Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Chaser - a cadela das mil palavras
2010-12-25 » Estados Unidos
Uma Border Collie de seis anos, de nome Chaser, foi considerada a cadela que conhece mais palavras em todo o mundo, depois de identificar 1022 palavras diferentes. Anteriormente, outro Border Collie de nome Rico, com origem na Alemanha, tinha conseguido identificar com um grau de certeza próximo cerca de 200 objectos diferentes.

A cadela foi treinada durante três anos por investigadores da Universidade de Wofford, Carolina do Sul, e o objectivo era tentar perceber se havia limites para o número de palavras que podia aprender e, se sim, quantas. O resultado não podia ser mais encorajador: Chaser reconhece 1022 palavras, entre objectos e cores!

O caminho de ensino foi diferente do que foi testado até aqui. Durante algum tempo, Chaser trabalha com um único objecto até o identificar pelo nome, só depois é que começa a trabalhar para reconhecer outro. Até agora, noutras tentativas do mesmo género, era sempre usado um grupo de objectos em simultâneo. A cadela diferencia, por exemplo, «bola» de «bola azul», fazendo esse exercício com outros objectos, por cor ou tamanho.

Para testar a aprendizagem da cadela foram feitas 838 sessões de 20 objectos cada e a taxa de sucesso foi superior a 90% dos objectos pedidos, num universo de 1022 diferentes peças, distribuídas por 16 banheiras de plástico, onde são guardados os brinquedos que deram origem ao estudo.
Notícias
Rex foi mais duro que um comboio
Inglaterra
Ele foi, talvez, o cão mais sortudo de Inglaterra, neste ano que se prepara para terminar. Mas muito do que se conseguiu foi devido ao facto de a sua dona sempre ter acreditado que poderia ter o seu cão de volta, e um quase milagre permitiu que Rex voltasse aos braços da sua dona.
Cão regressa ao lar quatro anos depois de se ter perdido
Estados Unidos
Tudo começou quando, há quatro anos, um casal americano residente na Carolina do Norte teve o seu terceiro filho e decidiu mandar o seu cão Cassey para casa da irmã durante uns dias, até que o novo habitante se ambientasse e as visitas começassem a diminuir.
Cão mais gordo do mundo reduziu o seu peso para metade
Inglaterra
Foi considerado o cão mais gordo do mundo. Não o mais pesado, pois existem raças cujos exemplares chegam muito mais longe na balança, mas neste caso, para um Border Collie, era demasiado pesar 57 quilos.
Cão cego resgatado tem cão guia
Grã-Bretanha
Um centro de resgate em Norfolk tenta encontrar casa para um cão pastor cego e o seu cão guia – dois border collies que foram chamados Bonnie e Clyde.
Foram encontrados deambulando numa Estrada em Blundeston, perto de Lowestoft no Suffolk, durante uma intensa tempestade, há 3 semanas atrás. De inicio não se percebeu a relação entre os dois cães, que não se afastavam um do outro, mas passadas algumas horas começou a ficar claro: um necessitava do outro para o guiar.
Canis & Gatis
Parques
Clínicas

Evanieser de Jesus Gutierres

Distrito Federal, Brasil

Lojas

Manuel Cruz Rodrigues

Coimbra, Portugal

Casa dos Pássaros

Lisboa, Portugal