Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Chita mata mulher em zoo belga
2007-02-18 » Bélgica - Antuérpia
Uma visitante habitual do zoológico de Olmen, foi morta por uma chita no passado Domingo, depois de ter aberto a jaula do animal.

Por motivos desconhecidos, a mulher ainda jovem, de 37 anos, que era madrinha desta chita, terá permanecido no zoo para além do horário de funcionamento normal, sem conhecimento de ninguém, e aberto a jaula da chita, sem autorização ou conhecimento dos tratadores.

Por ser fora do horário de funcionamento do espaço, ninguém sabe exactamente o que aconteceu, mas a mulher tinha em seu poder as chaves que lhe permitiram ter acesso ao espaço reservado à chita, o que tem levantado um acessa discussão no país sobre a legislação de apadrinhamento dos animais.

Muitos são aqueles que acreditam que uma chita pode ser domesticada ao ponto de se tornar mansa e inofensiva, o que está totalmente errado. Um felino selvagem pode passar muitos anos em cativeiro e em contacto com os humanos, mas o instinto selvagem estará sempre presente. A qualquer momento, um acidente resultante de uma reacção selvagem por parte do animal pode ser fatal, como aconteceu neste caso, e como mostraram casos anteriores passados com felinos.

Notícias
Chita Animal do Mês no Jardim Zoológico
Portugal
As Chitas são conhecidas por serem felinos esguios, com patas muito longas e uma cabeça pequena em relação ao resto do corpo. A sua pelagem amarela com um padrão regular de pintas negras não as deixa passar despercebidas! Para além de serem o animal terrestre mais rápido mundo, conseguem atingir uma velocidade máxima de 100 a 120 Km/h.
Usain Bolt adopta chita simbolicamente
Quénia
Numa tentativa de proteger as chitas no Quénia e alertar as populações africanas para o perigo que esta espécie corre, Usain Bolte, o homem mais rápido do mundo nos 100 metros, adoptou uma cria do animal terrestre mais rápido do planeta, a chita, numa cerimónia que decorreu no Parque Nacional Nairóbi.
Governo indiano empenhado em reintroduzir chitas no território
Índia
Com carácter de urgência, o governo indiano pré aprovou algumas zonas onde irão ser feitos levantamentos sobre a possibilidade das chitas serem reintroduzidas no país, quase um século após o último exemplar ter sido morto no território.
Parques

Parque Nacional de São Joaquim

Santa Catarina, Brasil

Parque Nacional de Ubajara

Rio de Janeiro, Brasil

Zoos

Zoológico de Fernandópolis

São Paulo, Brasil

Parque Marechal Carmona

Lisboa, Portugal

Clínicas
Lojas

Mimi Dog Veterinário

São Paulo, Brasil

Totó e Mimi

São Paulo, Brasil

Hotéis

Villa de Sant`Ágata

Lisboa, Portugal

Fernando Ramalho

Leiria, Portugal