Unidos
Um polícia americano salvou um cão que estava preso dentro de uma viatura, no fundo de um lago perto de Carver, no estado do Massachusetts, depois de receber um pedido de auxílio. O agente David Harriman, de 59 anos, estava na sua viatura de serviço quando soou o pedido de ajuda para uma carrinha que tinha caído a um lago com cerca de 8 metros de profundidade.
Filtros: Cães
Jardim Zoológico lança novo jogo online
2014-06-15 Portugal
O Jardim Zoológico acaba de lançar um novo desafio para os amantes de animais: o jogo memória de elefante. O parque deu um toque selvagem ao tradicional jogo de memória, que tem como objetivo que os participantes formem pares de animais que estão virados ao contrário.
Apresentação do livro «Gato sem Segredos»
2014-06-14 Portugal
29 de Junho - Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos
No próximo dia 29 de Junho, pelas 15h, será apresentado, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Matosinhos, o livro «Gato sem Segredos», por Manuel Pizarro, Vereador da Câmara Municipal do Porto e recente impulsionador de várias iniciativas em prol do bem-estar e dignidade dos animais.
Filtros: Gatos
Oxitocina torna os cães mais carinhosos com os donos
2014-06-14 Japão
Um estudo recentemente publicado por uma equipa do Departamento de Ciências Cognitivas da Universidade de Tóquio demonstrou que os cães ficam mais afectuosos e ternurentos, quer com os donos quer com outros cães, quando são postos em contacto com oxitocina.
Filtros: Cães
2014-06-09 Brasil
Um cão cruzado de labrador negro perdeu-se numa praia no Uruguai, há cerca de dois meses. O dono, desesperado, e sem saber o que mais poderia fazer para encontrá-lo, acabou por descobrir na internet que o animal acompanhava um grupo de ingleses que fazia uma caminhada de quase 2000 quilómetros entre a Argentina e o Brasil.
Filtros: Cães


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Publicidade


Classificados
Porto - Santo Tirso, Portugal
Leões da Rodésia


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy