Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Animais selvagens provocaram já este ano 59 vítimas mortais
2013-07-25 » Moçambique
Em Moçambique, o conflito latente pelos recursos entre humanos e vida selvagem já fizeram este ano 59 mortos, entre os humanos, e 72 entre os animais que se tornaram, de alguma forma, uma ameaça às populações rurais.

É um problema que se vai agravando à medida que os anos passam, com o reaparecimento de muita vida selvagem em regiões onde, durante muito tempo, esses animais estiveram menos presentes, ou mesmo ausentes, e que foram ocupadas pelas populações em busca da sua sobrevivência. A situação gera agora grandes conflitos, sendo este um problema que não afecta apenas Moçambique, mas parte significativa do continente africano e também do asiático.

Os números oficiais das 59 perdas humanas reportadas até agora apontam para que a grande maioria, nomeadamente 47, tenham sido provocadas por crocodilos, 6 por cobras, 3 por elefantes e outras 3 por hipopótamos. Por outro lado, estima-se que tenham sido destruídos quase 190 hectares de zonas agrícolas.

No mesmo período de tempo foram abatidos 52 elefantes, 18 hipopótamos e 2 leões, que poderiam pôr em risco a vida das populações locais.
Notícias
Homem atira-se aos leões
Espanha
Um homem invadiu, no último sábado, o recinto dos leões no zoo de Barcelona. Foi retirado com vida do local e levado para um hospital local, onde se encontra internado em estado crítico. O homem, de 45 anos, vestia na altura um uniforme tipo militar e tinha às costas uma mochila e, sem que nada o fizesse prever, de repente saltou para a zona onde os leões habitam e dirigiu-se na sua direcção.
Morto por cinco leões
Zimbabué
Um homem de 59 anos, Peter Evershed, morreu no passado fim-de-semana, depois de ter sido atacado por cinco leões enquanto tomava banho. O incidente ocorreu no parque de campismo de Chitake Springs, que fica localizado no interior da reserva animal de Mana Pools National Park, no Zimbabué, perto da fronteira com a Zâmbia.
Leoa salva de poço
Índia – Gujarat
Uma jovem fêmea de leão-asiático Panthera Leo pérsica caiu acidentalmente a um poço em Madhavpura, vila do estado indiano do Gujarat. Os leões-asiaticos estiveram praticamente extintos na Índia, onde se pensa que o seu número chegou a ser inferior a 20 animais, em virtude da caça a que durante centenas de anos foram sujeitos.
Leoa vai ao dentista
Brasil –Sorocaba
Uma leoa de 8 anos, residente no parque Zoológico Quinzinho de Barros em Sorocaba, foi esta semana ao dentista para tratar três dentes que se partiram naturalmente. A leoa estava com dificuldades em alimentar-se e estava a perder peso, o que levou os responsáveis do zoo a marcarem esta delicada operação.
Leões brancos já podem ser visitados
Grã-Bretanha
Em Bewdley, no West Midland Safari, foram agora expostos e podem ser visitados pelo público pela primeira vez os quatro leões brancos que nasceram no fim de Agosto do passado ano de 2006. Casper, Kiara, Lara e o macho Toto foram baptizados pelos tratadores que, desde o nascimento, protegem este verdadeiras raridades 24 horas por dia.
Canis & Gatis
Parques

Parque Nacional do Bicuar

Huíla, Angola

Parque Nacional do Zinave

Inhambane, Moçambique

Zoos
Clínicas

Carlos Alberto Gomes Villanova

Rio Grande do Sul, Brasil

Marilma Silveira Menezes

Bahia, Brasil

Lojas

Planeta Pet

São Paulo, Brasil

Lobato & Carvalho, Lda

Lisboa, Portugal

Hotéis

Quinta das Buganvílias

Faial, Portugal

Casa do Gato Carmo´s Garden

São Paulo, Brasil