Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Ter cão pode salvar-lhe a vida
2013-05-10 » Estados Unidos
A associação Americana do Coração, fazendo eco de um estudo realizado por um professor do Colégio Baylor de Medicina em Huston, vem de novo mostrar que ter um animal de estimação, principalmente um cão, pode salvar-nos de um enfarte.

Este estudo agora citado demonstra que a companhia de um cão em casa reduz o risco de algumas patologias do coração, já que está associado a uma eficaz redução dos factores de risco cardiovascular, bem como a uma recuperação mais eficaz, no caso de um problema vascular grave. É também maior a taxa de sobrevivência entre aqueles que passeiam os seus cães e que, por outros motivos, acabam por também sofrer algum tipo de patologia grave do foro cardíaco.

O estudo do Dr. Glenn N. Levine, que envolveu mais de 5000 pessoas e cães, parece apontar para que nos donos destes animais os níveis de colesterol sejam mais baixos, assim como a pressão arterial parece ser mais adequada e, acima de tudo, apresentam menores níveis de obesidade.

Esta melhoria geral dos factores de risco ligados às doenças do coração pode estar ligada a uma maior actividade física já que, por norma, os donos de cães caminham bastante mais para os passear, mostrando na generalidade ter melhores níveis de saúde cardiovascular em geral.

Estudos anteriores demonstraram também que os níveis de stress e de ansiedade são menores nas pessoas que partilham a sua vida com gatos, cães ou cavalos. Este é o resultado do efeito tranquilizante que estes animais podem ter na vida das pessoas, já que por regra são também muito fortes as ligações afectivas que se constroem com estes animais, quando se lida diariamente com eles.
Notícias
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Estados Unidos
Um cão de pastor alemão de nome Haus tornou-se esta semana um herói improvável, depois de ter salvo a jovem dona do ataque de uma cascavel no quintal de ambos em Tampa, na Florida, Estados Unidos. Haus, o pastor alemão, de dois anos, e Donya, a menina, de sete, bricavam no quintal como habitualmente, quando uma serpente encurralada pelas brincadeiras ameaçou atacar a menina.
Detido suspeito de querer sequestrar cães dos Obama
Estados Unidos
Ao longo dos anos, os cães de água portugueses do presidente norte americano, Bo e Sunny, têm sido notícia por múltiplos motivos. Desta vez, supostamente um homem queria sequestrá-los, mas foi detido antes que isso acontecesse.
Austrália
Desde que os cães foram domesticados que se tornaram protetores dos humanos. Na Austrália foram mais longe e ajudaram a evitar que uma espécie de pinguim autóctone, o Pinguim-Azul de Middle Island, se extinguisse neste local.
Culpa e vergonha não são sentimento dos cães
Austrália
Todos achamos que algumas expressões caninas são resultado de ralharmos com eles, nomeadamente se por algum motivo pensamos que devem sentir culpa ou vergonha. Contudo, segundo investigadores australianos, nenhum desses sentimentos é próprio dos cães.
Parques

Parque Nacional de Ubajara

Rio de Janeiro, Brasil

Reserva do Luando

Malanje, Angola

Zoos
Clínicas

Maria Helena Florian

Rio Grande do Sul, Brasil

Lojas

Avipombo

Porto, Portugal

Carlos Meneses, Lda

Lisboa, Portugal

Hotéis

ABC Ortiz

São Paulo, Brasil