Sagrado da Birmânia


Outros nomes
Birmanês
Birman
Gato sagrado de Burma

Informações gerais
Diz-se que esta raça será descendente directa dos gatos criados em templos budistas. Esta crença surge aliada a uma lenda que faz parte da mitologia local segundo a qual, a certa altura, um gato branco, protector de um monge, terá mudado de cor quando o seu templo foi atacado por rebeldes e o monge foi morto. Nesta mutação de cor estaria a origem da raça. Na altura, acreditava-se que as pessoas boas, depois de morrerem, reencarnavam na forma de gato, sendo por esse motivo especialmente protegidos pelos monges, que têm grande tradição de não fazer mal a qualquer animal, independentemente da sua espécie ou perigosidade.

Pensa-se que os Sagrados da Birmânia actuais descendem de uma linhagem que resultou do cruzamento de um gato de templo - daí o nome da raça -, cruzado com siamês e mais tarde com persa ou angorá.

Como sempre, nestes casos onde a origem é difícil de definir, existem muitas teorias sobre a sua ascendência.
França é pais, onde tudo indica, se realizou o cruzamento que veio a dar origem ao Birmanês, nos Estados Unidos foi reconhecida como raça, pouco tempo antes da Segunda Guerra Mundial.

Com o estalar do conflito na Europa, quase terá desaparecido e só mais tarde com o findar da guerra os apaixonados pela raça terão voltado à sua criação e disseminação, por todo o mundo, especialmente na Europa onde as actuais linhagens terão tido origem. Durante os anos quarenta, a raça divergiu ligeiramente, havendo dois tipos de Birmanês, o americano, ligeiramente mais possante e robusto, e a linhagem inglesa e europeia, com um gato mais esguio, na linha dos gatos orientais.

Como animal de companhia, o birmanês é muito sociável, tranquilo e inteligente. Alguns autores consideram-no um pouco melancólico, no entanto, é um gato que gosta muito de companhia do seu dono, ou daquele que elegeu como tal. Com os estranhos, tem tendência a ser reservado.
São animais com uma grande esperança de vida, ultrapassando com alguma facilidade os 15 anos.

Peso médio quando adulto
Entre os 4 e os 8 quilos.

Cores mais comuns
Point - azul, chocolate, creme, lilás, vermelho e seal.
Tortie Point – seal.
Tabby Point - azul, chocolate, creme, lilás, seal e vermelho.
Tortie Tabby Point - azul, chocolate, lilás e seal.


Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy