Répteis e anfíbios Crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus)

Crocodilo-de-água-salgada (Crocodylus porosus)


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Crocodylia
Família: Crocodylidae
Género: Crocodylus
Espécie: C. porosus

Distribuição geográfica:
Estes répteis gigantes habitam um pouco por todo o Norte da Austrália e ainda no Bangladesh, Brunei, Myanmar, Burma, Camboja, China, Índia, Ilhas Andaman, Indónesia, Malásia, Palau, Ilhas Carolina, Papua, Nova Guiné, Filipinas, Singapura, Sri Lanka, Ilhas Salomão, Tailândia, Vanuatu e também nas Ilhas Banks.

Outros Nomes:
Crocodilo-do-estuário
Crocodilo-marinho
Crocodilo-poroso
Crocodilo-do-Indo-Pacífico
Saltwater crocodile (Inglês)
Estuarine crocodile (Inglês)
Indo-Pacific crocodile (Inglês)
Saltie (Inglês)
Crocodile marin (Francês)
Crocodile de mer (Francês)
Crocodile à double crête (Francês)
Cocodrilo marino (Castelhano)
Cocodrilo de estuario (Castelhano)
Cocodrilo poroso (Castelhano)

Quase extinto:
Esta espécie esteve quase à beira da extinção em alguns locais, já que havia muitos relatos de ataque a humanos.

Como represália, os habitantes caçaram crocodilos durante largas dezenas de anos de uma forma intensiva. No entanto, uma lei do governo australiano do início dos anos 70 do século XX, veio proteger esta espécie. Agora, é possível encontrar grandes concentrações destes animais em várias zonas no Norte do território australiano, em alguns casos competindo com os humanos por zonas onde nunca se tinha registado a presença destes animais. Isto porque, apesar de serem encontrados maioritariamente em zonas de água salgada ou salobra, estes animais podem viver em água doce como qualquer outro crocodilo. São também frequentes os relatos de avistamento de grandes crocodilos a dezenas de quilómetros da costa, em pleno oceano.

Alimentação:
Como todos os crocodilos, esta espécie ataca qualquer animal que se aproxime da berma da água, seja um canguru, uma cabeça de gado, um cão ou mesmo um Homem, é apenas o seu instinto de sobrevivência a impeli-los para o alimento.

Tamanho e peso:
Um crocodilo de água salgada pode atingir os 7 m de comprimento e pesar mais de 1000 kg.

Estatuto de conservação:
Pouco Preocupante (IUCN 1996)


Notícias
Crocodilo persistente mantém homem refém por duas semanas
Austrália
Uma crocodilo persistente manteve refém numa ilha australiana, durante duas semanas, um homem neozelandês de 37 anos, e só um golpe de sorte permitiu que fosse salvo do seu degredo insular solitário. O homem em questão viajou no seu kayak de 2,5 metros até ao extremo Norte da Ilha Governor, a apenas cerca de duas milhas a Oeste do continente australiano, onde decidiu fundear para visitar aquele local luxuriante e longe das multidões.
Crocodilo invade parlamento e leva à suspensão dos trabalhos
Tailândia
m jornalista de serviço junto ao parlamento Tailandês, em Banguecoque, emitiu um alerta reportando a presença um crocodilo junto às entradas de ar na cobertura do edifício. O aviso permitiu que ninguém apanhasse um susto, ou que tivesse mesmo sido atacado dentro do parlamento, mas a falta de tacto natural dos seguranças e funcionários no local para lidar com uma situação para a qual não estão preparados, criou uma enorme confusão e foram necessárias horas de trabalho até se conseguir capturar o animal.
Cassius retoma o título de maior crocodilo-de-água-salgada em cativeiro
Austrália
Depois de, durante alguns anos, ter detido o título de maior crocodilo-de-água-salgada em cativeiro, Cassius foi destronado por Lolong em 2011. Com a recém noticiada morte de Lolong, Cassius volta a assumir o título e a ser a referência viva desta espécie.

Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, Brasil
Venda de Filhotes
Porto, Portugal
Procuro Cavalo Lusitano
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy