Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Zoológico da Universidade Federal do Mato Grosso
Referência no estado, do ponto de vista turístico, ambiental e de pesquisa, o Zoológico da UFMT é o único do país implantado dentro de uma universidade. Com uma área de 11 hectares, o Zoo abriga 469 animais, que incluem répteis, aves e mamíferos dos três ecossistemas regionais: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Atualmente o Zoo é a única referência no estado para a guarda de animais que são apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, como a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), a Polícia Florestal e o Juizado Volante Ambiental (JUVAM).

A grande maioria das espécies presentes no Zoológico está ameaçada de extinção. Abrigados em ambientes que reproduzem seu habitat natural, muitos destes animais têm-se reproduzido em cativeiro, entres eles o macaco-aranha, o lobo guará, o cachorro-vinagre, a onça-parda e o mão-pelada.

Com esta reprodução, o Zoo presta uma contribuição fundamental à preservação destas espécies animais, bem como ao desenvolvimento do Banco Genético de animais em cativeiros do Brasil.

Por semana, visitam o Zoológico aproximadamente 10 mil pessoas: pesquisadores de universidades da região, estudantes de I e II graus através de visita monitorada, turistas estrangeiros e comunidade em geral.
Avenida Fernando Correia
Coxipó
78060 Cuiabá
Notícias
Guia de Adoção Responsável
Portugal
Em Portugal, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30% nos últimos anos, o que se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia. Explicações? A pandemia agravou este comportamento, mas não é a única razão.
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres.
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
Canis & Gatis
Parques

Parque Nacional de Aparados da Serra

Rio Grande do Sul, Brasil

Parque Nacional do Gilé

Zambézia, Moçambique

Zoos

Zoológico de Juiz de Fora

Minas Gerais, Brasil

Lojas

Maria Figueiredo Biscaínho

Setúbal, Portugal

Vila do Bicho

Rio de Janeiro, Brasil

Hotéis

Hotel Imperial

Aveiro, Portugal

Azenha da Rebimba

Viana do Castelo, Portugal