Índia

Leopardo no quintal


2007-01-10

Cada vez mais o Homem invade os territórios inóspitos e as florestas para fazer desses espaços o seu lar. Os animais autóctones, por seu lado, querem manter os seus territórios de caça e reprodução e cada vez são mais os casos como este, que agora aconteceu no estado do Gujarat na Índia.

A senhora Dhiren Sukhdia e a família vivem na orla da cidade de Ahmedabad, hoje uma pujante cidade com mais de cinco milhões de habitantes, mas onde outrora existiu uma luxuriante floresta, cheia de vida selvagem, de onde provinha a subsistência dos habitantes locais.

À semelhança de outros casos do género, esta família construiu a sua residência num extremo da cidade, bem na orla da floresta. Como é habitual nesta zona do planeta, as instalações sanitárias da habitação são construídas fora do espaço da habitação, num espaço contíguo no jardim, ligeiramente afastado do núcleo principal da casa.

Um destes dias, de madrugada, deram por um ruído estranho no seu quintal, mas como uma inspecção visual rápida não revelou nada de anormal, julgaram tratar-se de algum dos grupos de cidadãos rurais que todas as manhãs enfrenta a floresta em busca do seu sustento.

Porém, e para seu espanto, quando de manhã quiseram tratar da sua higiene matinal deram de caras com um leopardo sentado bem à porta dos seus lavabos, como se fosse ele o legítimo proprietário daquele espaço.
Gerado o pânico inicial, reuniram todos os elementos do agregado familiar dentro de casa, fecharam portas e janelas a sete chaves e pediram ajuda telefonicamente à polícia e bombeiros locais, que os aconselharam a manterem-se em casa com tudo fechado até à sua chegada.

Com a chegada dos bombeiros e da polícia, juntou-se uma multidão no local para observar o que se passava no interior da propriedade. O barulho feito pelas pessoas deixou o leopardo assustado e dificultou ainda mais a acção dos bombeiros, que dispõem já de jaulas que permitem retirar em segurança todo o tipo de animais dos locais onde aparecem.

O leopardo cada vez estava mais assustado e já rugia furiosamente para a multidão quando, a pedido dos bombeiros, a polícia interveio no sentido de dispersar a multidão do local, para tentar que o leopardo ficasse mais calmo e permitisse outro tipo de intervenção. Como os espectadores estavam renitentes em abandonar o local, as autoridades tiveram de os convencer com os seus bastões.

Depois, foi a vez de um veterinário da vida selvagem do Estado, com recurso a uma arma própria, sedar o leopardo para que fosse possível retirá-lo do local em segurança, dentro da jaula, e posteriormente libertá-lo na floresta, um pouco afastado das populações.

Na Índia, os tigres e os leopardos são muitas vezes acusados de matar pessoas, principalmente os trabalhadores florestais. Infelizmente, os espaços onde estes animais podem viver em paz são cada vez mais pequenos e estes grandes felinos sentem-se acossados. Sem outro alimento, atacam de facto algumas pessoas e gado doméstico, o que levou a uma caça desenfreada e quase ao extermínio destes animais.

Nos últimos anos, porém, o governo indiano investiu avultadas verbas na protecção das áreas onde ainda se encontram estes animais, bem como na educação das populações no que respeita ao modo de actuar na floresta, quando em perigo. Muitos dos trabalhadores rurais foram também treinados para eles próprios serem protectores da vida selvagem pagos pelo governo.
Muito deste investimento tem retorno, já que o turismo para observação da vida selvagem na Índia cresceu extraordinariamente nos últimos anos, principalmente com turistas oriundos dos países anglo-saxónicos.





Notícias
2016-09-03 Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado 9 dias sob os escombros da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrario dos donos que dormiam no piso superior.
Filtros: Cães
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
2016-07-28 Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
2016-07-10 Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres. Segundo o estudo da Faculdade de Saúde Pública da Universidade da Geórgia do Sul, nos Estados Unidos, as mulheres com mais de 50 anos beneficiam particularmente da companhia de um cão ou gato como animal de estimação, em particular um gato, já que o número de senhoras donas de gatos que acabam por sofrer de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é significativamente mais baixo que aquelas que não têm nenhum animal de companhia e consegue ser ainda mais baixo que aquelas que são donas de cães.
2016-05-15 Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
2016-05-15 Estados Unidos
Um cão de pastor alemão de nome Haus tornou-se esta semana um herói improvável, depois de ter salvo a jovem dona do ataque de uma cascavel no quintal de ambos em Tampa, na Florida, Estados Unidos. Haus, o pastor alemão, de dois anos, e Donya, a menina, de sete, bricavam no quintal como habitualmente, quando uma serpente encurralada pelas brincadeiras ameaçou atacar a menina.
Filtros: Cães
Leonardo DiCaprio irrita responsáveis indonésios por defender orangotangos e florestas do país.
2016-04-05 Indonésia
O ator americano Leonardo DiCaprio pode vir a ser proibido de voltar a entrar na Indonésia depois de, no final do mês de Março, ter feito uma visita a um santuário de orangotangos e logo aí ter feito algumas declarações que foram mal recebidas por alguns responsáveis do país, que já ameaçaram colocar o seu nome numa lista negra de prescritos.
2016-03-04 Portugal
O Jardim Zoológico marca presença na 28ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, a maior montra da oferta turística em Portugal, entre 2 e 6 de Março. No stand, a diversão está garantida, com vários desafios e surpresas como a Roleta da Sorte, onde durante os dias de semana serão sorteados os famosos calendários do Zoo.
2016-02-21 Portugal
O Oceanário de Lisboa financia um fundo genético europeu gerido pelo «Fish and Aquatic Invertebrate Taxon Advisory Group» (FAITAG), no âmbito de programas de reprodução de espécies ameaçadas desenvolvidos pelos aquários públicos europeus.
2016-02-21 Portugal
Foi inaugurado a 13 de Fevereiro o primeiro serviço de Tomografia Axial Computorizada (TAC) e Ressonância Magnética para animais de companhia, em Portugal, disponibilizado pelo Centro de Imagem Montenegro.
2016-02-21 Argentina
Um golfinho bebé, de dois que arrojaram à costa na praia Santa Teresita, na Argentina, acabou por morrer depois de ter estado demasiado tempo fora de água, porque os veraneantes decidiram tirar «selfies» com ele.


Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
Campinas, Brasil
Vilac Clínica Veterinária


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy