Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Jardim Zoológico celebra Dia do Animal com destaque para o maior animal terrestre, o Elefante-africano
2015-10-03 » Portugal
No próximo dia 4 de Outubro venha ao Jardim Zoológico e celebre connosco o dia mundial do animal. Entre os cerca de 2000 animais que aqui habitam convidamos os visitantes a conhecer o grupo de Elefantes-africanos, o animal que representa o Jardim Zoológico.

Sabia que as orelhas dos Elefantes têm a função de regular a sua temperatura corporal? Que um animal adulto pode ingerir entre 150 a 300 kg de matéria vegetal por dia? Que cada cria é amamentada cerca de dois anos? Ou que a caça furtiva, para a obtenção do Marfim, está a ameaçar o Elefante-africano de extinção?

Visite o Jardim Zoológico e fique a conhecer todos os comportamentos desta espécie. Para o seu bem-estar físico e mental, os Elefantes desfrutam de um lago com uma área de mergulhos permitindo que, até quatro elefantes de uma só vez, se refresquem nos dias de maior calor. O charco de lama é outra das áreas favoritas e de extrema importância ao possibilitar que os animais utilizem a lama como protector contra os raios solares e mosquitos ao espalharem a mesma, por todo o corpo, com a sua tromba.

Para prosseguir neste dia em festa o Jardim Zoológico, convida os mais pequenos a conhecer «A Vida de Gotília» debruçando a sua atenção sobre diversos conceitos, tais como o Ciclo da Água, a diferença entre água potável e água imprópria para consumo, a sua despoluição, formas responsáveis de a consumir, de a poupar e ainda sobre a enorme importância que a Água tem para todos nós e para a vida na Terra! Esta peça irá ter lugar no auditório do Jardim Zoológico pelas 10:30h. Ao comprar o seu bilhete receberá automaticamente um voucher de desconto para o Jardim Zoológico.
Notícias
O massacre dos inocentes
Zimbabwe
Manadas inteiras de elefantes massacrados, tudo aponta que pelos próprios guardas do parque que os deviam proteger.
Um dos mais importantes parques naturais do Zimbabwe, o Hwange National Park, tem sido palco no último mês de um dos mais hediondos crimes contra espécies protegidas dos últimos anos, principalmente, por estar possivelmente a ser perpetrado pelos guardas do parque.
Manadas de elefantes destroem culturas no Sul
Angola
Com o fim da guerra, muitos dos animais selvagens que povoavam o território angolano estão de volta e esse é um factor de incontornável satisfação. No entanto, as populações invadiram muitos dos territórios que os animais tiveram de abandonar e agora, que os conflitos começam a surgir, urge tentar encontrar soluções que sirvam, quer populações, quer a vida selvagem, que ali encontra condições únicas para se reproduzir.
Massacre de elefantes continua
Zimbabué
Nos últimos tempos, os guardas de prevenção ambiental do Zimbabué têm-se deparado com dezenas de elefantes mortos por envenenamento. Recentemente, encontraram mais 11 destes animais mortos num reservatório de água no parque Nacional de Hwange, o que eleva para mais de uma centena o número de animais desta espécie mortos por envenenamento com recurso a cianeto, só este ano.
Caça clandestina delapida elefantes
Moçambique
Os elefantes de Moçambique estão a sofrer um verdadeiro massacre provocado por caçadores clandestinos, hipotecando uma das mais promissoras fontes de receita do país. Esta questão põe em risco também a vida dos próprios guardas das zonas protegidas, ao persistirem em levar a efeito o seu trabalho, na salvaguarda dos animais que existem no território, e que poderiam tornar o país um destino de sonho para todos os que querem ver estes animais no seu ambiente natural.
Elefantes mortos aos milhares
Gabão
Depois de uma fase em que parecia ser possível controlar o massacre de elefantes-africanos, de uma forma geral, tanto os da floresta como os da savana, eis que os últimos números vêm demonstrar que esse massacre se acentuou, principalmente nos últimos 10 anos.
Parques

Parque Nacional de São Joaquim

Santa Catarina, Brasil

Zoos

Zoológico de Dourado

São Paulo, Brasil

Badoca Safari Park

Setúbal, Portugal

Clínicas

Fernando Antônio Rocha Toloi

Mato Grosso, Brasil

Lojas

Friend´s Pet Shop

São Paulo, Brasil

Casa Oliveira

Lisboa, Portugal

Hotéis

Hotel Senhora do Castelo

Viseu, Portugal

Merry Zoo

Lisboa, Portugal