Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Roedor raro é filmado pela primeira vez
2007-12-15 » China
Uma espécie rara de roedor foi pela primeira vez filmada por uma equipa de biólogos da Sociedade Zoológica de Londres, no Deserto de Gobi, que pertence à China e à Mongólia. Esta espécie já era conhecida mas, dada a sua raridade, nunca tinha sido filmado. O gerbo de orelhas longas (Euchoreutes naso) vive nos mesmos territórios que o comum gerbo mongol, esse animal que pode ser encontrado como animal de estimação em todo o mundo, mas que na sua zona de origem é considerado uma verdadeira praga, já que tem dizimado todo o tipo de vegetais existentes nestas terras áridas. Este pode também ser um dos motivos pelo qual o gerbo de orelhas longas se tem tornado cada vez mais raro, ao ponto de se temer a sua extinção, sem se ter praticamente estudado estes animais.

O gerbo de orelhas longas tem uma locomoção semelhante aos cangurus, deslocando-se aos saltos e utilizando para tal, quase em exclusivo, as patas de trás. As patas dianteiras servem apenas para agarrar e levar os alimentos à boca.

Esta espécie vive durante o dia em galerias escavadas sob o deserto, saindo à noite para se alimentar, sobretudo de insectos.

Dada a sua raridade, esta espécie está na «lista vermelha» da UICN e vai continuar a ser acompanhada e protegida, na tentativa de que não desapareça para sempre dos desertos da Mongólia e da China.
Notícias
Linguagem do cão-da-pradaria surpreende investigadores
Estados Unidos
Os sons que os cães-da-pradaria emitem podem ser de tal forma complexos que já se põe a hipótese de serem em maior número do que os que os golfinhos ou os macacos usam. Se tal se vier a confirmar, é a segunda linguagem, em termos de sons e vocalizações, depois da dos humanos.
Nova espécie de rato gigante descoberta
Papua Nova Guiné
Uma nova espécie de rato, não descrita pela ciência, mas conhecida dos habitantes que vivem em redor do Monte Bosavi, foi pela primeira vez filmada por uma equipa da BBC que se encontra no local a realizar um documentário a que vai chamar Lost Land of the Volcano.
Cidade alemã de Hamelin sofre novamente com os ratos
Alemanha
Nem mais! Esta é a cidade que, segundo a lenda, se viu livre de uma praga de ratos que a tinha assolado e que um único homem com uma flauta conseguiu que o seguissem, deixando a cidade livre destes roedores.
Praga de ratos leva fome a Mizoram
Índia
Mizoram é um estado Índia onde, aproximadamente, de cinquenta em cinquenta anos, existe uma praga de ratos que depois, só por si, acaba por se extinguir. Esta praga é provocada pelo nascimento a cada meio século de uma quantidade anormal de bambú, a que os locais chamam Mautam.
Paris declara guerra aos ratos
França
As autoridades parisienses, cansadas de ver a sua cidade invadida por milhões de ratos - os números mais optimistas dizem ser cerca de dois milhões de roedores - declararam guerra a estes animais. Mas, como a tarefa parece ser quase impossível de levar a cabo apenas pelas autoridades sanitárias, decidiram envolver os habitantes e as empresas nesta mega-operação.
Canis & Gatis
Parques

Reserva Natural do Garajau

Ilha da Madeira, Portugal

Zoos

Parque Marechal Carmona

Lisboa, Portugal

Lojas

O Mundo dos Répteis

Porto, Portugal

Carminda Lavaredas Santos

Lisboa, Portugal

Hotéis

Villier Ulmo Kennel

Rio de Janeiro, Brasil

Hotel Apartamento Calema

Faro, Portugal