Cavalos Garrano do Gerês

Garrano do Gerês


O Garrano é uma raça com origem em Portugal continental, mais concretamente nas serranias agrestes do Norte.

Já no Paleolítico foram feitas pinturas rupestres, onde hoje se pode confirmar a existência de um cavalo com configuração e estatura muito semelhante ao actual Garrano, sem grandes alterações morfológicas.
Talvez o facto de viver em liberdade tenha isolado esta espécie de outros cavalos, libertando-a de cruzamentos que poderiam ter alterado para sempre o seu futuro.

Ainda hoje é possível avistar esta raça em liberdade, no Parque Nacional da Peneda Gerês, onde frequentemente passeiam, em total liberdade, ao sabor do melhor pasto ou de uma colina mais abrigada.

Aos cavalos criados em cativeiro, foram essencialmente atribuídas tarefas ligadas à agricultura, embora também sirvam como cavalo de sela, sendo que este não é um papel que o Garrano assuma com muita convicção.

Apesar de pequeno, o Garrano tem a força e a corpulência próprias de um cavalo nórdico, embora não se conheçam quaisquer ligações que não sejam as ancestrais, quando do aparecimento da espécie.

Em liberdade, a manada de Garranos é constituída por um harém de fêmeas e um único macho adulto, que defenderá o seu grupo de qualquer intruso, seja ele outro cavalo ou mesmo um lobo, que enfrentará para proteger as crias que possam existir.
Contudo, é verdade que não é muito alta a natalidade e a sobrevivência de crias nesta raça, nas condições descritas.

Aptidão - Sela, tiro ligeiro e carga a dorso.

A sua utilização neste momento vai pouco para além do turismo rural e dos passeios campestres.

Em adulto a sua estatura média anda entre o 1,25 e 1,35 metros e o seu peso ronda os 200/250 kg.

A cor típica é castanho, as crinas e rabada de cor preta.


Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy