Gatos Bengal

Bengal


Outros nomes
Leopardettes
Bengali
Gato-de-bengala

Informações gerais
O bengal resulta do cruzamento entre o gato-leopardo-asiático (Felis bengalensis) e gatos domésticos comuns. Foi necessário um grande trabalho de selecção evolutiva para se chegar ao estado em que a raça se encontra e ainda continua desenvolver-se, graças a muitos apaixonados pelo bengal. Tudo começou com uma criadora de gatos americana, Jean Mill, psicóloga com uma pós-graduação em genética, que desejava possuir um gato de companhia mas que, ao mesmo tempo, mantivesse intactas as suas características selvagens. Por esse motivo, e sabedora de que o gato-leopardo-asiático tinha os mesmos vinte e dois cromossomas que os gatos comuns, decidiu cruzar as duas espécies, tendo nascido em 1963 Kin Kin, o primeiro bengal, gerado da convicção da sua criadora. Há, no entanto, quem duvide deste cenário e considere uma mera casualidade Kin Kin ter nascido.
Por questões pessoais, Jean Mill veio a abandonar as suas pesquisas durante alguns anos, voltando mais tarde a debruçar-se sobre estas questões. Para que, a partir de um cruzamento, nasçam crias férteis, é necessário que muitas condições genéticas estejam reunidas e foi isso que nesta fase a criadora conseguiu, com alguma colaboração de um outro geneticista, Willard Centerwall, mas também contando com alguma sorte. Quando, numa viagem à Índia, descobriu um gato que apresentava algumas das características que pretendia, esse conhecimento veio a ser-lhe muito útil na sua busca pelo actual bengal. Não há nada que impeça que, já antes disso, este cruzamento tivesse acontecido na Ásia, entre animais vivendo em liberdade.

Neste momento, estima-se que existam mais de trinta mil bengal, distribuídos um pouco por todo o mundo, entre criadores e simples amantes de gatos que escolheram esta raça como animal de companhia.

Uma das características desta raça é manter ainda um apurado instinto de caçador e, ao contrário de outras raças, gostar em geral do contacto com a água. São gatos muito curiosos, sociáveis e inteligentes. Gostam da companhia dos humanos e também de outros animais, estão em alerta quase permanente e esta também é uma característica que se mantém dos seus genes selvagens ancestrais.

Por muitos motivos, entre eles a complexa engenharia genética que deu origem a esta raça e outros factores, como as cores, se só existem três ou se serão quatro, os gatos bengal e a sua história não são de todo consensuais, a verdade é que a raça existe e está reconhecida, o que aconteceu no início dos anos 90 do século XX.

Peso médio quando adulto
Entre os 5 e os 9 quilos.

Cores mais comuns
Leopard, snow e o marble


Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy