Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Exército treina 10.000 pombos correio em Sichuan
2010-12-19 » China
Depois de duas grandes catástrofes terem atingido em poucos anos a província chinesa de Sichuan e dos graves problemas de comunicações encontrados nessa altura pelas autoridades para contactar as vilas e cidades da região, os responsáveis pela protecção civil decidiram recuar no tempo e treinar pombos-correio para garantir que, se voltar a acontecer, fique disponível algum meio de comunicação - neste caso, o mais antigo, mas bastante fiável.

No último grande terramoto de 2008, em que se estima terem morrido cerca de 80.000 pessoas, ficou demonstrado que, independentemente dos meios de comunicação utilizados, as comunicações com alguns locais deixaram de existir. As estradas destruídas, as linhas de telefone arrancadas, ou a falta de energia que não permitiu o contacto rádio, já que as antenas retransmissoras deixaram de funcionar, foram a gota de água que fez a protecção civil recuar no tempo e treinar pombos. Independentemente de as infra-estruturas poderem estar destruídas, as aves podem levar informação sobre o que aconteceu e o número de vítimas, ou sobre as necessidades mais básicas e prementes de cada região, vila ou aldeia, por mais remota que seja.

Paralelamente, vão ser criados postos avançados em algumas províncias vizinhas, como Guizhou, Yunnan ou mesmo o Tibete, para onde os animais voem, dependendo da sua base de origem, se algo de anómalo acontecer e outras formas de comunicação não estiverem disponíveis.

Mas estes pombos não irão só ser usados em caso de catástrofe natural. No caso de um confronto armado, também podem transportar informação, como o fizeram desde tempos ancestrais.
Notícias
Aos 83 anos morreu o flamingo mais velho do mundo
Austrália
Tinha, segundo os registos do Zoo de Adelaide na Austrália, 83 anos ou mesmo mais, o flamingo mais velho em cativeiro conhecido no mundo. Sobreviveu aos difíceis tempos da 2ª Guerra Mundial, ao calor, aos incêndios e a todo o tipo de maleitas, e só a idade foi capaz de o curvar.
Festeje o Dia Internacional do Abutre com o Jardim Zoológico
Portugal
No próximo dia 1 de Setembro, o Jardim Zoológico volta a estar em festa para comemorar o Dia Internacional do Abutre! Sabia que pode encontrar esta ave de rapina no interior de Portugal? E que um Grifo é uma das espécies de abutre? O Jardim Zoológico desafia-o a vir conhecer a Tininha, o Abutre que faz parte da Apresentação de Aves em Voo Livre, no Bosque Encantado.
Ave considerada extinta há mais de 150 anos volta a ser observada no país
Nova Zelândia
O New Zealand Storm Petrels, uma ave endémica da Nova Zelândia, tinha sido dada como extinta há já mais de 150 anos, mas um grupo de investigadores do país dos kiwis conseguiu demonstrar agora o ressurgimento da espécie.
Grou-do-Japão inspira o romance no Jardim Zoológico
Portugal
O Jardim Zoológico convida todos os casais a festejar o Dia de São Valentim com muitas surpresas. Aproveite a oportunidade para conhecer uma das aves com um ritual de sedução e acasalamento mais peculiares, o Grou-do-Japão.
AVISAN 2010 no CNEMA de 26 a 28 de Novembro
Portugal
Vai decorrer entre os próximos dias 26 e 28 de Novembro, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém, a AVISAN - Exposição Nacional de Aves, Animais de Companhia, Equipamentos e Acessórios.
Canis & Gatis
Zoos

Beto Carrero World

Santa Catarina, Brasil

Parque Municipal do Mocambo

Minas Gerais, Brasil

Clínicas

Clínica Veterinária Bicho Bom

Rio Grande do Sul, Brasil

Emmanuel Lima da Rocha

Pernambuco, Brasil

Lojas

Ana Rodrigues Domingues

Leiria, Portugal

Bichos & Bichinhos

Lisboa, Portugal

Hotéis