Animais Dicas Canis & Gatis Parques Zoos Clínicas Lojas Hotéis
Gatos
Síndrome Urológica Felina (SUF)
Esta patologia resulta de um conjunto de complicações frequentes no sistema urinário dos gatos. Tem tratamento e pode fazer-se prevenção para minorar as consequências, caso apareça. Embora possa ter maior prevalência nos machos, as fêmeas também podem sofrer deste problema, estimando-se que mais de 1% dos gatos sofra desta doença que, sem tratamento, pode pôr em causa a vida do gato.
Coriza Felina
A Coriza Felina, também conhecida como gripe dos gatos ou constipação dos gatos, é uma doença das vias respiratórias superiores que pode ser provocada por um ou vários agentes e que, se não for tratada, pode levar à morte dos animais infectados.
FeLV - Vírus da Leucemia Felina
A leucemia felina é uma doença viral que, na grande maioria dos gatos, se torna fatal. O vírus que a provoca, o FeLV, destrói o sistema imunitário dos gatos, tornando-os vulneráveis a muitas infecções que, em condições normais, não se tornariam tão severas, e estima-se que cerca de 30% dos gatos que entram em contacto com o vírus acabam por contrair a doença.
FIV – Vírus da Imunodeficiência Felina
Este é o agente responsável por uma doença que atinge apenas os gatos, não contagiando outras espécies de animais nem os humanos, e sendo vulgarmente conhecida como SIDA Felina. O vírus que provoca esta doença só foi descoberto nos anos 80 do século XX e, por esse motivo, e não obstante já tenha havido algumas tentativas, ainda não foi possível criar uma vacina que seja eficiente, nem nenhum medicamento que permita a cura dos animais que estão infectados.
Doenças da boca e dentes
Os gatos e cães necessitam de um acompanhamento permanente da cavidade bocal. Sabemos hoje que a grande maioria dos animais de companhia sofrem de doenças na boca, quer dos dentes quer das gengivas, alguns números avançados apontam para números que podem rondar os 80%, independentemente de serem gatos ou cães.
O desmame
Os gatos nascem com os olhos fechados, estes vão abrir ao fim da primeira semana de vida. Nesta altura, os gatos ainda não vêem bem. A sua visão melhorará gradualmente e estará perfeitamente estabelecida uns dias depois.
Transporte
Para sua segurança, transporte sempre os gatos em gateiras. Qualquer ruído pode desencadear um ataque de pânico no seu gato, e nesta situação, ou consegue segurá-lo e fica cheio de arranhões, ou acaba por ter de o largar e pode nunca mais voltar a vê-lo.
Saúde felina
Os olhos dos gatos indicam muitas vezes como vai a sua saúde. Se o seu gato apresentar ramelas em volta dos olhos, algo não está bem e o melhor é consultar o veterinário que tratará do assunto. Quando adoptar um gato, vá ao veterinário para aferir o seu estado geral de saúde, fazer um plano de vacinação e uma desparasitação, e, sobretudo, para esclarecer dúvidas.
Gatos e crianças
Os gatos e as crianças dão-se bem por natureza. Brincam bastante, e os gatos fogem se se sentirem incomodados. No entanto, com crianças de tenra idade e principalmente quando já existia gato e chega um recém-nascido a casa, devem ter-se alguns cuidados especiais.
Gatos e cães
Apesar da ideia generalizada de que os gatos e os cães se dão mal, isso nem sempre corresponde à verdade. Muitas vezes, os cães e os gatos são tão amigos que chegam a dormir juntos. Outras, nem por isso, mas não são incompatíveis por natureza.
Notícias
Street View felino
Japão
Já há muito que o Street View do Google invadiu a nossa vida, seja porque precisemos profissionalmente de o usar, seja apenas porque aqui e ali passou a ser notícia ou a fazer parte das notícias ou apenas por curiosidade.
Estados Unidos
Na política já tudo pode acontecer sem que achemos estranho, até um gato ser candidato à presidência de um dos mais poderosos países do mundo. E este é o mote para uma das histórias mais estranhas dos últimos dias.
Ver imagens e vídeos de gatos faz bem ao humor e à saúde
Estados Unidos
Pelo menos é isso que parece demonstrar um estudo da Indiana University Bloomington, liderado pela investigadora Jessica Gall Myrick. Para chegar a estes resultados, os investigadores observaram atenta e repetidamente o comportamento de 6500 pessoas enquanto viam vídeos mais ou menos engraçados de gatos nos seus computadores, e como reagiam nas horas subsequentes a essas visualizações.
E se os gatos gostassem de música?
Estados Unidos
Depois de muito se ter discutido sobre se os cães gostavam de ouvir música e de muitos estudos apontarem nesse sentido, eis que um grupo de investigadores das universidades americanas de Maryland e do Wisconsin dedicaram muito do seu tempo a tentar perceber se a música podia ter algum efeito sobre os gatos, terapêutico ou outro.
Inglaterra
Louis, um idoso gato amarelo já com uns respeitáveis 17 anos, está a deixar em pânico aqueles que passeiam os cães em redor desta catedral da região de Somerset. É que, segundo os relatos, o pequeno felino ataca inesperadamente os cães, independentemente do seu tamanho.
Parques
Zoos

Zoológico de Juiz de Fora

Minas Gerais, Brasil

Parque Natural da CBMM

Minas Gerais, Brasil

Clínicas

Clin Dog

Mato Grosso, Brasil

Lojas

Cristina Harteln da Costa

Rio Grande do Sul, Brasil

Pet Vet

São Paulo, Brasil

Hotéis

Nuno Azevedo

Lisboa, Portugal