Répteis e anfíbios Víbora-cornuda

Víbora-cornuda


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Viperidae
Género: Vipera
Espécie: V. latastei

Outros nomes:
Cobra-cornuda
Vipère de Lataste (Francês)
Víbora hocicuda (Castelhano)
Víbora de Lataste (Castelhano)

Distribuição
Esta espécie pode ser encontrada na Península Ibérica e no Noroeste do continente africano, junto ao Mediterrâneo.

Em Portugal pode ser encontrada em práticamente todo o território, habita de preferência nas terras mais altas ou nas serras.

É um animal difícil de encontrar, a não ser por mero acaso, pelo que, quando isso acontece, o avistamento é muito próximo, o que torna a situação pouco agradável. Não pelo seu tamanho, que é de cerca de 70 cm, mas sobretudo por ser venenosa.

A sua cabeça, como acontece com as restantes víboras, tem uma forma triangular característica. A sua cor é cinzento azulado, possuindo no dorso uma mancha mais escura, em zig-zag, ao longo de todo o corpo.

Não se aproxime:
Se encontrar alguma, não se aproxime, ela vai tentar fugir rapidamente. No entanto, se for mordido por uma destas cobras, não corra e tente ficar calmo, para evitar que o veneno se espalhe e procure imediatamente um hospital, principalmente se a vítima for uma criança, um idoso ou alguém com doenças crónicas. Ao chegar ao hospital, tente descrever a cobra, para o médico poder fazer o tratamento necessário com antídotos, de forma a que a vida da vítima não seja posta em perigo, nem fiquem lesões graves para o resto da vida.

Em Portugal, existe ainda a ideia que não existem cobras venenosas no nosso país. Nada mais errado, o que não existe são cobras com venenos muito tóxicos, o que é significativamente diferente...

Importante mesmo é que esta espécie faz parte da fauna portuguesa e a sua existência é muito importante no combate aos pequenos roedores.

Estatuto de conservação:
Vulnerável (IUCN 2012)


Publicidade


Galeria fotográfica

Publicidade


Classificados
Braga, Portugal
Cachorros Castro Laboreiro
São Paulo, brasil
canil menorah em clima de nata
Leiria, Portugal
Cachorros Bulldog Ingês


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy