Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Baleia arroja à costa em Tavira
2014-05-11 » Portugal
Uma baleia com cerca de nove metros arrojou morta à praia de Cabanas de Tavira, no Parque Natural da Ria Formosa, durante a noite de ontem.

Segundo uma bióloga da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem, que se deslocou ao local, o animal teria já morrido há mais de 24 horas quando chegou ao local.

A baleia, de espécie ainda por apurar, estava bastante mutilada já que, para além de ter as barbatanas cortadas, apresentava outros ferimentos no corpo, e deverá ser retirada do local e enterrada no areal da praia nas próximas horas, uma vez que se encontra já em decomposição e o calor deverá acelerar esse processo durante o dia de hoje. De parte foi para já posta a ideia de transportar a baleia para terra, pelas dificuldades técnicas que esse trabalho implicaria, pois a praia de Cabanas de Tavira situa-se numa pequena ilha com poucas dezenas de metros de largura e sete quilómetros de comprimento, e também pela necessidade de resolver rapidamente a questão, já que nesta altura são muitos os turistas e veraneantes que ali se deslocam e um animal destas dimensões em decomposição poderia trazer algumas questões de saúde pública que urge evitar.

O arrojamento de mamíferos marinhos desta dimensão não é muito frequente em Portugal, acontecendo apenas alguns casos por ano. Já os golfinhos são mais frequentes e, até pela dimensão, tornam-se casos mais fáceis de resolver. Quando os animais que dão à costa são de maiores dimensões, colocam dificuldades técnicas maiores, mas como sempre tem acontecido as autoridades, em conjunto, estão prontas e disponíveis para arranjar a melhor solução em poucas horas, garantindo assim a segurança daqueles que, de algum modo, frequentam as praias onde estes animais acabam por dar à costa, quando a sua vida chega naturalmente ao fim.
Notícias
Argentina
Um golfinho bebé, de dois que arrojaram à costa na praia Santa Teresita, na Argentina, acabou por morrer depois de ter estado demasiado tempo fora de água, porque os veraneantes decidiram tirar «selfies» com ele.
Portugal
Uma baleia-comum juvenil, com um comprimento estimado de 8 a 10 metros de comprimento, arrojou junto às rochas, perto da Praia da Parede, na tarde do último Sábado. Já morta, por causas ainda desconhecidas, a baleia terá sido atirada para aquele local devido ao mau tempo e à forte agitação marítima que se tem feito sentir em toda a costa e território continental.
Madagascar
As baleias-de-Omura, (Balaenoptera omurai), só foram identificadas em 2003 no Oceano Indico, na região de Madagascar, por um grupo de investigadores japoneses e a sua identificação só foi possível a partir de espécies mortos e com recurso a testes de ADN.
Jardim Zoológico apresenta nova cria de Golfinho
Portugal
O Jardim Zoológico apresenta, neste início de ano, uma cria muito especial, de Golfinho-roaz. O mais recente habitante do parque veio aumentar a família de Golfinhos e promete fazer as delícias dos visitantes no ano em que comemora o seu 130º aniversário.
Leão-marinho ataca Shakira
África do Sul
A cantora colombiana Shakira teve um fim-de-semana agitado na África do Sul, onde esteve envolvida em dois incidentes distintos com animais selvagens, mas nenhum deles parece ter-lhe tirado a boa disposição ou a vontade de estar próxima de animais que vivem no seu ambiente natural.
Parques
Zoos

Parque Natural da CBMM

Minas Gerais, Brasil

Zoo Santo Inácio

Porto, Portugal

Clínicas

Luís Alberto Müller

Rio Grande do Sul, Brasil

Lojas

Graça Santos Ramos

Lisboa, Portugal

Pet Shop Nort-Dog

São Paulo, Brasil

Hotéis

Hotel Canino Villa Murça

Leiria, Portugal

Clínica Veterinária da Vila

São Paulo, Brasil