Animais de quinta Cabra

Cabra


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Subfamília: Caprinae
Género: Capra
Espécie: C. aegagrus
Subespécie: C. a. hircus

A cabra é, de entre os animais de quinta, aquele que mais ligações mantém com as variedades selvagens da espécie.

Domesticação:
As cabras foram dos primeiros animais a ser domesticados, foi por volta do ano 7000 AC no Médio Oriente. Talvez a sua resistência natural e capacidade de adaptação a condições extremas tenha chamado a atenção dos povos nómadas da região para este animal e para a possibilidade de o domesticar.

Utilização:
Na quinta, a cabra é criada com várias finalidades. Desde logo, para o aproveitamento do leite para a produção de queijo de cabra puro, ou com mistura de leite de ovelha.
Depois, o aproveitamento da carne, que tem grandes apreciadores, e que em épocas especificas atinge preços elevadíssimos nos locais de venda. Por último, o aproveitamento da pele, usada na produção de calçado, vestuário e ainda artigos de decoração.

Robustez:
A cabra é um animal de uma robustez tremenda. Sobrevive, no estado selvagem, a condições climatéricas extremas, sejam montanhas cobertas de neve, sejam desertos áridos, com uma elevadíssima taxa de sobrevivência das crias.
Em alguns lugares desabitados, principalmente em ilhas onde foram deixadas pela mão do homem, as cabras são uma praga incontrolável.

Este aspecto tem levado a que a cabra seja cada vez mais o gado dos povos pobres, e menos bafejados pela sorte, no que diz respeito ao clima, por todo o mundo.

Alimentação:
Quando na quinta, as cabras, além do pasto normal, que segundo os agricultores, depois de pisados pelas cabras já não servem para as ovelhas ou vacas, comem tudo o que apanham, sejam arbustos ou flores. Se necessário, sobem para os muros para atingir as copas dos arbustos e árvores.

O bode pode ser violento para com estranhos. Se se sentir intimidado, vai investir com grande violência sobre o intruso, seja ele outro bode, qualquer outro animal, ou mesmo um humano.

Reprodução:
O tempo de gestação da cabra é de cinco meses, e à cria nascida chama-se cabrito.

Ao som característico da cabra chama-se balido.

Longevidade:
Uma cabra pode viver cerca de 20 anos


Notícias
Cabras com sotaque
Inglaterra
Um estudo da Universidade de Londres aponta como possibilidade as cabras terem sotaques diferentes, de acordo com o grupo ou região onde são criadas. Estes resultados surpreenderam até os próprios investigadores ingleses, por se ter tornado tão óbvio para eles, depois de terminadas as audições dos animais envolvidos na amostra, que os dados que tinham em seu poder não deixavam margem para dúvidas.
Google troca cortadores de relva por cabras
Estados Unidos
A empresa Google, com sede nos Estados Unidos - em Mountain View, na California - decidiu alterar drasticamente a forma de manter aparados os grandes relvados em redor dos edifícios, trocando os ruidosos cortadores de relva por cerca de 200 cabras que farão esse serviço quase sem fazer barulho, apenas um balir, aqui e além.

Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide
São Paulo, Brasil
Pugs.com.br


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy