Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Jardim Zoológico vê nascer duas crias de Órix-de-cimitarra
2016-01-21 » Portugal
Espécie já extinta na Natureza reproduz-se em Lisboa
O Jardim Zoológico orgulha-se de apresentar duas novas crias, duas fêmeas de Órix-de-cimitarra. Esta espécie está extinta na Natureza desde 2000, o que vem reforçar a importância do seu nascimento no Jardim Zoológico. «2016 começa com o reconhecimento do nosso trabalho diário em prol da conservação e educação ambiental. O nascimento destas novas crias vem confirmar que todos os esforços desenvolvidos para recriar o habitat natural estão a funcionar e os animais estão perfeitamente integrados» refere José Dias Ferreira, Curador de Mamíferos do Jardim Zoológico.

O Órix-de-cimitarra pode chegar até aos 200kg e medir até 1,75 m de comprimento. É conhecido pelos seus longos cornos, existentes nos machos e fêmeas, curvados para trás, que podem ir até cerca de 1,20 m de comprimento. Esta espécie vive em manadas de, pelo menos, 10 indivíduos, sempre com a existência de um macho dominante.

No habitat natural, bebe água sempre que a encontra, mas pode resistir meses sem a consumir diretamente, retirando-a apenas das plantas que consome. Procura alimento ao fim do dia e ao amanhecer, protegendo-se do calor mais intenso.

O Jardim Zoológico contribui ativamente para a conservação desta espécie em duas vertentes: ex situ, sob cuidados humanos e in situ, no habitat natural. Nesta última vertente , o apoio é financeiro e provém do seu Fundo de Conservação, ajudando a criar no Norte de África vários parques naturais para o estabelecimento de novos grupos desta espécie, na esperança de uma futura reintrodução na natureza.

A extinção do Órix-de-cimitarra na Natureza ocorreu devido a uma combinação letal entre a caça intensiva com armas modernas, longos períodos de seca, desertificação e a redução de habitat natural devido à expansão agrícola local e ao pastoreio de gado doméstico.

Vá ao Jardim Zoológico ver ao vivo esta nova família. Comece o ano a aprender mais sobre esta espécie que já só existe em Jardins Zoológicos.
Notícias
Guia de Adoção Responsável
Portugal
Em Portugal, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30% nos últimos anos, o que se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia. Explicações? A pandemia agravou este comportamento, mas não é a única razão.
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres.
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
Parques
Zoos

Parque Natural da CBMM

Minas Gerais, Brasil

Lojas

Agroshop

Distrito Federal, Brasil

Alexandrina Antunes Silva

Leiria, Portugal

Hotéis