Animais de quinta Ovelha

Animais de quinta


Em alguns países, ditos desenvolvidos, a maioria das crianças pensa que o leite que bebe todas as manhãs nasce no pacote!

Como é preciso alterar este estado de coisas, criámos este espaço, de onde pais e crianças podem partir, em conjunto, à descoberta dos chamados «animais de quinta».

Os principais animais são abordados numa perspectiva recreativa e pedagógica, sem linguagens técnicas que possam impedir o usufruto da informação pelas crianças e jovens.

Aos adultos, daremos a conhecer algumas das principais raças e respectivas características, bem como a distribuição geográfica dos diversos animais e a função ou funções para que são criados.


Burro
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Mammalia Ordem: Perissodactyla Família: Equidae Género: Equus Espécie: E. asinus Utilização O burro tem vindo a ser, cada vez mais, afastado da quinta.
Burro-Andaluz
Outros nomes: Burro-Lucena Burro andaluz-cordobés (Castelhano) Andalusian donkey (Inglês) Cordobes donkey (Inglês) Âne andalou (Francês) Anko du Perche (Francês) Origem: Foi trazido desde o Norte de África há cerca de 3000 anos, descendendo de burros dessa região, tendo desde então sido adaptados aos trabalhos rurais no Sul de Espanha.
Burro-Mirandês
Origem: Portugal - Terras de Miranda - Trás-os-Montes Outros nomes: Burro-de-Miranda Caracteristicas físicas: Os burros-mirandeses caracterizam-se por serem extremamente dóceis no contacto com os humanos.
Cabra
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Mammalia Ordem: Artiodactyla Família: Bovidae Subfamília: Caprinae Género: Capra Espécie: C. aegagrus Subespécie: C. a. hircus A cabra é, de entre os animais de quinta, aquele que mais ligações mantém com as variedades selvagens da espécie.
Cabra-Algarvia
Origem e distribuição: Originária do Algarve, já a ser reproduzida por agricultores até ao Alto Alentejo. A Cabra-algarvia conta já com mais de 40 criadores e quase 5000 exemplares em 2013.
Cabra-Bravia
Origem: Portugal - Minho Existem em Portugal cerca de 100 criadores e 10000 animais registados. Estes animais destinam-se apenas à produção de carne.
Cabra-Charnequeira
Origem: Portugal - Beira Baixa Existem duas regiões onde esta espécie está implantada, na Beira Baixa e na costa Alenteja. O efectivo de animais desta espécie deverá rondar as 5000 unidadades registadas.
Cabra-Preta-de-Montesinho
Origem: Portugal - Nordestre de Trás-os-Montes Existe um efectivo de cerca de 850 animais.
Cabra-Serpentina
Origem: Alentejo - Portugal Neste momento existem criadores desta raça desde o Algarve até à Beira Alta. Existem registados pouco mais de 4000 animais desta espécie registados. Esta espécie é aproveitada para a aprodução de carne e de leite.
Cabra-Serrana
Origem: Portugal - Trás-os-Montes
Coelho
Como animal de companhia O Coelho Anão, é um excelente animal de companhia. Não faz barulho, o seu pêlo não ganha cheiros e o seu custo é bastante baixo. Para além disso, são, regra geral, mansos e carinhosos com os donos e estabelecem laços de cumplicidade importante com as crianças.
Coelho
Reino: Animalia Filo: Chordata Subfilo: Vertebrata Classe: Mammalia Ordem: Lagomorpha Família: Leporidae O coelho é um dos animais mais característicos da quinta. Ainda é possível encontrá-lo em liberdade, com muita facilidade, e é cada vez mais procurado como animal de companhia, mas é nos animais de quinta que melhor se enquadra.
Faisão
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Galliformes Família: Phasianidae Outros nomes: Common Pheasant (Inglês) Ring-necked Pheasant (Inglês) Faisan de Colchide (Francês) Faisan à collier (Francês) Faisan de chasse (Francês) Faisán común (Castelhano) Origem geográfica: O Faisão é uma ave originária do continente asiático, tendo sido introduzido na Europa na idade média, transportado pelos mercadores que faziam negócios com a Europa.
Galinha
