Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros
Em 1916, foi criado oficialmente em Sorocaba a primeiro Jardim dos Bichos, na Praça Frei Baraúna, que durou aproximadamente até 1930, mantendo espécies da fauna brasileira: jacarezinho, bicho-preguiça, onça, veado, macacos, serpentes e aves< especialmente araras.

Desde 1930, não se tem notícia de outro zoológico em Sorocaba, até 1965, quando a Prefeitura determinou o aproveitamento de extensa faixa marginal do rio Sorocaba, construindo um jardim para recreio da população.

Alguns moradores da vizinhança sugeriram a colocação de alguns animais para o embelezamento da área, colocando em exposição algumas e aves. Depois apareceram outras aves, dois macacos-pregos, construiu-se um aquário e com este acervo estava iniciado o segundo Jardim dos Bichos, chamado Jardim da Margem ou Marginal, foi inaugurado festivamente em 1966.

Já então a Prefeitura Municipal de Sorocaba estava empenhada nas negociações com a velha chácara Quinzinho de Barros, propriedade da família Prestes de Barros.

Em 30-11-1966, realizou-se a transferência da chácara para a Prefeitura , através de escritura de desapropriação amigável da seguinte forma:
34.215 m2: expropriação
66.810 m2: doação da casa (hoje Museu Histórico Sorocabano) e terreno.
Área total: 101.025 m2, incluindo um pequeno bosque de mata atlântica.

Os animais existentes no Jardim da Margem foram transferidos para a chácara, dando origem ao Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, inaugurado em 20-10-1968, hoje reconhecido nacional e internacionalmente pelos trabalhos que desenvolve nas áreas de pesquisas científicas, conservacionismo, preservacionismo e educação ambiental, contando com um acervo da cerca de 1500 espécimes e 350 espécies entre fauna nativa e exótica.

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros encontra-se na seguinte colocação entre os maiores Zoológicos do Brasil (dados colhidos pela Sociedade de Zoológicos do Brasil em 1992):
- 5.º lugar em total de animais (1487 animais)
- 3.º lugar em total de espécies (353 espécies)
- 2.º lugar em número de espécies ameaçadas de extinção (36 espécies).

Fonte: Associação dos Amigos do Zoológico de Sorocaba
Rua Teodoro Kaisel, 883
Vila Hortênsia
18021 Sorocaba
Notícias
Guia de Adoção Responsável
Portugal
Em Portugal, a taxa de abandono de animais de companhia aumentou em mais de 30% nos últimos anos, o que se traduz numa média de 119 animais abandonados por dia. Explicações? A pandemia agravou este comportamento, mas não é a única razão.
Itália
Um cão foi retirado de entre os escombros em Amatrice, Itália, depois de ter estado nove dias sob as ruínas da casa onde vivia com os donos. Aparentemente, o cão, de nome Romeo, estaria no piso inferior da casa, ao contrário dos donos, que dormiam no piso superior.
Jardim Zoológico comemora Dia Mundial do Tigre
Portugal
No próximo dia 29 de Julho, sexta-feira, conhecer o Tigre-da-sibéria e o Tigre-de-sumatra e aprender a estimular os comportamentos naturais desta espécie são os desafios lançados pelo Jardim Zoológico.
Estados Unidos
São muitos os estudos que atribuem à companhia dos animais algum tipo de saúde para os donos. Agora, um novo estudo aponta particularmente para beneficios ao nível da saúde vascular para as mulheres.
Portugal
Foram muitos anos e muitas pessoas envolvidas dos dois lados da fronteira para que o lince-ibérico pudesse ter futuro. No período de duas semanas, as notícias que todos esperavam há anos surgiram, primeiro Jacarandá depois Lagunilla, duas das fêmeas libertadas em Portugal, tinham tido as suas primeiras crias, e havia pequenos linces para demonstrar que todo o investimento pessoal dos muitos envolvidos neste processo tinha valido a pena.
Canis & Gatis
Zoos
Clínicas
Lojas

Animal Charity Shop

Faro, Portugal

Plantireal, Lda

Lisboa, Portugal

Hotéis