Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António
«A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António está situada junto à Foz do Rio Guadiana e é uma das mais importantes zonas húmidas do país: é formada por sapais salgados, corpos de água salobra, salinas e esteiros e abriga um elevado número de espécies faunísticas e florísticas.

Constitui um habitat fundamental para milhares de aves aquáticas que encontram aqui boas condições de nidificação e invernada, justificando em pleno o seu estatuto de zona húmidade importância internacional que lhe é conferido pela Convenção de Ramsar.

O Sapal de Castro Marim destaca-se, ainda, como local de abrigo e reprodução para numerosas espécies de peixes, moluscos e crustáceos, funcionando como um viveiro natural. Para além da zona húmida que abrange cerca de 66% dos 2089 há de superfície da área protegida, esta integra ainda zonas secas de uso agrícola e zonas de cota mais elevada que correspondem já às encostas da serra algarvia, com espécies animais e vegetais próprias.

É pois na variedade de biótopos existentes que reside a riqueza desta área protegida, tão atraente quanto sensível a qualquer intervenção humana mal conduzida.»

Texto de Ana Xavier, Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, ed. RNSCMVRS, 1998.

A área foi classificada como importante zona natural em 1975, tendo sido a primeira reserva natural criada no país.

Os seus grandes objectivos são a conservação da Natureza, assegurando o equilíbrio dos ecossistemas, a melhoria das condições de vida das populações residentes, valorizando as actividades tradicionais, e a protecção do património paisagístico.
Sapal de Venta Moinhos
8950-999 Castro Marim
Notícias
Guia de Adoção Responsável
Portugal
Em Portugal, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30% nos últimos anos, o que se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia. Explicações? A pandemia agravou este comportamento, mas não é a única razão.
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres.
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
Parques

Reserva Nacional de Pomene

Inhambane, Moçambique

Parque Nacional do Iguaçu

Paraná, Brasil

Zoos

Mini Zoo de Sete Lagoas

Minas Gerais, Brasil

Clínicas

Veterinária Pampulha, Ltda

Minas Gerais, Brasil

Lojas

Dog´s Company

Distrito Federal, Brasil

Pets Dreams Pet Shop

Mato Grosso, Brasil

Hotéis

Pet Shop Freybi

Porto, Portugal

Clínica Veterinária Zoovet

São Paulo, Brasil