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Galliformes Família: Phasianidae Género: Gallus Espécie: G. gallus Subespécie: G. g. domesticus A galinha é, dos animais de quinta, aquele que mais funções desempenha.
Ganso
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Anseriformes Família: Anatidae Género: Anser Espécie: A. anser Um verdadeiro guarda O ganso é um defensor da propriedade, e apesar de ser uma ave, faz frente a qualquer intruso que apareça, independentemente de seu tamanho.
Ovelha
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Mammalia Ordem: Artiodactyla Família: Bovidae Subfamília: Caprinae Género: Ovis Domesticação As ovelhas foram dos primeiros animais a ser domesticados, foi cerca de 9000 AC que se pensa terem acontecido as primeiras domesticaçõe e terem surgido os primeiros rebanhos.
Ovelha Churra Algarvia
Origem: Algarve - Portugal
Ovelha-Campaniça
Origem: Baixo Alentejo - Portugal
Ovelha-Charolesa
Origem: França
Ovelha-Churra-Badana
Origem: Portugal
Ovelha-Churra-Terra Quente
Ovelha-Ile-de-France
Origem: França
Ovelha-Merina-Branca
Origem: Portugal
Ovelha-Merina-Precoce
Origem: França
Ovelha-Merina-Preta
Origem: Portugal
Ovelha-Mondegueira
Origem: Portugal
Ovelha-Saloia
Origem: Portugal
Ovelha-Serra da Estrela
Origem: Portugal
Pato
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Aves Ordem: Anseriformes Família: Anatidae Origem O tradicional pato branco, que encontramos nas quintas da Europa, tem origem na China continental, sendo conhecido como Pato de Pequim.
Porco
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Mammalia Ordem: Artiodactyla Família: Suidae Género: Sus Utilizações O porco é um animal de quinta de grande importância. À excepção de alguns felizardos, que são adoptados como animais de companhia, os porcos são sempre criados com o objectivo do aproveitamento da carne.
Porco-do-Vietname
Outros nomes: Porco-do-Vietnã Porco-Vietnamita Porco-barrigudo Pot-bellied pig (Inglês) Cochon vietnamien (Fracês) Cochon nain (Fracês) Cochon ventru (Fracês) Origem geográfica: Ásia - Vietname Tamanho e peso: Até 90 centímetros de comprimento e 40 centímetros de altura e podem ultrapassar os 100 quilos de peso.
Vaca
Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Mammalia Ordem: Artiodactyla Família: Bovinae Género: Bos Espécie: B. taurus A vaca é talvez o animal mais representativo da quinta. É também aquele que, por norma, mais interesse desperta.
Vaca-Aberdeen-Angus
Origem: Escócia
Vaca-Alentejana
Origem: Alentejo - Portugal
Vaca-Arouquesa
Origem: Portugal
Vaca-Barrosã
Origem: Portugal
Vaca-Blonde d`Aquitaine
Origem: França
Vaca-Charolesa
Origem: França
Vaca-Garvoneza
Origem: Alentejo - Portugal
Vaca-Limousine
Origem: Limousine - França
Vaca-Marinhõa
Origem: Portugal
Vaca-Maronesa
Origem: Portugal
Vaca-Mertolenga
Origem: Alentejo - Portugal
Vaca-Minhota
Origem: Portugal
Vaca-Mirandesa
Origem: Portugal

Notícias
Flatulências de vaca provocam explosão em propriedade agrícola
Alemanha
Uma forte explosão provocada pelas flatulências de uma manada de vacas provocou esta segunda-feira a destruição da cobertura de um pavilhão onde os animais estavam alojados. Tudo se passou em Rasdorf, uma pequena aldeia no centro do país.
Depois dos cães o surf chega também aos porcos
Nova Zelândia
Um jornalista e aficionado dos desportos de natureza, e do surf em particular, está a treinar o seu leitão para a prática deste desporto. Aparentemente, Zorro – o leitão - gosta de surfar, mas parece gostar pouco de cair à água, apesar de ser um excelente nadador.
Porco treina bombeiros a perseguir animais
Inglaterra
Uma das competências que os bombeiros ingleses desenvolvem nas suas formações é a capacidade de perseguir e capturar animais em fuga. Para esse efeito, ganharam agora oficialmente um novo aliado no treino e formação – Dominic, o porco.

Truques & Dicas
Publicidade


Galeria fotográfica

Classificados
São Paulo, São Paulo
Canil Menorah lindos filhotes
São Paulo, Brasil
Pugs.com.br
costa da caparica, portugal
desaparecido Mitroglu


Bicharada.net
Contacto
Login
Privacy policy