Animais de quinta Burro

Burro


Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Género: Equus
Espécie: E. asinus

Utilização
O burro tem vindo a ser, cada vez mais, afastado da quinta. A sua utilização para trabalho deixou de fazer sentido, já que as máquinas agrícolas são bastante mais eficientes e, acima de tudo, não fazem tantas birras!

No entanto, para nós, o gado asinino continua a ser de extrema importância, e por esse motivo continuamos a classificá-lo como animal de quinta.

As tarefas dadas aos burros nas quintas eram, por norma, as mais duras, já que não era possível retirar deste animal qualquer outro proveito económico.
Serviam para lavrar os terrenos e como animal locomotor de carroças e das noras de tirar água dos poços, nas horas de rega.

Teimosos
Trabalhavam sempre individualmente, já que não é possível fazer uma parelha de burros.
Normalmente, se o tentar fazer, vai ter um problema de teimosia, um quererá ir para um lado, o outro quererá ir para outro; um anda, o outro fica parado...
Puxando as carroças, serviam como meio de transporte individual dos agricultores com menos posses.

Tradição mediterrânica
Por toda a Península Ibérica, o burro serviu para fazer a venda porta a porta de legumes, frutas e queijos. Em Portugal esta situação era muito frequente até aos anos setenta, principalmente nas regiões do Algarve e na zona Saloia em volta de Lisboa, embora acontecesse por todo o país. Agora a tradição continua a ser mantida, mas como atracção turística.

Algumas raças de burro estão à beira da extinção, com poucos exemplares reprodutores.
Felizmente, esta situação começa a ser resolvida, principalmente com empresas privadas que apostam nas viagens de burro por zonas rurais, sendo estes pequenos «safaris» muito apreciados pelos visitantes externos.
Também começa a haver alguns incentivos financeiros, por parte do governo, para a preservação desta espécie, começando agora a ser colhidos os primeiros frutos desta acção, já que alguns criadores de cavalos abraçaram esta missão com espírito empreendedor.

Esperança de vida
Os asininos podem viver entre 30 e 40 anos.


Notícias
O estranho caso da burra voadora
Rússia
Tudo não passou de um golpe publicitário de uma empresa de pára-quedismo, na cidade russa de Krasnodar, que utilizou uma burra a voar num pára-quedas para chamar a atenção dos veraneantes para as suas actividades nas praias do Mar de Aznov.
Burros em contramão provocam acidente
Portugal
Tudo aconteceu esta semana, quando um circo se encontrava a apresentar o seu espectáculo nas Caldas da Rainha. Sem se saber muito bem como, nem porquê, no momento em que os animais eram levados para apresentar o seu habitual número, quatro dos sete burros da companhia fugiram para a estrada e entraram em contramão, numa via com bastante movimento, a cerca de duas centenas de metros da zona onde se deveriam encontrar.
Burro curioso cai em poço abandonado
Estados Unidos
Tudo pode acontecer a um burro. Que o diga um infortunado asno que se afastou de casa para investigar um suculento pasto, localizado a umas centenas de metros do sítio onde geralmente se alimenta. Tudo isto aconteceu em Underwood, no Minesota.

Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, São Paulo
Canil Menorah lindos filhotes
Carnaxide, Portugal
Cão encotrado em Carnaxide
São Paulo, Brasil
Pugs.com.br


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy