Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Manadas de elefantes destroem culturas no Sul
2014-05-25 » Angola
Com o fim da guerra, muitos dos animais selvagens que povoavam o território angolano estão de volta e esse é um factor de incontornável satisfação. No entanto, as populações invadiram muitos dos territórios que os animais tiveram de abandonar e agora, que os conflitos começam a surgir, urge tentar encontrar soluções que sirvam, quer populações, quer a vida selvagem, que ali encontra condições únicas para se reproduzir.

O último caso conhecido é o das manadas de elefantes que destroem as plantações das populações, levando o pânico junto das aldeias no município angolano de Cuanhama, no Cunene, Sul do país.

Segundo os relatos que vão chegando do local, os cereais e as abóboras parecem ser os principais alvos dos animais, sedentos e famintos, que estão mesmo a por em risco a integridade física das populações. Este problema não é exclusivo de Angola, tem acontecido em alguns outros países africanos e tem havido várias soluções postas em prática que têm contribuído para que todos vivam nas mesmas regiões sem grandes sobressaltos e incidentes.

As autoridades angolanas estão já no terreno a tentar gerir os conflitos e a por em prática algumas formas de ultrapassar este problema, principalmente actuando junto das populações no sentido de evitar que um sentimento negativo se instale e os animais comecem a ser alvo daqueles que se sentem mais prejudicados.

Esta região do país oferece condições únicas à vida selvagem, e pode ser uma forma de gerar recursos para a região e para as populações, pelo menos tem acontecido assim, com muito sucesso, noutros pontos de África, tornando os residentes parte da solução e os animais um meio de obter recursos e empregos na área do turismo que, de outra forma, não seria possível obter.
Notícias
O massacre dos inocentes
Zimbabwe
Manadas inteiras de elefantes massacrados, tudo aponta que pelos próprios guardas do parque que os deviam proteger.
Um dos mais importantes parques naturais do Zimbabwe, o Hwange National Park, tem sido palco no último mês de um dos mais hediondos crimes contra espécies protegidas dos últimos anos, principalmente, por estar possivelmente a ser perpetrado pelos guardas do parque.
Jardim Zoológico celebra Dia do Animal com destaque para o maior animal terrestre, o Elefante-africano
Portugal
No próximo dia 4 de Outubro venha ao Jardim Zoológico e celebre connosco o dia mundial do animal. Entre os cerca de 2000 animais que aqui habitam convidamos os visitantes a conhecer o grupo de Elefantes-africanos, o animal que representa o Jardim Zoológico.
Massacre de elefantes continua
Zimbabué
Nos últimos tempos, os guardas de prevenção ambiental do Zimbabué têm-se deparado com dezenas de elefantes mortos por envenenamento. Recentemente, encontraram mais 11 destes animais mortos num reservatório de água no parque Nacional de Hwange, o que eleva para mais de uma centena o número de animais desta espécie mortos por envenenamento com recurso a cianeto, só este ano.
Caça clandestina delapida elefantes
Moçambique
Os elefantes de Moçambique estão a sofrer um verdadeiro massacre provocado por caçadores clandestinos, hipotecando uma das mais promissoras fontes de receita do país. Esta questão põe em risco também a vida dos próprios guardas das zonas protegidas, ao persistirem em levar a efeito o seu trabalho, na salvaguarda dos animais que existem no território, e que poderiam tornar o país um destino de sonho para todos os que querem ver estes animais no seu ambiente natural.
Elefantes mortos aos milhares
Gabão
Depois de uma fase em que parecia ser possível controlar o massacre de elefantes-africanos, de uma forma geral, tanto os da floresta como os da savana, eis que os últimos números vêm demonstrar que esse massacre se acentuou, principalmente nos últimos 10 anos.
Canis & Gatis

Colina no Lapão

Lisboa, Portugal

Parques
Zoos

Zoológico de Matelândia

Paraná, Brasil

Parque Zoológico Dr. Mário Frota

Minas Gerais, Brasil

Lojas

Reino Animal

Faro, Portugal

Aquária

Castelo Branco, Portugal

Hotéis

Hotel Senhora do Castelo

Viseu, Portugal

Canil Garofolo

Minas Gerais, Brasil