Cães Cão de Água Português

Cão de Água Português


Outros nomes:
Portuguese Water Dog
Cão de pescador


Origem:
Portugal. A sua origem perde-se nos tempos. Contudo, julga-se que pode ter chegado a Portugal pela mão dos habitantes do Norte de África, quando estes invadiram o território que agora corresponde a este país.

Aptidões naturais:
Dadas as suas especiais aptidões, gosto e vontade permanente de brincar na água, foi desde sempre companhia dos navegadores portugueses que, pelo mar fora, faziam grandes travessias oceânicas à descoberta de novas terras. Era nessa altura um óptimo ajudante e uma companhia inestimável nas naus, fazendo muitas vezes o papel de mensageiro que fazia circular missivas com ordens ou informações urgentes entre navios.

Durante centenas de anos, foram também companhia de pescadores artesanais que com eles partilhavam os bons e os maus momentos a bordo de pequenos barcos. Sempre prontos para se atirarem à água em busca de algum objecto que caísse borda fora, eram o melhor e mais fiel amigo dos homens do mar.

Está nesta altura a ser reintroduzido como cão de trabalho e a ser treinado como cão de busca e salvamento em ambientes marinhos ou fluviais.

Outrora disseminado um pouco por toda a costa portuguesa, aos poucos a sua presença foi-se tornando cada vez menos frequente, ao ponto de a certa altura praticamente já só existir na costa algarvia.

Nos anos 50 e 60 do século XX, a raça esteve à beira da extinção, havendo apenas umas poucas dezenas de exemplares, e foi a partir desses últimos animais que um grupo de pessoas apreciadoras das características desta raça se interessou pela sua manutenção.

Tiveram assim origem as actuais linhagens, quer as dos criadores portugueses, quer as dos criadores estrangeiros, que demonstram especial interesse por estes cães.

Temperamento:
Os cães de água portugueses são meigos, leais e de extrema obediência, estabelecendo laços de cumplicidade muito intensos com os donos.

Não são agressivos, tendo facilidade de relacionamento com desconhecidos. Também têm facilidade em estabelecer contactos com outros cães.

Com crianças, comportam-se como se fossem apenas mais uma delas, participando nas suas brincadeiras e estando sempre prontos para uma corrida ou para um passeio.

São, no entanto, excelentes guardas e protectores, quer das crianças, quer do seu espaço.

A água é a sua perdição. Adoram nadar, seja num lago calmo ou no mar mais agitado. Possuem nas suas patas umas membranas interdigitais semelhantes às encontradas nas aves palmípedes, que lhes permitem nadar com extrema facilidade.

Ao contrário de outras, não é uma raça muito encontrada como cão de companhia. Não existem muitos criadores, nem é particularmente fácil de encontrar à venda no grande circuito comercial de lojas de animais, apesar de ser um excelente companheiro e um fiel amigo para ter ao seu lado.

Tamanho:
Machos entre 50 e 57 cm de altura; fêmeas entre 43 e 52 cm de altura.

Pelagem:
Encontram-se dois tipos de pelo: um comprido e ondulado e outro mais curto e encaracolado.
É um cão pouco agressivo para pessoas com a tradicional alergia aos pêlos de cão.

Cores mais comuns:
Branco, preto, castanho e branco malhado.

Esperança de vida:
Cerca de 12 ou 13 anos

Consulte aqui a lista de criadores do Cão de Água Português

Estalão/Padrão FCI do Cão de Água Português
Grupo 8
Cães cobradores e levantadores
de caça e Cães de Água
Secção 3 Cães de Água


Notícias
Detido suspeito de querer sequestrar cães dos Obama
Estados Unidos
Ao longo dos anos, os cães de água portugueses do presidente norte americano, Bo e Sunny, têm sido notícia por múltiplos motivos. Desta vez, supostamente um homem queria sequestrá-los, mas foi detido antes que isso acontecesse.
Sunny prega susto a Michelle Obama
Estados Unidos
O casal Obama e os seus dois cães têm sido repetidamente notícia pelos mais variados motivos. Primeiro pela chegada em momentos diferentes dos dois cães de água portugueses, nos últimos tempos por outros casos em que os dois cães, Bo e Sunny, se tornaram o centro das atenções pela alegria e simpatia que trouxeram à casa branca em muitos momentos.
1.º Congresso do Cão de Água Português em Tavira de 25 a 29 de Setembro
Portugal
Tavira vai receber entre os dias 25 e 29 de Setembro o 1.º Congresso do Cão de Água Português, subordinado ao tema «Uma só Raça – Um só Cão – O Cão de Água Português». Exposições, provas de trabalho, demonstrações de aptidão, concursos de desenho e fotografia e muitas palestras, entre outras actividades, vão ser realizadas durante os 5 dias que dura o evento.

Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy